NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
OS PRÓTIDOS EM COLUMBOFILIA 28-11-2013

 

 

OS PRÓTIDOS EM COLUMBOFILIA

·      DEVEMOS DIZER «PRÓTIDOS OU PROTEINAS»?

Bem, os dois termos não são de facto sinónimos, e designam Nutrientes distintos de importância ignorada durante muito tempo na Nutrição Desportiva, e isto por várias razões.

1º Por um lado, um Pombo nunca apresenta por assim dizer, uma carência em Prótidos.

2º Por outro lado, o seu papel Energético torna-se menor em relação ao dos Lípidos e aos Glícidos.

Mas no entanto, revelam-se de uma importância primordial no Desporto Columbófilo, e em particular no Pombo-correio.

·       QUE DIFERENÇA EXISTE ENTRE PRÓTIDOS E PRÓTEINAS?

As Proteínas são constituídas pela união complexa e ordenada de unidades simples de Aminoácidos. Verifica-se que esta arquitetura é bem mais elaborada do que a do Glicogénio, formado simplesmente de Glicose. Com efeito não menos de vinte variedades diferentes de Aminoácidos entram na construção das cadeias Proteicas.

Quando a cadeia comporta apenas uma ou algumas dezenas de Aminoácidos, neste caso falamos de Péptidos, porque muitas Hormonas encontram-se entre estes.

O conjunto de Ácidos Aminados, Péptidos e Proteínas, constituem os chamados Prótidos.

 A necessidade de Proteínas nos Pombos, tanto em Borrachos durante o Crescimento, como para Reprodutores, e Voadores, é mais elevada, que aquela que os Cereais por vezes nos podem fornecer. 

O Corpo de um Pombo com uma corpulência média, ou seja, nem muito grande nem muito pequeno, este compõe-se aproximadamente 7% de Proteínas, por isso terá que ter uma boa Alimentação.

 Nos tecidos reconhecem-se-lhes duas funções essenciais. 

1º Um papel estrutural pela qual constituem o suporte do Corpo da Ave inclusive a própria Pena, e até as Unhas das Patas.

2º Um papel funcional, fazendo delas utensílios.

Pensando assim, na acção das Hormonas, das Enzimas, dos chamados Neurotransmissores ou ainda, da criação de movimento pelas Proteínas contractáveis da Miosina do Músculo, nos fenómenos dos transportes, como a Hemoglobina que encaminha o Oxigénio para os Tecidos, ou finalmente num papel de defesa dos Anticorpos do Sistema Imunitário. 

Em caso de muita atividade Física, época das provas Desportivas as modificações que se verificam, particularmente as de ordem Hormonal, fazem com que os Prótidos forneçam também um complemento de Energia, no caso, certos Aminoácidos existentes no Organismo, são degradados para libertarem Calorias essenciais.

·       Este desvio reduz a sua contribuição às duas outras funções.

Todos os Dias, uma parte das Proteínas Corporais dos Pombos renova-se sempre através de uma boa Alimentação.

Uma parte própria destes Nutrientes «azotada» que os Prótidos são os únicos a comportar e que contém um átomo de Nitrogénio «azoto», o qual o Organismo não pode degradar de maneira que dá origem a múltiplos compostos como a Ureia, o Ácido Úrico, e o Ácido Amoniacal através das Fezes, que constituem outros tantos Resíduos dos quais é necessário desembaraçar os Tecidos.

Compreende-se, em fase deste processo de renovação a necessidade de encontrar cada Dia Aminoácidos para substituir estes que se perdem.

·       ONDE SE PODE IR BUSCÁ-LOS?     

Á certas Aves, que vivem em liberdade e não em cativeiro, e alimentam-se conforme o seu parecer, exclusivamente de Grãos, mas depois, vão buscar as suas necessidades Proteicas em Insectos, Larvas, Vermes, etc. etc. todos eles como é natural em liberdade, os próprios Insectos são constituídos com um abundante conteúdo de Proteína Animal, todo este factor, será precisamente ao contrário do que acontece com o Pombo-correio.

