OpiniãoVisitas: Contador de Visitas 
COlumboVID 20 – A NOITE PASSADA 07/04/2020

“A noite passada acordei com o teu beijo
Descias o Douro e eu fui esperar-te ao Tejo
Vinhas numa barca que não vi passar…..”

Sérgio Godinho

 

A noite passada era dia de ouvir a Sintonia Feirense pois, em tempo de campanha desportiva, o Nação Columbófila faz parte dos nossos serões de segunda feira.

Sendo normais as circunstâncias, Paulo Pereira, devidamente “assessorado” pelo Felisberto Silva, pelo Alexandre Giro e pelo Helder Galveia, iria fazer o que tem feito nos últimos anos enquanto timoneiro de algo que ele, e principalmente ele próprio, soube transformar num fenómeno de audiência no seio dos amantes dos pombos de corrida. Só que as circunstâncias actuais são tudo menos aquilo, e não sendo boas, que expectativas para o programa de ontem ? Por certo ouvir falar de preocupações e problemas, de dúvidas e anseios, de inevitabilidades e impotências .

Mas, eis que Paulo Pereira, já dia bem dentro, nos anuncia a presença no programa de um convidado especial, nem mais nem menos que a figura do topo da hierarquia da nossa modalidade.

Enquanto cidadão José Luis Jacinto não tem feito parte dos meus relacionamentos de proximidade, ou se alguém antes preferir, eu não tenho feito parte do círculo de amigos dele.

Amizades explicadas, posso de seguida afirmar que sou admirador do Presidente da FPC. Aprecio sobretudo a forma clara e fluente como se expressa, seja qual for o ambiente, o momento ou o assunto.   

Aguardei pois com pensamento positivo, quiçá mesmo com algum entusiasmo, o início do Nação Columbófila de ontem. A columbofilia atravessa um momento muito delicado, os praticantes estão nervosos, as colectividades estão apreensivas, e as associações distritais inseguras. Torci para que Paulo Pereira colocasse ao Presidente da FPC as questões que o momento exigia. E pumba , nem encomendado seria melhor.

Felisberto Silva, Alexandre Giro e Helder Galveia tiveram também excelentes participações no programa. São homens experientes, logo conhecedores dos assuntos onde tranquilos botam toda aquela faladura.

Bem passada pois a noite passada e passada seja também a redundância. Terá sido o Nação Columbófila mais proveitoso de todos ? Se não foi, anda lá perto.  A gravação, estando disponível, vai proporcionar a muito mais gente dos pombos o acesso a informação valiosa e útil. Depois, tendo alguns a sorte de poder sentir vergonha, um calorzito, mesmo ligeiro que seja lhes haverá de acudir às faces. Será quando a consciência os motivar a perceber quantas quotas federativas é necessário pagar para poder desfrutar duma lição como aquela que JOSÉ LUIS JACINTO, o Presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia lhes deu, na noite passada.

Já agora, ouçam também todos a outra noite passada. Mesmo não sendo defensor de ideais totalmente comuns aos meus, o Sérgio Godinho fez e cantou músicas que também merecem aplauso.

Luis Silva

07/04/2020