NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
EM COLUMBOFILIA A DECEPÇÃO ENSINA A VIVER 05-06-2014


EM COLUMBOFILIA A DECEPÇÃO ENSINA A VIVER

A maneira correta e eficaz para lidar e superar certas angústias na Columbofilia e na Vida, depende somente de você. Porque é possível tirar lições bastante positivas neste Desporto, e seguir em frente.

A sensação de desapontamento inicial é algo bastante presente em nossas Vidas, quando abraçámos este maravilhoso Desporto, ou seja quando entrámos na Columbofilia. E toda vez que abordamos este assunto surge a ideia de que seria muito melhor se não nos depararmos com esse sentimento por vezes de tristeza.

·       Mas será que é possível não ser Dececionado?

 Os especialistas, Técnicos, e Psicólogos, infelizmente dizem que não. 

No início da minha Columbofilia as deceções foram muitas, desde a marginalização por ser muito Jovem, depois os pedidos de informação em que era negado, porque naquela altura tudo era um grande segredo, desde a oferta de Ovos por vezes Goros, a oferta de Borrachos em que a sua qualidade era altamente Negativa, os Ensinamentos Técnicos não existia, a maneira de Alimentar os Pombos era muito escondida, a maneira prática de ensinar Columbofilia era muito, muito, Negativa, entre outros assuntos referentes ao Desporto Columbófilo.

 Nesta nova Columbofilia, que pensamos de nova, somos dececionados por outras razões e de outras maneiras.  Hoje, alguma destas coisas já não acontece, mas acontecem outras de alguma maneira, também serão muito graves e dececionantes, que até fica difícil de selecionar os melhores exemplos.

·     O que caracteriza uma deceção?

 É o facto de depositarmos uma grande espectativa sobre algo, ou alguém, e essa situação ou pessoa, de certa forma não satisfazer nossas perspetivas, em termos de amizade Coletiva e Desportiva.

 Em outras palavras, quando alguém não corresponde, aquilo que idealizamos para a nossa Vida de Columbófilo, quer ao nível da Amizade, do Dirigismo, na compra de Medicamentos, na troca de Pombos, e na compra de Pombos, somos altamente dececionados ou injustiçados.

Por vezes investimos em termos monetários uma quantidade de Dinheiro bastante significativa, na compra de um craque, ou super craque, (assim nos dizem) e nós, sempre no pensamento de reforçarmos a nossa colónia, com um valor extra ao nível da Competição, ou Reprodução e na realidade damos um passo atrás, no valor da Qualidade Energética que nós pensávamos que iriamos adquirir, pois isto será NEGATIVO, a isto chama-se deceção total, porque desprezamos os nossos valores para adquirir outro ou outros, a pensar que eram melhores que os nossos, mas foi tudo uma deceção, não quer dizer que fomos enganados, mas sim iludidos pelo nome e pela fama, da qual os próprios Pombos não se adaptaram ao nosso meio, e nosso método, assim nos dizem depois.

O mesmo acontece com os Medicamentos, por vezes fazemos um investimento brutal, para adquirir do melhor que existe no Mercado assim dizem na Publicidade, mas depois quando os Pombos entram na fase do esforço (concursos) a precisarem de Energéticos e Vitaminas de qualidade, eles não existem.

 Então aparece o desespero, e vai de deitar fora tudo que adquiriu, e volta a adquirir outros produtos, ou seja mais investimento, mais consumo, a isto chama-se Negativo, Stressante, e Dececionante para com os Pombos e para com o Columbófilo, porque vivemos sempre na ilusão do amanhã, mas a deceção está sempre por perto, porque, e por vezes, o que é bom para os outros, poderá não ser para nós, facto de existirem vários sistema, meios de alimentar, de voar, entre outros, fatores de grande importância.