Aos nossos Pombos Atletas, pois será ao contrário, porque estes vivem em semi- cativeiro assim se pode chamar, na ignorância da palavra «exploração intensiva», então torna-se necessário fornecer em Suplementos, no caso do Milho, do Trigo, e outros Cereais que são bastante ricos em Proteínas, mas também existe a grande possibilidade de encontrar todos os teores Proteicos e Ácidos Aminados necessários ao Organismo dos nossos Pombos em certos ingredientes, assim como, nas Leveduras e Farinhas, de grande qualidade que existem no Mercado, e que muitas vezes por falta de conhecimento, falta de informação, por vezes também esquecimento, ou então, ignoradas pelos Senhores Columbófilos.

Estes Suplementos de Proteínas podem ser de origem Vegetal mas de qualidade superior, como a Levedura de Cerveja, a Levedura Farinha de Soja, a Farinha de Arroz, a Farinha de Amendoim, a Farinha de Girassol, a Farinha de Linhaça, a Farinha de Alfarroba, a Farinha de Fava Torrada, o Pão duro e esfarelado, ou Torrado, entre outros ingredientes de grande sucesso e qualidade, para utilizar na Columbofilia.

Eu posso explicar, com grande orgulho e vaidade, que eu, e Columbófilos dos meus tempos, utilizávamos Farinhas de qualidade SUPERIOR em termos Proteicos, assim como a Farinha Predilecta (que dava para o AVÔ e para a NETA), o Ovomaltine de uma qualidade extraordinária, a fabulosa e enriquecida Farinha 33, a Farinha de Cacau, todas elas de uma riqueza extraordinária em termos de Energia, Açúcares, Glícidos, Malte, Enzimas, Proteínas, Malto Dextrina, que tanta falta fazem no Organismo dos nossos Pombos, mas tudo foi desprezado pelos Columbófilos mais Jovens, porque provavelmente, alguns Columbófilos mais velhos também não conheciam, e então, não lhes transmitiram esta riqueza.

·      APENAS EXISTIA UM SENÃO NESTAS FARINHAS:

Depois de colocadas na Ração, esta ficava um pouco escura, mas os Pombos comiam com satisfação, porque adoravam o seu sabor, e ficavam com uma FORMA excelente, bastante Robustos, Brilhantes, bem Rosados em termos de Carnes Peitorais, e ganhavam prémios de cabeça como ganham hoje. Naquela época, era o grande segredo dos Campeões, de Norte a SUL.   

 Se calhar, alguns Columbófilos desta nova geração, foram Alimentados e criados, com estas maravilhosas Farinhas.

·      Mas se calhar, como são muito baratas, não prestam para os Pombos?... Penso eu!

Mas todavia, e sem sombra de dúvidas, é indispensável periodicamente utilizarmos nos Pombos uma Proteína de origem Animal, no caso dos OVOS frescos, conforme já ensinei e expliquei, a Farinha de Peixe, a Farinha de Alfarroba, a Farinha de Ossos bastante rica em Cálcio, Fosforo e outros Minerais, o Caseinogénio de Leite, ou seja Leite em Pó, ou então aplicarmos com grande êxito, o chamado Leite de Soja, todos estes ingredientes foram, e são, altamente fabulosos e testados com grande sucesso em Columbofilia.

A Semente de Soja, é muito rica em Proteínas, que as contém em mais de 35%, e em Gordura em mais de15%, e será relativamente pobre em Fibras o que não passa dos 5%. Também é rica em princípios Nutritivos, pois supera inclusivamente o Milho.

 Todavia, a Semente de Soja no seu estado Natural não é aconselhável aplicar aos Pombos, porque estes não gostam, e comem por obrigação, e não a assimilam muito bem, porque a sua Casca é indigesta, perturbando assim, a Digestão dos outros ingredientes.

A Levedura Farinha de Soja, será precisamente ao contrário, é muito bom e um magnifico fornecedor de Proteínas de origem Vegetal para os Pombos-correios, sem os defeitos da Semente da Soja. A sua riqueza em Proteínas é superior aos 40%, uns 5% na Gordura e mais de 75% de princípios Nutritivos. É um pouco pobre em Riboflavina, Cálcio e Fosforo por isso pode ser aplicado aos Pombos misturado com a Ração, na razão de 1 colher de Sopa por quilo de Ração, sem qualquer tipo de problemas.

Assim acontece, com aquilo a que chamamos de Leite de Soja, pode ser aplicado aos Pombos sem qualquer tipo de problemas, muito bom, mas mesmo muito bom, porque será uma fonte de Proteínas, de Lípidos, de Hidratos de Carbono, de Potássio, de Fibra, de Cálcio, Vitamina E, Vitamina B2, e Vitamina B12, excelente Revitalizante, Reconstituinte e Desintoxicante Orgânico, na dose de 50% com Água, excelente na Reprodução, nos Borrachos, e Voadores.

