NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
DOENÇAS NOS POMBOS POR FALTA DE VITAMINAS 08-04-2014

 

 

DOENÇAS NOS POMBOS POR FALTA DE VITAMINAS

As Vitaminas são substâncias Químicas um pouco complexas, que distribuídas no Organismo dos Pombos em quantidades muito pequeníssimas, influem favoravelmente as funções dos diversos Órgãos vitais, e cuja ausência ou escassez destas produzem graves Doenças e inclusivamente a MORTE.

·       ANÁLISE PROFUNDA, MAS CONCRETA: 

» Carência de Vitamina – A

Se os Pombos de Reprodução, forem Alimentados com uma Ração deficiente e pobre em Vitamina A, aproximadamente às três Semanas começam a aparecer nos seus Borrachos sintomas de carência desta importantíssima Vitamina. As baixas (mortes) acontecem ao segundo mês, geralmente, mas é por culpa da deficiência de Vitamina A do primeiro mês logo da Nascença.

Também são observadas carências de Vitamina A nos Pombos Adultos, embora os sintomas que imediatamente transcrevo se desenvolva mais lentamente nos Pombos Adultos, excepto a inflamação das Pálpebras, com o Globo Ocular inchado, por vezes com uma dilatação do Saco Lacrimal (olhos a chorar) pois isto acontece e será uma manifestação de carência de Vitamina A nos Pombos mais Adultos, assim se prenuncia esta Doença.

Nos Borrachos os primeiros sintomas são o atraso no Crescimento, falta de Apetite, por vezes com uma marcha vacilante e desequilibrada, falta de força nas Patas, Penas enriçadas, com Palidez nas Patas, no Bico, na Pele e na Penugem.

Pouco depois aparece uma inflamação característica dos Olhos com placas Amareladas debaixo das Pálpebras, com a Córnea Ulcerada, com Suco pegajoso, atirando e saindo Mucosidade pelas aberturas Nasais.

Os Doentes de Avitaminose apresentam uma enorme resistência aos ataques Microbianos, Vírus e Parasitas, e frequentemente os Borrachos Morrem de qualquer outra Doença, por falta de defesas nas suas Mucosas.

·       LESÕES e DIAGNÓSTICO COMPLEMENTAR:

Em geral, observam-se lesões nos Rins que apresentam um aspeto Reticulado com Estrias Brancas e Vermelhas, acumulação nos Ureteres de um líquido esbranquiçado. São também observados nódulos no Esófago e uma Massa dura no Ceco do Intestino. Além destas lesões sobretudo nos Pombos Adultos observam-se Postulas (placas amarelas) na Boca e Faringe.

·       TRATAMENTO e PROFILAXIA

Se a Doença está muito avançada convém um regime de Alimentação muito leve, com pouca Proteína para aliviar a Dor, e Desintoxicar os Rins, que como já disse, funcionam deficientemente desde os primeiros sintomas desta Doença.

Evitar-se-á também o Grit, Bloco Salgado, Vitamineral, ou o Sal.

 Deve-se aplicar nesta altura muita Verdura, muito Sumo de Cenoura, Sumo de Tomate, Sumo de Beterraba, Fusões de Alho com Cebola, assim como Chá de Frutos Vermelhos.

Faz-se notar que Avitaminose A transmite-se por hereditariedade, e a carência comunica-se ao Ovo quando o Pombo Fêmea a sofre aparecendo os sintomas nos Borrachos a poucos Dias após ter Nascido.

Nesta Doença existe uma particularidade muito especial, por vezes ao detetarmos este problema, confundimos com problemas Respiratórios e fazemos tratamentos com Antibióticos durante alguns dias, toda situação abranda, parece que tudo está ultrapassado, mas na realidade passado 4 a 5 dias, tudo volta ao mesmo, Pombos a chorar das Vista, com o Globo Ocular dilatado e humedecido, na realidade estamos perante uma Doença hereditária de Avitaminose A.

APLICAÇÕES UTEIS : Perante uma situação destas, deve-se aplicar frequentemente, Óleo de Linhaça, Óleo Grainha de Uva, Óleo de Girassol, Óleo Gérmen Trigo, Levedura de Cerveja, Levedura de Arroz, as novas Leveduras Supervit Lamons, assim como o Vit Amino Lamons, estes componentes são excelentes para recuperar os Pombos Adultos e Reprodutores desta perigosa Doença, e evitar para que, os Jovens Borrachos venham contaminados.