A Columbofilia é uma Arte, e temos que pensar que esta arte seja perfeita, e pensamos sempre que amanhã, para a Semana, para o Ano será melhor, mas tudo não passa de uma ilusão, porque nunca existe nem tempos, nem momentos iguais, e a deceção está ai, ela é real e afeta a todos no geral, então faça com ela um tratado de Paz, mas calma a ideia não será estagnar, nem impor limites, mas não dar espaço para que o sentimento entre nas nossas Vidas de Columbófilo, sem que esta nos bata á porta, apenas recorte o lado positivo das situações, erga a cabeça amadureça e siga em frente.

Aprenda com a experiência para saber o que não repetir no futuro, seja em termos de Pessoas não confiáveis, ou situações que são uma verdadeira desilusão, mas com o passar do tempo as situações serão mais fáceis de driblar, porque depois a nossa experiência como Pessoas e como Columbófilos, já prevalece em muito. 

O importante é controlar a Ansiedade no momento certo, e nunca criar grandes espectativas em relação ás Pessoas que nos desiludem, e em relação ao Desporto Columbófilo ou outro, no seu todo, assim afirmam os Analistas e os Psicólogos

Quem se dececiona com muita facilidade pelo menos nos Pombos, não deve manter inicialmente muita esperança, será preferível deixar as coisas correrem normalmente sem manter grandes ilusões, aprenda a lidar com a deceção, é um trabalho muito particular que acontece no intimo de cada um, e está por vezes em eterna construção, o chamado auto conhecimento é fundamental para saber tirar proveito de certas situações e nunca se deixar abalar com coisas por vezes insignificantes, por isso será importante entender os nossos próprios desejos.

Por vezes neste Mundo dos Pombos, uma Pessoa que você se relaciona casualmente, pode ser melhor Pessoa que o seu próprio amigo do dia a dia, no prazer da conversa esporádica sobre o seu Desporto, e isto será mais importante do que aquele que encontra todos os dias, e se por acaso você estiver no auge da Columbofilia, o seu amigo diário está desejoso de lhe espetar a faca nas costas, porque não aceita o seu êxito.

É melhor fugir da ilusão dos supostos milhares de amigos, e saber de fato com quem realmente você pode contar ou não, para o percurso da Vida, e da Columbofilia, para encontrar o caminho da felicidade fuja da autossabotagem, daqueles que se aproximam com pezinhos de lã, a fazerem-se de grandes amigos, e depois de saberem ou adquirirem o que pretendem, dão-nos a grande sapatada sem saber ler, nem escrever, por isso determine os seus limites, e utilize as palavras do grande Filósofo (os meus amigos, sou eu que escolho, e não os que se oferecem).

Aprender a superar deceções é mais um passo para o nosso crescimento Pessoal, porque isso possibilita, se não, a oportunidade de sermos um pouco mais felizes, a chance de sofrer-mos menos com os impactos aos quais a realidade se submete, por isso aprenda com a experiência para saber o que não repetir no futuro, seja em termos de Pessoas não confiáveis, ou de situações que são de uma verdadeira deceção, a nível de Inquietação, de Irritabilidade, Amargura, Ansiedade, da Tristeza, e da Desilusão, porque tudo isto varia de acordo, com a maneira que cada Pessoa tem de expressar os seus sentimentos, porque não será possível medir o nível de angustia, ou tentar definir os sintomas de uma forma automática referente a cada ser Humano.  

Não vai pensar que a deceção pode ser curada com Remédios, claro que não! Apenas saber controlar, entender e aceitar as próprias emoções, é a base da formação de uma Pessoa estável e preparada para lidar com as frustrações, que o Desporto Columbófilo lhes coloca, e aceitar de Coração aberto e sem demagogias que foi ajudado e favorecido em termos Técnicos pelo colega A ou B, e nunca deve ignorar essa situação, deve sim, aceitar e nunca rejeitar esse facto, porque foi com esse sentido de responsabilidade mas também de aproveitamento que se fez amigo dessa dita Pessoa, para depois o DECECIONAR no momento crucial, isto em Columbofilia ou outro Desporto qualquer, o respeito pelo próximo é muito importante.