O Amendoim, inteiro, ou seja, os Grãos de Amendoim sem casca não devem ser dados aos Pombos, por uma questão Alergológica, uma questão de Intoxicação Hepática, entre outros motivos e mais alguns, que eu já expliquei aos Srs. Columbófilos, num artigo dedicado ao Amendoim.

Mas, se este for adquirido com Casca, e depois descascados, limpos, e desinfetados e tratados com Vinagre ou Ultimate Acid, já poderão ser triturados e transformados em Farinha, e aqui sim, existe uma grande riqueza para aplicarmos aos nossos Pombos, porque o Amendoim tem um valor Nutritivo muito importante, porque contém na sua composição 50% de Proteínas, 45% de Celulose Bruta, e 50% de Óleo de grande e alta qualidade, para ser aplicado nos Concursos de Longa Distância.

O Girassol, cultiva-se preferentemente para obter o Óleo utilizado para o consumo Humano. Todavia a Semente de girassol pode-se empregar inteiro para os Pombos e outras Aves, sem qualquer tipo de problemas. Mas se o Columbófilo o transformar em Farinha, e colocar na Ração como outra Farinha ou Levedura qualquer, os resultados são ainda mais positivos para o Organismo dos Pombos, pelo facto de existir um teor bastante rico em Fibra, na ordem dos 17%, em Proteínas 35%, em Gordura 13%, como podem ver e apreciar este valor Nutritivo será excelente para os Pombos, mas ainda tem a vantagem de ser muito rico em Enxofre, e Vitaminas do complexo B.

Linhaça em Pó, esta tem sido uma dádiva de Deus, pois será obtida através da moagem das Sementes.

É uma opção muito interessante para se obter mais facilmente Nutrientes como Proteínas, Fibras e em especial as fabulosas Lígnanas.

A Semente faz parte desse seleto grupo, quer dizer, que além dos seus Nutrientes básicos como Carboidratos, Proteínas, Gordura, e Fibras, ela também oferece outras substâncias capazes de prevenir e auxiliar numa excelente Muda de Pena, e em certas Doenças dos nossos Pombos, mas aqui, existe um grave PROBLEMA com a Linhaça em Grão, porque muitas vezes esta não faz a Digestão normal, e sai completamente inteira nas Fezes dos Pombos, provavelmente os Columbófilos não se apercebem, ou nunca deram grande importância a esta anomalia, então quer dizer, que a sua aplicação em Semente (grão) não serve para nada.

Além disso, se a Linhaça for aplicada em Pó por cima da Ração, aqui sim, será reconhecida pela quantidade e qualidade das suas Gorduras. Porque a Linhaça em Pó é composta de 56% de Proteínas, 32% de Fibra, 46% de Omega 3, e 15% de Omega 6 e 24% de Omega 9. Logo aqui o modo de consumo desta Semente em Pó faz a grande diferença.

A Casca da Semente de Linhaça é dura e Indigesta, quando consumida inteira, esta passa pelo Trato Gastrointestinal sem sofrer a Digestão, o que compromete o aproveitamento de Nutrientes e compostos Bioativos importantes ao Organismo dos Pombos.

Farinha de Alfarroba: A Alfarroba sempre foi conhecida em todo Mundo, pelos seus altos valores Nutricionais, depois foi desprezada, e colocada ao abandono, mas hoje, está reconhecida a nível Mundial como um dos melhores componentes alimentícios para o ser Humano, tanto em Fruto, como em Farinha, está a ser utilizada com grande êxito nos Desportistas em Xarope (tónico energético), e em barras Comestíveis, na Culinária, na Cosmética, e na alimentação de Animais

Se calhar, centenas de Columbófilos, onde esta riqueza predomina estiveram o OURO sobre a Cabeça, e nunca o aproveitaram.

A Farinha de Alfarroba, possui uma ampla gama de aplicações na indústria Alimentícia, em Confeitarias, Geleia, Bebidas Tónicas, e Isotónicas, Xaropes, e Medicamentos e porque não, aplicar em Columbofilia, apenas quero levantar um pouco o véu da sua riqueza Nutritiva, e competitiva, porque às vezes, pensamos que o Atleta está a comer barras de Cacau ou Chocolate para formar Glicogénio Muscular, mas NÃO, será apenas Barras, e Geleia, da maravilhosa Alfarroba.  

