NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
LECITINA DE SOJA ou ÓLEO DE CANHAMO - UM ALIMENTO COM MÚLTIPLAS FUNÇÕES 29-01-2015


LECITINA DE SOJA ou ÓLEO DE CANHAMO

UM ALIMENTO COM MÚLTIPLAS FUNÇÕES

A Industria dos produtos Naturais está cada vez mais crescente no Mundo da Columbofilia, a procura de produtos 100% Naturais é muito grande em todas as classes Desportivas, isso significa que os resultados têm sido excelentes ao longo dos Anos.

O Alimento é uma substância que supre as necessidades de existência e crescimento de todas as formas de Vida, tanto Vegetais, quanto Animais, que necessitam de Alimento em certas quantidades e proporções para assegurar a sua própria Vida e a sua Reprodução.

Eu classifico a Lecitina de Soja um suplemento Milagroso para conservar o equilíbrio, o sistema Nervoso e a Saúde Física dos nossos Pombos mas existe ainda alguma dificuldade em compreender o papel desempenhado pela Lecitina no Corpo das nossas Aves. Sendo a Lecitina uma Gordura, mas uma Gordura Poli – Saturada, dai a sua maravilha porque a Lecitina é uma necessidade para o funcionamento de cada uma das Células do Corpo dos nossos Pombos.

Apesar da grande diversidade das coisas Vivas, podemos dizer que têm, cada uma, duas ou três necessidades Alimentares essenciais e também poderemos aqui mencionar o fabuloso e sempre muito útil aos nossos Pombos, o Óleo de Cânhamo Biológico, produto similar em termos Comparativos, Proteicos e Nutritivos à Lecitina de Soja, o único de mercado precisamente com a mesma composição, em que o Columbófilo pode e deve aplicar com uma garantia de sucesso na ordem dos 100%.   

COMPOSTOS: Que são fontes de Energia e substâncias cuja finalidade principal é preencher necessidades estruturais ou funcionais no caso da Lecitina de Soja.

NUTRIENTES: São substâncias presentes nos Alimentos que o Organismo dos nossos Pombos usa para o seu Crescimento, para a sua Manutenção e para a reparação das Células e dos Tecidos Corporais.

MACRONUTRIENTES: São encontrados nas Gorduras, nas Proteínas, nos Carboidratos; já os Micronutrientes podem ser encontrados nas Vitaminas e nos Minerais.

Os Pombos utilizam a Energia dos Nutrientes como combustível para as atividades Físicas, Metabólicas ou Reprodutivas.

 Você com certeza que já ouviu falar dos benefícios da Lecitina de Soja no ser Humano mas, se calhar, nunca pensou nem imaginou utilizar no maravilhoso Desporto Columbófilo.

Mas hoje vamos falar e explorar todas as vantagens da Lecitina de Soja, que muitos já ouviram falar mas não têm a mínima ideia das maravilhas que pode fazer para combater a fragilidade Orgânica dos seus Pombos, quer em termos Nutritivos, Reprodutivos e na parte Desportiva, porque as membranas celulares que regularizam a absorção dos Nutrientes e eliminam os resíduos são abundantemente compostas por Lecitina. As membranas celulares devem ser extremamente flexíveis e sem a Lecitina acabam por se tornar semi-rígidas ou rígidas.

É importante salientar que a Soja, quer em forma de Lecitina ou em Levedura ou em Gratinado, possui Macro e Micro Nutrientes muito superiores aos encontrados nos Alimentos em geral, assim como em Minerais e Vitaminas, entre outros. Porém possui também uma gama de componentes Bioativos que vão muito além da função de se Alimentar e Nutrir.

A Lecitina de Soja é um emulsificante Natural encontrado e extraído do seu próprio Grão é muito rico em Colina e é esta que transporta a Gordura pela corrente Sanguínea e auxilia no Metabolismo da própria Gordura, por exemplo o Cérebro, o Fígado, os Rins e a Estrutura Óssea, que contém uma grande concentração de Lecitina.