·       ATENÇÃO: Nunca utilizar Antibióticos

» Carência de Vitamina B1 (Tiamina)

Esta Avitaminose não é muito frequente nos Pombos porque a Vitamina B1 ou Tiamina, encontra-se com suficiente abundância nas Rações correntes no Mercado, e por isso só se pode manifestar quando o Animal tem algum defeito Orgânico que impede a utilização desta Vitamina.

·       SINTOMAS

Os primeiros sintomas são uma paralisia geral e progressiva dos Músculos, que começa pelas Pernas, continua pelas Asas, e depois pela Nuca, estendendo-se depois por todo Corpo.

Como consequência desta Paralisia os Pombos Comem e Bebem com muita dificuldade, seguidamente, a pouco, e pouco, inicia-se uma retração da Cabeça para trás, estas serão as características de uma carência de Vitamina B1.  

·       LESÕES e DIAGNÓSTICO

São difíceis de reconhecer lesões características da Avitaminose B1, porque raríssimas vezes esta se apresenta só, mas sim acompanhada de carências de outras Vitaminas, formando sempre uma porta de entrada a outras infeções, de difícil diagnóstico.

·       TRATAMENTO e PROFILAXIA

O tratamento consiste na administração de Alimentos ricos nesta Vitamina, por incrível que pareça, deveremos dar e abusar do Pão Seco ou duro, mas esfarelado nos comedouros, Levedura Supervit Lamons, Levedura de Soja, Levedura de Arroz, Levedura de Cerveja, Azeite, Óleo de Linhaça, Óleo de Gérmen de Trigo, fusão de Alho e Cebola, Fusão da Folha de Piteira com Açúcar Mascavado, utilizar o Aloé Vera, entre outros ingredientes ricos nesta Vitamina, tudo isto é fabuloso na Cura.

·       ATENÇÃO: Nunca utilizar Antibióticos

» Carência de Vitamina B2 (riboflavina).

Por causa da carência desta Vitamina nos Pombos, consiste na aplicação nas chamadas Dietas rigorosas feitas sem qualquer qualidade.

Denomina-se esta Doença também por Paralisia dos Dedos Curvos, pelo encurtamento particular que apresentam os Dedos da sua última fase de crescimento.

·       SINTOMAS

Os primeiros sintomas apresentam-se nos Borrachos na terceira Semana de idade, com paragem de Crescimento, por vezes mantendo uma Diarreia constante na ordem dos 8 a 10 Dias, dificuldade em andar, dedos encolhidos e dobrados, em que os Borrachos se apoiam no chão pelo Dorso Corporal.

Normalmente o crescimento das Penas com a carência da Vitamina B2 param por completo, como por vezes também aumentam, aparecendo um comprimento anormal nas Penas principais das Asas.

Existindo a grande mortalidade a partir das três Semanas de Vida.

·       LESÕES e DIAGNÓSTICO

As lesões são principalmente Nervosas, encontrando-se um aumento no tamanho das Células dos Troncos Nervosos.

Embora os sintomas sejam um pouco parecidos aos de Pirose e do Raquitismo, podem diferenciar perfeitamente ao comprovar que na Ração não há carência de Vitamina A nem desequilíbrio Mineral, e observando-se detidamente os sintomas característicos desta Avitaminose B2.

·       TRATAMENTO e PROFILAXIA

O tratamento desta Doença consiste em aumentar na Ração a administração de Suplementos que contenham esta Vitamina como seja Granulado A 115 Frangos, Levedura Supervit Lamons, Leite em Pó, Levedura de Soja, colocar na água de Bebida Leite de Soja, uma ou duas vezes por Semana, aplicar muita verdura aos Pombos Reprodutores, todas excepto Alface, muita Cenoura, Beldroegas, Espinafres, Nabiças entre outras.

·       ATENÇÃO: Nunca utilizar Antibióticos.

»Carência de Vitaminas D3

O Raquitismo, antes descrito pode originar-se como já foi indicado por três defeitos Alimentares:

1º Pela falta de Cálcio – 2º Por não estar na devida relação em partes iguais com o Fósforo, como já expliquei em artigos anteriores – 3º Por falta de Vitamina D3, que fixa o Cálcio no Organismo (exemplo o Sol).