A Farinha de Alfarroba contém em média 48 a 56% de Açúcar, sendo essencialmente Sacarose, Glicose, Frutose, e Manose, 18% de Fibra, 2 a 6% em Gordura, 4,5% de Proteína, e elevado teor de Cálcio 352 mg, e 85 mg de Fosforo, Sódio 35 mg, Ferro 29 mg, Potássio 827 mg, Magnésio 54 mg, Vitamina A, Vitaminas do complexo B, B 1, B 2, B 6, Vitamina C, e Niacina, tendo como valor Energético 322 kcal.

Do fruto da Alfarrobeira tudo pode ser aproveitado, embora a sua excelência esteja ligada á Semente de onde é extraída a Goma, constituída por Hidratos de Carbono e complexos Galactomananos, que têm uma elevada qualidade como Espessantes, Estabilizantes, e Emulsionantes com múltiplas utilizações ao nível Farmacêutico no caso de Energéticos, Tónicos, e Antidiarreicos, entre outras aplicações, e porque não, nos nossos Pombos, como Reconstituinte, Revitalizante e Terapêutico. Estudos muitos recentes, classificaram a Farinha de Alfarroba das melhores a nível Mundial, na classe dos Energéticos e Terapêuticos, assim como na Culinária.

O Leite em Pó, será talvez o melhor suplemento de Proteínas de origem Animal, era o Leite em pó e desnatado como o mais frequente e aplicado nos Pombos. Porque o Leite em pó contém bastantes Proteínas, e Aminoácidos, indispensáveis ao crescimento e desenvolvimento dos nossos Borrachos, tendo como Gordura na ordem dos 4%, mas muito rico em Vitamina A, contém também em grande proporção a Riboflavina o que tem muita importância na Alimentação dos nossos Reprodutores e jovens Borrachos. Também se acredita que o Açúcar do Leite em pó tem efeitos favoráveis para evitar o desenvolvimento de Bactérias prejudiciais ao Aparelho Digestivo. O Leite em pó desnatado, contém 35% de Proteínas, e é rico em Cálcio, Fósforo, Magnésio, e Riboflavina e também em Vitamina A, por isso excelente para aplicar em Columbofilia Reprodutores, Borrachos e Voadores. (Será melhor que o Leite normal).

A Farinha de Peixe é o suplemento de Proteínas de origem Animal, mais empregue em toda a Europa, o aperfeiçoamento mais significativo nesta farinha foi a secagem no vazio, quer dizer fazendo do vazio na caldeira que contém o Peixe, com a qual a temperatura de secagem pode ser mais baixa e a Farinha de Peixe obtida é de qualidade superior pelo seu maior conteúdo de Vitaminas não destruídas com o calor excessivo e as suas propriedades são mais Digestivas.

A Farinha de Peixe de boa qualidade, é muito rica em Proteínas, entre os 56 aos 70% de alto valor Nutritivo para todo tipo de Aves, depois do Leite em Pó desnatado, contém 8% de Gordura de valor médio, e é notável o seu conteúdo em Cálcio, Fosforo, Ferro, Omega 3, e Omega 6, com proporções entre os 3 e os 5% respectivamente.

Se a Farinha for seca pelo sistema do vazio assim como se pretende, esta fica muito rica em Vitamina A, Vitaminas do complexo B, Riboflavina, e Ácido Nicotínico.

Pessoalmente nunca utilizei nos meus Pombos, mas conheci, e conheço, grandes Columbófilos que utilizaram e utilizam, com grande sucesso esta maravilhosa Proteína nos seus Pombos, aliás, esta Farinha faz parte da Alimentação diária dos Animais de consumo Humano.

 Na Ornitologia, já variadíssimos Criadores pediram o meu parecer de opinião, sobre a Farinha de Peixe, para poderem aplicar nas suas Aves, na Criação e Exposições, como também na Alimentação diária.

NOTA: A Farinha de Peixe não deve ter cheiro, e deve ser, o mais branco possível, porque assim significa a sua pureza.

Farinha de Osso: A Farinha de Osso de boa qualidade, não deve ter praticamente nenhum cheiro, e deve ser um pouco esbranquiçada, o seu conteúdo médio em Cálcio é de 40%, em Fosforo 15%, em Proteína 7%, e com 3.5% em teor de Gordura, fabuloso para aplicar aos Reprodutores.