Usando aqui o modelo Animal cuja fisiologia se assemelha á do ser Humano, os Cientistas descobriram que um Fosfolipídio da Lecitina interfere na absorção da Gordura, reduzindo notadamente a sua captação pelo próprio Intestino, evitando fragilidades.

Quando o Fosfolipídio é saturado o seu efeito inibidor é ainda mais acentuado, mesmo que uma grande quantidade de Gordura seja consumida quando a Lecitina de Soja é ingerida, muito dessa Gordura torna-se indisponível para absorção na presença do Fosfolipídio. A inibição por vezes não é a 100% mas a quantidade absorvida pelo Intestino é significativamente reduzida, o que será muito útil no Pombo durante a parte Desportiva. Aqui menor absorção significa menos Gordura e mais Vitalidade, acrescentando ao Sangue e ao Intestino muito mais poder de Segurança e Energético.

PODER MENTAL: A Lecitina pode ajudar na preparação do Organigrama Cerebral dos Jovens Pombos, porque Pesquisas Cientificas têm demonstrado que a Lecitina e a Colina podem melhorar a memória porque o Cérebro dos nossos Pombos, assim como dos nossos Filhos, não nasceu ensinado e que é preciso activar com soltas muito pequenas, para que o Organigrama Cerebral possa activar os seus Neurónios. Por isso terão que proporcionar essa activação ao Jovem Borracho ou seja, criar um círculo de Neurónios muito bem interligados e Ativos com a própria Lecitina, para que possamos ter Pombos muito Saudáveis e com uma inteligência extraordinária porque, só assim, se conseguem obter Pombos excecionais na parte Desportiva e Reprodutiva.

 Dai a razão pela qual eu recomendo a aplicação de Ovo na Ração durante a época Reprodutiva, porque o Ovo é muito, mas mesmo muito, rico em Lecitina e aqui estamos a fortalecer e a completar todo o processo de um sistema Nervoso e Cerebral muito Saudável dos Jovens Borrachos e seus progenitores.   

SAUDE do FÍGADO: Os Cientistas sabem há algum tempo que a Lecitina de Soja e a Colina são essenciais para a função da boa Saúde Hepática, por vezes com uma Dieta deficiente em Colina pode resultar num Fígado Gordo que pode levar a um excesso de Ácido Láctico e Ácido Úrico, bastante prejudicial aos nossos Pombos durante as provas Desportivas. Logo aqui começamos a ter uma noção correta que deveremos aplicar a Lecitina de Soja para proteger diretamente o Fígado dos nossos Pombos destes grandes malefícios das Dietas rigorosas.

AJUDA O CORAÇÃO: Como a Doença cardíaca é a principal causa de Morte dos seres Humanos, a Lecitina de Soja é outra maneira da própria Natureza nos ajudar também neste maravilhoso Desporto, ao manter o Coração das nossas pobres Aves sempre muito saudável. A Lecitina de Soja tem várias aplicações muito importantes nesta Doença Cardíaca, incluindo a redução de Gordura no Sangue dos nossos Pombos, porque a Colina fornecida pela Lecitina pode ajudar a reduzir os altos níveis de Homocisteina no Sangue que podem estar associados a danos nas Artérias dos Pombos, após os treinos ou durante os grandes esforços.

A Lecitina de Soja é uma espécie de Gordura que contem Fósforo, é um Fosfolipídeo (fosfo-esfingolipideo), diferenciando-se das Gorduras acumuladas sob a Pele, é uma poderosa substância formadora de vários Órgãos dos nossos Pombos, principalmente relativos ao sistema Nervoso e devido às suas propriedades superiores grandes Cientistas e Especialistas, incluindo Médicos Veterinários a nível Mundial, aconselham ingeri-la duas vezes por Semana, pelo que o seu consumo vem crescendo de uma forma notável em todo tipo de Desportos.

