OpiniãoVisitas: Contador de Visitas 
POMBOS JOVENS - 4 - DO ACTO AO QUASE ARREPENDIMENTO 19/10/2007


Um dia, num Janeiro cinco ou seis anos mais velho que aquele que aí vem, fui encontrar no meu pombal um borracho estranho. Dei com ele logo que entrei, e depressa me apercebi também que os meus pombos davam mostras de algum nervosismo. 

Procurei por algo que justificasse tal facto ... e nada. Depois lembrei-me que eu próprio achara o nosso "visitante" estranho e não apenas "mais um"  borracho extraviado.  Era de cor muito clara - um daqueles lilazes cinzentos quase brancos e sem listas - e no local não se encontrava nenhum outro com características semelhantes. Era por isso.

Ora vamos cá pegar neste "gajo", ver se está ferido, e já agora vemos também de que país ele é - disse eu para comigo. É que a cor da anilha não batia certo com o ano, e a primeira impressão foi que se tratava de um entrangeiro. Nada disso ... era um borracho vulgar, em aceitável estado físico, com penas em estado deplorável, anilhado com anilha portuguesa de alguns anos antes, e coitado, ele não tinha culpa disso nem de ser tão vulgar. Era um pombo correio, e como tal, levou de imediato com o spray dos insectos, e foi directo para o alojamento com comida e bebida. Telefonei para a FPC logo na manhã do dia seguinte, e fiquei a aguardar.

Mais de trinta dias depois, o artista já estava perfeitamente ambientado no pombal dos reprodutores, e até parecia outro. Do dono ... nada. 

E se por qualquer motivo o homem não recebeu o "postal" ? Será que tem telefone ? Tem sim senhor. Porreiro !!!

   - É o Sr. Fulano ? Como está ? É por causa do seu pombo que ficou em tal parte assim assim. Deve ter recebido um postal da federação ....

   - Olhe lá você ainda vem gozar comigo ? Então você anda a voar com o pombo há três anos e agora é que o anuncia ? Se calhar ele deu-lhe bons filhos não foi ?

   - Deve haver engano Sr. Fulano. O borracho entrou aqui no dia ...

   - BORRACHO ???? Vá dar uma volta pá ... isso é um macho rodado ...

   - Faça o favor de ver melhor porque é mesmo um borracho com 5 ou 6 penas de ninho. E não é rodado mas sim quase branco...

   - OLHE, VÁ-SE .....  - e desligou.

A expensas minhas foi este pombo despachado para a sede da Associação Distrital a que pertence o columbófilo proprietário da anilha, onde a meu pedido, foi este senhor chamado para o levantar. Vim a saber depois que ele compareceu e manteve a versão de que aquela anilha era sua mas o pombo não. Admitiu ter sido grosseiro, mas no início pensou ...  Terá ainda prometido que me iria telefonar a pedir desculpa. Não telefonou, mas isso não tem importância..

luis silva-19/Out/2007