Com tudo isto quero dizer, que esta Farinha é muito boa, e deve ser aplicada com regularidade, na Época Reprodutiva, pelo facto que o seu enriquecimento mantem-se, no Cálcio e no Fosforo, o que vai enriquecer toda a estrutura Corporal dos nossos Jovens Borrachos sem matérias Químicas, assim como, a fertilidade dos seus Progenitores.

Nós Columbófilos, por vezes pensamos ou temos a ilusão, que as Leveduras Pró bióticas são as melhores para os nossos Pombos, mas a ilusão nem sempre serve de razão, porque os Pró bióticos são muito bons para recuperar e reconstituir a Flor Intestinal, quando existe distúrbios Intestinais como Diarreias ou outras Patologias, ou quando se aplica tratamentos com Antibioterapêuticos bastante prolongado, e não, para aplicar consecutivamente ou Semanalmente, como muita gente o quer fazer crer, ou meter na mente dos Columbófilos.

Eu pessoalmente, em certa altura da minha Vida também incumbi essa Filosofia nos Columbófilos, mas não por erro Técnico, mas sim, por obrigação Profissional.

 Porque tinha a noção, e da qual cheguei á conclusão ao longo da minha Vida de Columbófilo, que existe excelentes Leveduras (farinhas) que podemos aplicar aos nossos Pombos sem qualquer tipo de problemas ao nível Diário, ou Semanalmente, estas, com um teor Proteico bastante elevado, e que produzem nos Pombos um rendimento Desportivo extraordinário, e de grande valor Energético, e Nutritivo, mais compensatórias em termos de custos MONETÁRIOS, do que certas Leveduras Próbióticas, e com efeitos muito mais eficazes.

No meu tempo de jovem Columbófilo, o poder económico era muito restrito e negativo, e então, seriamos nós, a puxar pela própria ideia de fazermos as nossas Leveduras Pró Bióticas, e na verdade elas resultavam a 100%, porque qualquer anomalia Intestinal, Diarreias, Coccidiose, Fezes verdes, ou esverdeadas e Pastosas, entre outros problemas, nós colocávamos num quilo de Levedura de Cerveja, ou outras Farinhas acima mencionadas, que poderíamos arranjar, ou comprar, nós Jovens, colocávamos o conteúdo de 10 capsulas de ULTRA LEVUR depois de abertas num Quilo de Farinha, mexíamos tudo muito bem, e os Pró - bióticos estavam feitos, aplicávamos na Ração quando necessário, e os resultados eram muito, muito BONS.

Mais tarde, apareceu as fabulosas carteiras de UL 250 também ULTRA LEVUR, e os resultados da sua aplicação nas Leveduras e nas Farinhas, também foram muito bons para não dizer extraordinários, aliás, ainda hoje existem grandes Columbófilos, a fazerem uso destes ensinamentos.     

NOTA IMPORTANTE: Aos meus amigos Columbófilos Diabéticos aconselho vivamente a toma da LINHAÇA em PÓ: 1 colher de chá, cheia ao pequeno-almoço diluída no Leite, nos Cereais, ou outros, e depois, ao jantar a mesma dose, incluída na Sopa, num copo de Água ou outra, como entender, deve é ingerir diariamente, porque faz muito bem no controlo a esta Doença, assim como nas Doenças Cardiovasculares, para mim e outros amigos meus, tem sido muito bom e fundamental, mas em caso de dúvidas, aconselhe-se com seu Médico Assistente.

Meus caros amigos Columbófilos nós em Portugal temos muita coisa boa para a Columbofilia, é preciso saber explorar as nossas potencialidades e saber aplica-las.

 Não será, só aquilo que vem do Estrangeiro que é bom, nós temos em Portugal, Bons Pombos, grandes Columbófilos, boas estruturas Oficiais desde Coletividades, Associações, e Federação, temos bons Produtos, não podemos nem devemos de valorizar só aquilo que vem de fora, o que por vezes sabe Deus, o que vem, e de onde vem?

Por isso, vamos dar preferência aos produtos 100% Naturais, porque a Saúde dos nossos Pombos está primeiro.

ALEXANDRE MARIA PEDRO

TÉCNICO ESPECIALIZADO NO DESPORTO COLUMBÓFILO