A Lecitina conserva sempre o Sangue limpo, eliminando as substâncias tóxicas e desnecessárias através de uma micção e fortalecendo de uma maneira muito clássica toda a parte Renal (Rins) dos Pombos, e também fortalece o Fígado, um dos Órgãos mais importantes dos nossos Animais, evitando depósitos de Gordura, além de auxiliar e desintoxicar a parte Renal na função dos Ácidos Lácticos, e dos Ácidos Úricos, que são tão prejudiciais nos Animais de alta competição.

A Lecitina tem o poder de dispersar a Gordura em pequenas partículas, além de impedir a sua solidificação, mas graças á sua propriedade de evitar a coagulação do Sangue, suavizando o fluxo Sanguíneo e levando Oxigénio e outros Nutrientes a todo corpo do Pombo, porque a Lecitina é capaz de prevenir Doenças de maturidade como o Envelhecimento precoce dos nossos Reprodutores e Voadores, também evita a seborreia da Pele, aquilo que chama-mos de Caspa Peitoral, assim como Doenças da Pele, e ao mesmo tempo mantendo as Penas muito bonitas e muito Saudáveis, não as deixando ficar quebradiças nem secas.

Grande parte das Hormonas Sexuais dos Machos são fabricadas a partir da Lecitina, o Esperma Masculino contem desta 80%, sem a Lecitina e sem uma certa Gordura, não existe Vida Cerebral possível, o Fosforo contido na Lecitina é muito importante para o Cérebro, e para o sistema Nervoso, e é diferente daquele que é absorvido pela estrutura Óssea.

Muitas das causas de Ovos goros (brancos), e de Borrachos natimortos poderá ter a ver com a baixa concentração de Lecitina, na parte Ovárica das Fêmeas Reprodutoras, porque a Lecitina contém uma grande quantidade de Vitamina E, sendo esta considerada a grande Vitamina Anti Esterilidade tanto nos Machos, como em Fêmeas, e havendo falta desta, claro que a Reprodução fica comprometida por se constatar que existem Animais estéreis porque careciam desta Vitamina, depois a Vitamina E, ainda tem a grande vantagem de manter a Beleza e a Juventude das nossas Aves, dai eu aconselhar vivamente o VITA E PLÚS na aplicação aos nossos Pombos, quer Reprodutivos, Adultos e até nos Jovens Borrachos, fator de grande riqueza.  

A Vitamina E impede a formação de inúmeras substâncias Tóxicas, através da sua ação Antioxidante, como a Peroxidação de Ácidos graxos saturados no caso dos Lipídeos, um poder Anti Acidificante, contra a formação de Peróxidos de natureza Lipídica como a Lipofuscina, que será aquilo que nós na gira Columbófila, chamamos de Carnes escuras ou seja intoxicação total, estes Peróxidos também se formam no Fígado do Pombo, quando este ingere Vinagre em doses elevadas, ou alguns Elixires compostos com Álcool ou outros produtos similares, dai resulta a má segregação e funcionamento da Bílis, e quando esta não funciona, ou funciona mal, também existe uma má absorção de algumas Vitaminas Lipossolúveis como a Vitamina E resultando dai distúrbios Nutritivos, e Intestinais, bastante graves.

A Lecitina de Soja contem a Taurina, um Aminoácido de grande efeito na recuperação da Fadiga e das Doenças, porque a Taurina é uma espécie de Aminoácido Sulfuroso, como a Metionina e a Cisteína a sua presença é notada na formação do Ácido Biliar, Ácido Taurocólico e por vezes em concentrações elevadas se encontra no sistema Nervoso, o que será excelente para a prática Desportiva dos nossos Pombos.

As primeiras Lecitinas foram extraídas da Gema do Ovo, mas a mais utilizada para fins Nutricionais e Desportivos será Lecitina de Soja, como já referi a Lecitina está presente tanto no reino Animal como Vegetal.