O Raquitismo por falta de Cálcio é o mais corrente nos Jovens Borrachos em crescimento, pois que os seus Ossos ao desenvolverem têm uma proporção em Cálcio e Fosforo inferior á que apresentam mais tarde, e por isso necessitam um Suplemento de Cálcio misturado na Ração logo nos primeiros Dias de Vida.

Por outro lado, o Raquitismo por falta de Vitamina D3 afecta tanto os Borrachos como os Pombos Adultos, produzindo nestes como primeiro sintoma, a colocação de Ovos de Casca Mole, Infeções muito frequentes no Oviduto das Fêmeas, com estas muito dilatadas, ao nível dos Ovários sem a presença de Ovos, com uma diminuição de rendimento ao nível Reprodutivo e Desportivo e por fim, com uma estrutura Óssea muito frágil de Bico entre aberto, e de Respiração bastante afegante. 

·       SINTOMAS, LESÕES, e DIAGNÓSTICO  

Os primeiros sintomas e Lesões são o Raquitismo total, estrutura Óssea frágil, com o Osso do Esterno (peito) bastante torto, diagnostica-se por isso falta de Vitamina D3 quando, encontrando na Ração Alimentar o Cálcio na quantidade e relação devida com o Fosforo de 2 para 1, presentem-se os sintomas de Raquitismo, originados, sem dúvida, então por falta de Vitamina D3.

·       TRATAMENTO e PROFILAXIA

Quando observam-se sintomas de carência desta Vitamina, tratam-se os Animais dando-lhes com frequência Óleo de Fígado de Bacalhau (puro) de boa qualidade sem aromatizantes ou outro produto que contenha em quantidade esta Vitamina.

Também se pode empregar a Vitamina D2 mas teremos que ter o cuidado nas dosagens porque aplicar a Vitamina D2, terá que se aumentar a dose quarenta vezes mais que a Vitamina D3, por esta ser mais ativa na sua ação sobre o Organismo dos Pombos. 

A Profilaxia desta Doença consiste em procurar que os Pombos apanhem bastante Sol diretamente, sem terem Vidros entre os Pombos e o Sol, porque senão, tudo funciona como Estufa e os resultados tornam-se completamente NEGATIVOS.

Um procedimento simples e bastante eficaz, é dispor de um bom espaço de recreio em rede para toda a Reprodução, porque a rede deixa passar os raios Solares, e permite uma ventilação discreta sem correntes de Ar excessivas que são bastante prejudiciais á Saúde dos Pombos.

Nestes casos para evitar o Raquitismo aconselha-se aplicar o Granulado A 115 Frangos na Alimentação diária dos Reprodutores, juntamente com Óleo de Fígado de Bacalhau (puro), ou o Vit Amino Lamons com as fabulosas Leveduras Supervit excelentes controladores no défice de Vitamina D3, nos jovens Borrachos.

·       ATENÇÃO: Nunca utilizar Antibióticos

» Carência de Vitamina E

Esta carência causa (encefalomalacia) o chamado abrandamento do Cérebro nos Jovens Borrachos, produzindo os chamados Borrachos Loucos. Ataca principalmente os Borrachos entre as duas e as quatro Semanas, embora se cheguem a produzir casos até às oito Semanas, também nos Pombos Adultos a falta de Vitamina E produz alguns transtornos ao nível do sistema Nervoso.

·       SINTOMAS

Nos Borrachos observam-se tremores nas Asas muito frequentes, movimento de balanço da Cabeça para a frente que se retrai muito pronunciadamente, falta de coordenação nos movimentos do Corpo e por vezes a Paralisia com um andar desequilibrado e em circulo.

·       LESÕES e DIAGNÓSTICO

Os Músculos Peitorais dos Pombos aparecem de cor escura, ou Amarelo Esverdeado, existem também alterações na parede Muscular da Moela, por vezes com Vómitos ou Regurgitação, e Digestão difícil.

No Cérebro descobrem lesões extensas, tendo os Tecidos alterados uma cor Rosa Amarelada, com os sintomas descritos, as lesões e a análise da Dieta, pode-se Diagnosticar esta Doença.

