OpiniãoVisitas: Contador de Visitas 
OS MOLEQUES – 2 28/07/2013

A verdade é coisa indispensável em qualquer relacionamento. Quando ela falta, desaparece a confiança entre as pessoas. Sem confiarem verdadeiramente uns nos outros, nenhum grupo de homens consegue formar uma equipa. Sem trabalho de equipa nenhum projecto, ainda que promissor, pode resultar em algo útil.

A mentira ostensiva e declarada é ainda pior que a omissão da verdade. Corrói, revolta e desmotiva muito mais. E desmotivados encontro todos os dirigentes do desporto amador com quem me cruzo, particularmente os que conheço à volta dos pombos de corrida.

Nunca vi moleques a fazer algo que tenha jeito, e por isso não acalento grandes esperanças num futuro que deles dependa.

 

Gaspar Vilanova, liderou a columbofilia portuguesa durante um significativo período de tempo. O que de bom foi feito sob a sua liderança, jamais deixará de constar do livro que ainda ninguém foi capaz de editar, a História da Columbofilia em Portugal. Se ainda permanecesse entre nós, como merecia e nós muito gostaríamos, por certo não andaria afastado do mundo dos columbófilos, independentemente de ainda estar ou não integrado na FPC.

O tempo corre, corre e, em menos de nada, já terão passado duas décadas desde que o além nos privou da sua companhia. Não obstante essa realidade, muitos de nós poderão imaginar que, estando GVN ainda entre nós, seria hoje o Presidente da Federação.

Justo pensar assim ? Sim pelo carinho e admiração que tal representa em relação ao Homem, injusto pelo sacrifício que isso inevitavelmente representaria para a pessoa.

Mesmo assim, nada impede que imaginemos como seria hoje a FPC sob o seu comando. Desde logo algumas questões que importa colocar a quem, por falta de conhecimento ou falta de seriedade, pretende estabelecer o antes e o depois do desaparecimento de GVN. E elas ai vão:

-Teria ele, entretanto, dispensado os funcionários que contratou e ainda hoje fazem parte do quadro de pessoal da FPC ?

- Teria ele, entretanto, afastado as pessoas que o haviam acompanhado até 1997 nos corpos sociais federativos ?

- Teria ele, entretanto, abandonado os projectos que estavam em curso à data do seu falecimento, e que depois foram concluídos pelos seus sucessores, nomeadamente Mira ?

- A própria presidência portuguesa da Federação Internacional, que mandato após mandato tem pertencido a um português, não representa como que a continuidade de algo que GVN e a sua equipa haviam tornado realidade ?

 

Luis Silva 28/Jul/2013

 

… e antes que me esqueça, para quem não leu IGUALDADE - VII - A TREINO, A CANSAR, E A DAR A VOLTA

Significado de Moleque:

Garoto de pouca idade; menino criado à solta, menino de rua, garoto travesso; pessoa brincalhona, trocista, engraçada; indivíduo sem integridade, capaz de procedimentos e sentimentos vis; canalha; mesmo que diabo (satanás); que faz gracejos, troças, brincalhão, gozador, que denota jocosidade, sarcasmo; jocoso, trocista; que é dado a travessuras, traquinas; que tem mau caráter, velhaco, patife. (...)
http://www.dicionarioinformal.com.br/significado/moleque/1320/