Ela é necessária á Vida, na medida em que cada Órgão ou Célula não funciona convenientemente sem a Lecitina, porque esta é essencial á estrutura do tecido Nervoso, e ao bom funcionamento das Glândulas, para termos uma ideia em concreto um Pombo em boa Saúde possui no seu Cérebro 18% de Lecitina, e 40% na totalidade de Gordura no Fígado, aqui veremos facilmente que sem Lecitina o Cérebro não pode viver, e muito menos o grande órgão, que é o Fígado.

O Fígado Saudável fabrica Aminoácidos, Enzimas, e Coenzimas em grande quantidade, podendo por vezes entrar nos processos químicos essenciais de outras partes do Corpo dos nossos Pombos, o Fígado produz também Lecitina, Gordura, Bílis, e Albumina, porque um Fígado são, está sempre á altura de assegurar todas estas funções, o que, em caso contrário pode levar o aparecimento de problemas secundários, se este for muito massacrado com certos Medicamentos (Antibióticos), e de uma Alimentação deficiente quer durante a Criação, Reprodução, e na parte Desportiva.

Com efeito, o Fígado produz Lecitina, mas para isso tem necessidade de um certo número de substâncias, como por exemplo o Fosforo este de extrema importância, e ainda Carbono, Hidrogénio, Nitrogénio, Oxigénio, Ferro, Enxofre, Cálcio, Fluor, Ácido Glico – Fosfórico, entre outros, mas para isso, será fundamental nunca intoxicar este Órgão tão importante no Corpo das nossas Aves, com certos produtos maliciosos como no caso dos Antibióticos aplicados descontroladamente.

 Se a Alimentação do Pombo for deficiente em Vitaminas, Minerais, e Oxigénio, assim como em outros Ingredientes, a Lecitina não poderá ser elaborada pelo Organismo do próprio Pombo existirá sempre um défice.  

O Fosforo é um dos mais importantes elementos para produzir Lecitina, e sabe-se igualmente que o Fosforo é necessário ao equilíbrio do Cérebro e do sistema Nervoso, dai a razão, da qual eu mando aplicar na Alimentação dos nossos Pombos o OVO, porque a Gema deste, é muito rica em Fosforo, e contém entre os 7% e os 10% de Lecitina excelente para o sistema Nervoso e Glandular dos Pombos, mas a este, deve-se associar as maravilhosas Leveduras Supervit, visto que estas foram fabricadas nessa perspectiva, no melhoramento da Saúde Glandular, e do sistema Nervoso dos Pombos, assim como fator Energético durante as provas Desportivas, e também durante a parte Reprodutiva. 

Concluindo, a Lecitina é indispensável á manutenção da Saúde dos nossos Pombos, e aos diversos processos metabólicos e Químicos do Organismo, e acima de tudo, ao bom funcionamento do Cérebro e do sistema Nervoso.

Desportista, Estudantes, e Intelectuais, e outras profissões, em que o desgaste Psicológico é bastante elevado, pois estes, têm grande necessidade de Lecitina, esta, servindo-lhes ao mesmo tempo de grande fonte de Energia, aconselha-se igualmente aplicar aos Reprodutores, Voadores, e Pombos que se mantenham em Convalescença, ou em Pombos que sigam uma Dieta altamente rigorosa, para poder equilibrar o teor Proteico e Energético.  

Por vezes, existe um défice muito grande de encontrar o Óleo de Lecitina de Soja no Mercado, e para colmatar esse défice foi encontrado com grande sucesso o Óleo de Cânhamo (Biológico), pois este, será produzido a partir de Sementes de Cânhamo cultivadas Organicamente, este será o único em termos comparativos Nutricionais com a Lecitina de Soja.

Este é prensado a frio, muito importante, o que significa que os Nutrientes inerentes nas Sementes são retidas durante todo o processamento, dai a sua maravilha em termos Nutritivos.