·       TRATAMENTO e PROFILAXIA

Trata-se com relativa facilidade, administrando aos Pombos atacados por via Oral, ou na Água de bebida Vitamina E pura (alfa-tocoferol). Também dá excelentes resultados a aplicação de Óleo de Gérmen de Trigo, ou dando aos Pombos Trigo Germinado, Óleo de Milho, ou Óleo de Amendoim, um bom Azeite com baixo grau de acidez, misturado na Ração, depois para secar os Óleos colocar as Leveduras Supervit Lamons.

A prevenção contra esta Doença consiste na inclusão a aplicar aos Pombos: Cenoura picada, ou em Sumo, Sumo de Beterraba, Infusão de Alho e Cebola + Canela em pau, entre outras Verduras.

·       ATENÇÃO: Nunca utilizar Antibióticos

» Outras carências em Vitaminas

Há outras Avitaminoses de menor importância, como sejam a carência de Vitamina B3 (ácido pantoténico) que produz granulações na Orla Ocular junto aos Olhos, e a planta das Patas, bastante inchadas esta situação será bastante frequente.

A carência de Vitamina K, que produz hemorragias Intestinais.

A carência do fator Colina, que contribui para a aparição de Piroses, tudo isto acontece quando a Alimentação não está bem controlada com os ingredientes necessários.

·       PROFILAXIA GERAL da AVITAMINOSE

Para evitar a Avitaminose em geral convém dar misturas de alta qualidade, depois juntar alimentos ou complementos que assegurem a presença de todas Vitaminas que fazem parte da alimentação dos nossos Pombos, sobretudo nos Borrachos, é indispensável o Óleo Grainha de Uva, o Óleo de Linho, o Óleo de Amendoim, ou outros complementos de Vitaminas A ou D3, da máxima confiança, por exemplo o Óleo de Fígado de Bacalhau (puro) é excelente, mas terá um inconveniente, porque se o Pombal ou os Pombos apanharem muito Sol não se deve aplicar este Óleo, porque poderemos ter o reverso da medalha, excesso de Vitamina D3 provocando uma Hipervitaminose, podendo causar graves danos aos Ossos e uma fragilidade dos tecidos e dos Rins, e dai uma gravidade para toda a Colónia.

Também se deve incluir na Alimentação dos nossos Pombos um bom alimento e rico em Vitamina B2 (riboflavina), Leite em Pó, Leite de Soja, e também as belíssimas Leveduras Supervit Lamons, que são altamente completas e muito ricas em Minerais, excelente para os Pombos de Voo e também para as Fêmeas e Machos Reprodutores.

·       ATENÇÃO; Nunca utilizar Antibióticos

 Pessoalmente, destacaria aqui alguns conselhos aos Columbófilos para terem uma Reprodução Saudável, com Jovens Borrachos muito robusto e de Saúde extrema, sem grande despesa ao nível monetário, apenas com 3 produtos base:

1º - Aplicação do Ultimate Ácid uma vez por Semana na dose de 1 ml para 1 litro de Água no combate às Doenças e Fungos.

2º - Pro Mac Aves, provavelmente o único produto no Mundo, que contem todos os ingredientes necessários á Vida e ao desenvolvimento das Aves, este produto ao ser estudado, analisado, e desenvolvido especialmente para as Aves, tem mantido uma aceitação fora do normal a nível Mundial, na Avicultura, na Columbofilia e Ornitologia o sucesso foi, e está a ser garantido.

Dose: 2 ml para 1 litro de Água 2 vezes por Semana.

3º - Leveduras Supervit Lamons, mais um sucesso de garantia na Avicultura Mundial, este Suplemento Alimentar contêm todos ingredientes necessários na Vida das Aves, quer Reprodutivas, Voadoras ou Poedeiras, produto extraordinário.

Dose: 1 colher de Chá para 1 quilo de Ração.

·       PROTEINA ANIMAL E VEGETA

A Proteína tem um papel fundamental na Alimentação dos nossos Pombos, na medida que intervém na construção e manutenção da massa Muscular, e também no Crescimento, e desenvolvimento dos Jovens Borrachos e nos Pombos em competição.

Como os Músculos dos Pombos são feitos de Proteínas, e o Organismo não as fabrica na quantidade suficiente para a sua manutenção diária no ganho de peso, e de massa muscular, esta tem que ser obtida através da Alimentação comum, ou em Suplementos. 