Porque depois existe o chamado transtorno de Personalidade esquiva, em que aumenta o risco de desenvolvimento de Ansiedade continua, as Pessoas com perturbações de personalidade dentro da Columbofilia veem o Mundo do Desporto de um modo diferente na questão do egoísmo, ou seja, quando estão na mó de cima são os melhores, quando estão na mó de baixo são uns tristes, e recorrem a todos métodos para denegrir a imagem dos outros só para atingirem os seus fins, quer a nível Técnico, a nível de Amizade, e de Dirigismo, chama-se a isto falta de personalidade Humana.

Todos conhecem as manifestações Físicas do Medo, ainda que alguns sejam mais hábeis que outros na arte de ocultá-los deriva da experiência de cada um. Quando as possibilidades de perigo se apresentam no ato da chegada dos Pombos, isto repentinamente, no campo do nosso consciente, o Sangue até parece retirar-se do Cérebro.

 E aqui inicia-se de repente uma transpiração, um enfraquecimento dos Joelhos, quase que não dá para pensar se o Estômago está numa sensação de vazio, de Agonia, como se houvesse recebido um golpe no plexo Solar e perdido a Respiração no momento exato da chegada.

 Depois passado o pânico a mente embarga pelo temor, se marcámos bem, ou marcámos mal, e não se pode pensar noutra coisa, e as lembranças associadas ao susto passado giram de forma intolerável, ao redor do Columbófilo, ao ponto de levá-lo á beira da loucura quando marca bem, e á da beira da tristeza, e da desilusão, quando marca mal.

Aqui podemos ser Felizes se estivermos dispostos a respeitar, aprender, e a cumprir, as condições e normas que regem o nosso maravilhoso Desporto a Columbofilia, respeitando sempre o próximo, não como adversário, mas sim como um amigo, um colega do Desporto, e nunca evidenciando para com este o ódio, o repúdio, e a deceção.           

Um outro fator de Stress pode ser acrescentado aos anteriores, se o parceiro não é dotado de fala, como no caso de um Animal o Pombo-correio, a comunicação é mais unilateral, e depende sobretudo do Feeling do Homem para com o Pombo, deixando uma ampla margem de imprevisto relativamente ao comportamento do Animal em competição, porque Ama, e Respeita, os seus Colegas, e o seu próprio Tratador, mesmo que este o trate muito mal, que lhe dê muita Fome, mas o Pombo-correio é sempre fiel, porque voa milhares e milhares de Quilómetros, sempre no sentido Amoroso do seu Pombal, e do seu Tratador, ao contrário deste, que por vezes se o mesmo não der o rendimento Desportivo ou Reprodutivo, elimina-o sem dó nem piedade, será uma pura ignorância.

·     Na vida, temos muito que aprender com os Animais.                                                                                    

Um Animal neste caso o Pombo-correio, é de facto aquele que te Ama incondicionalmente, e que te respeita, por isso não o DECECIONES como fazes com os teus colegas e amigos, porque o Pombo voa Milhares de Quilómetros para te vir dar um Abraço, e uma Alegria, mas sempre com o seu ar Gracioso, e Amoroso no bater das suas Asas que tanto gostamos e adoramos desta maravilhosa Ave que é o Pombo-correio.

Mas na realidade, existem algumas conclusões para esclarecer, porque estamos perante dois seres vivos, um Racional outro Irracional, qual deles havemos de considerar.

Atenção Sr. Columbófilo: Quando acabar a Campanha Desportiva nunca esquecer, de fazer uma recuperação Base, Estrutural e Cartalitica a todos Pombos que viajaram nesta Campanha, porque, se não o fizer, estes Pombos no Ano seguinte, serão os primeiros a terem problemas de Roturas Musculares e estes Pombos são o futuro da Campanha seguinte para tal utilize sempre o STRIDE TRM. 

ALEXANDRE MARIA PEDRO

TECNICO ESPECIALIZADO NO DESPORTO COLUMBOFILO