O Óleo das Sementes de Cânhamo (Biológico) representa uma fonte única em todos os essenciais Gordos e Aminoácidos, que são altamente necessários para uma Vida muito Saudável dos nossos Pombos, porque será uma rica fonte de Ómegas: 3 – 6 – e 9 e também Vitamina E, com alto teor Proteico, porque 25% das Sementes de Cânhamo (Biológico) são Proteína, o que faz deste Óleo um excelente Suplemento para todo tipo de Atletas, quer Humano, como Animal.

AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS:     

As Sementes de Cânhamo (Biológico) contem 21 Aminoácidos, 9 dos quais o Organismo do Pombo não consegue produzir, assim este maravilhoso Óleo fornece todos Aminoácidos essenciais. O consumo do Óleo de Cânhamo (Biológico) ajuda na produção de Albumina Sérica, e também Globulina, a produção destes dois componentes são muito importantes na Saúde das nossas Aves.

A Albumina Sérica é a Albumina mais abundante no Plasma dos nossos Pombos, entre outras funções a Albumina Sérica é responsável pelo transporte das Hormonas e dos Ácidos graxos aos sítios certos, os Ácidos graxos são essenciais para o Crescimento, Desenvolvimento e Vitalidade dos nossos Jovens Pombos, porque as Sementes de Cânhamo Biológicas são compostas por 35% de Ácidos graxos, 55% de Ácido Linoleico, e 25% de Alfa Linoleico, 25% de Proteína, 35% de Hidratos de Carbono, e 25% de Magnésio, este nível elevado de Magnésio presente no Óleo de Cânhamo será excelente para reduzir os sintomas de Cansaço, e Dores Musculares, dai a razão para aplicarmos aos nossos Pombos em épocas de grande desgaste Físico, Desportivas ou Reprodutivas. 

O Óleo de Cânhamo (Biológico) também é muito rico em Antioxidantes, e Minerais entre os quais o Fosforo, o Cálcio, o Ferro, e Vitaminas da classe A, C, D, E, e muitas Fibras.

As Proteínas são consideradas completas quando contêm todos os Aminoácidos essenciais, em proporções e quantidades suficientes para atender às necessidades do Organismo dos nossos Atletas.

 A quantidade de Ácido Linoleico e Ácido Alfa – Linoleico contida em uma colher de Chá de (5 ml) 2 vezes por dia, de Óleo de Cânhamo (Biológico) supre as necessidades diárias de Aminoácidos essenciais do Organismo do Pombo Correio, logo por aqui, poderemos avaliar a sua maravilhosa composição em termos de consistência, e resistência em provas Desportivas, e na parte Reprodutiva.

Não queria acabar este meu artigo, sem deixar um segredo daqueles que ficou guardado a Cinco Chaves durante alguns Anos.

CHÁ DE PERFOMANCE ORGANICO CONTRA FRIO E HUMIDADE:

Composição: Água + Casca de Limão + Gengibre + Mel

1º Colocar 1 litro de Água ao lume + a Casca de 1 limão médio + 4 rodelas de Gengibre, ai com meio centímetro cada, depois deixar ferver durante 5 a 7 minutos, deixar coar com os ingredientes lá dentro durante 4 horas para absorver todos os óleos da Casca do Limão e seus ingredientes, assim como as propriedades do Gengibre para este estimular o sistema Circulatório e Respiratório do Pombo.

2º Seguidamente após este estar Frio, deve colocar 2 colheres de Sopa de Mel Biológico, agitar muito bem, e depois, juntar mais 1 litro de Água normal para perfazer 2 litros, e colocar aos Pombos para estes beberem o Chá altamente maravilhoso e Atlético de alta recuperação.

Pode e deve aplicar aos Pombos este Chá após a chegada de uma prova Desportiva, porque é um bom Reconstituinte do Sistema Imunitário, um Anti – Fatigante, e um excelente Anti – Infecioso das Vias Respiratórias, pois será muito bom, não deve hesitar, deve aplicar às suas Aves.

ALEXANDRE MARIA PEDRO

CRONISTA  ESPECIALIZADO NO DESPORTO COLUMBOFILO