Os Alimentos mais ricos em Proteínas são basicamente os de origem Animal, embora algumas combinações de Vegetais se transformem em grandes quantidades de Proteínas no caso da Levedura de Soja, Levedura de Arroz, Farinha de Milho, entre outros.

Mas a Proteína de origem Animal é a considerada a de maior valor Biológico o que significa que é absorvida e utilizada pelo Organismo dos Pombos de uma forma fácil e eficiente, para a construção do tecido Muscular, assim deveremos aplicar uma vez por Semana aos Pombos a Gema de um Ovo na Ração, e depois pulverizar esta com Levedura de Soja para que exista Proteína Animal e Vegetal, a aplicação deve ser feita tanto em Pombos de Voo, como em Reprodutores.

Na questão da Proteína Animal a aplicar aos Pombos, ainda poderemos obter melhores resultados, em termos Desportivos e Reprodutivos se utilizarmos inteligentemente a Proteína e a Gordura Saudável existente nos granulados de comida para Cão de boa qualidade.

» Exemplo de aplicação:  

Adquirir uma boa Ração de Alimentação para Cão com um bom teor Proteico e Gordura, depois triturar esta em casa no triturador, quando der de comer aos Pombos normalmente pela manhã, deve retirar os restos e limpar os comedouros. Depois de limpos, deve colocar o granulado de Cão triturado, e deixar ficar durante o dia para os Pombos absorverem esta molécula Proteica maravilhosa, os Pombos adoram, e ficam muito bem Nutridos e em Forma, com um teor Proteico fora do normal, os resultados desta prática em Borrachos e Reprodutores foram e são espetaculares, com Borrachos maravilhosos, e com Reprodutores muito Saudáveis.

» Comida de Cão ingredientes

Valores Analíticos: Proteína Bruta 35% - Matéria Gorda Bruta 10.50% - Celulose Bruta 6.50% - Cinza Bruta – 12% - Cobre, Magnésio, Iodo, Selénio, Vitamina A – D 3 – e Vitamina E, entre outros ingredientes de grande qualidade, por isso será de aplicar sem dúvidas.

Por qual o motivo de dizer para não aplicar Antibióticos neste tipo de problemas, porque estes são um pouco LEVIANOS.

 Em certas situações poderão fazer bem, mas noutras, neste caso, fazem muito, muito mal, por isso deveremos evita-los ao máximo.

Deveremos aplicar sim, aos Reprodutores, e aos Jovens Borrachos a maravilhosa Vacina Nobilis Clone 30 (inativada) quando já estivermos um lote de Borrachos considerável, esta Vacina, será aplicada na Água de bebida dos Pombos, para evitar a mortalidade que todos anos os Columbófilos são confrontados nas suas colónias, e sem soluções á vista.

Muitos magnatas e demagogos da Columbofilia continuam a afirmar que esta Vacina será para Galinhas, claro que sim, não coloco em causa, mas na realidade ela será aplicada nas Galinhas, nos Pintos, nas Codornizes, nos Papagaios, nas Araras, nas Caturras inclusive nos Canários com resultados espetaculares, então porque não no Pombo, este será diferente?

 Inclusive eu já a recomendo á mais de dez Anos e os resultados estão á vista em milhares de Columbófilos, porque vale mais uma Vacina das galinhas mas registada em todo Mundo e altamente eficaz, do que uma vacina injetável para Pombos, sem qualquer registo em sitio algum, esta será a realidade.

» O Mestre ensina  

Se o Pombal estiver um cheiro muito agressivo, derivado a uma super - lotação da grande quantidade de Pombos, ou derivado a um excesso de Ácidos Amoniacais, ou derivado á humidade atmosférica existente, ou pelo calor que por vezes se torna em excessivo, será evidente que estes cheiros se tornam um pouco agressivos para o Columbófilo e Pombos, então para os evitar, e disfarçar estes maus odores, deveremos colocar no Pombal pequenos saquinhos cheios, com Bicarbonato de Sódio, pendurados no teto do Pombal, ou dentro de Ninhos, e poderemos dizer Adeus aos maus odores nos Pombais.  

Com esta filosofia de tratamento, poderemos evitar certas Doenças nos nossos Jovens Pombos, com uma Reprodução muito e muito Saudável.  

ALEXANDRE MARIA PEDRO

TÉCNICO ESPECIALIZADO NO DESPORTO COLUMBÓFILO