NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
OLHAR NO SENTIDO CERTO 13-03-2015

 

OLHAR NO SENTIDO CERTO

O Desporto Columbófilo está em mutação, isto na linhagem germinativa, na procura cada vez mais de produtos Naturais, para aplicar aos Pombos, na realidade, isto não será nenhuma novidade a nível Nacional, nem tão pouco, algo de grave, mas até pelo contrário, será de salientar e louvar os Columbófilos por esta atitude, porque a consciência começa a ter reflexos altamente positivos, neste maravilhoso Desporto.

Por todo lado, todos se afadigam, na procura de dar o melhor aos seus Pombos, por vezes, acontecem novidades que trazem grandes melhorias outras vezes, poderemos fazer marcha atrás, acabando por reconhecer que antes as coisas não seriam assim tão más, como alguém nos quer fazer crer ou incumbir nas nossas mentes que os Columbófilos antigos eram débeis Mentais, não meus Senhores, hoje, em tudo, está o grande reconhecimento dos Columbófilos e seus métodos antigos, assim como também na Medicina Natural.

Entre os 70 a 80% dos Columbófilos já se consciencializaram que será possível tratar de Pombos com produtos 100% Naturais, sem recorrer em grande escala aos Fármacos que tanto prejudicam as nossas Aves, mas existe um produto de grande qualidade que as pessoas não assimilaram, ou por outras palavras, não utilizam convenientemente que foi o SORO de LEITE, pois este ingrediente será das melhores coisas que nós podemos aplicar aos nossos Pombos para prevenir certas Doenças, porque o seu teor Proteico será dos mais elevados.

Porque a Proteína de um SORO Caseiro será completamente puro, e completamente Natural, não vai apenas permitir-lhe atingir a mais elevada performance Desportiva, mas também uma fonte Alimentar de Proteínas do mais alto valor Biológico, e de fatores de Crescimento dos nossos Borrachos, e também no reforço do Sistema Imunitário, ele é ainda, uma fonte indiscutível de Juventude e Alegria dos nossos Pombos, porque este lhes vai permitir acelerar o Relógio Biológico, no Crescimento, na Vitalidade, na Estrutura Óssea, e na Beleza em toda a sua Plumagem no geral, porque se nós Columbófilos procurarmos em brochuras antigas, escritas pelos grandes Columbófilos Belgas, Holandeses, e Alemães, todos eles utilizavam, e ainda, utilizam esta fabulosa Proteína para Recuperar, Desintoxicar, e Criar bons e maravilhosos Borrachos, por vezes, a este juntam um maravilhoso Sulfato Ferroso para formalizar uma Lacto Ferrina, tão útil e maravilhosa no Desporto Columbófilo. 

Provavelmente os Columbófilos Portugueses desconhecem que muitas das Vitaminas em pó que utilizamos nos nossos Pombos são compostas com SORO de LEITE, umas com o nome declarado, outras com o nome disfarçado, ou encoberto, mas na realidade é muito bom.

Os Columbófilos mais Jovens desconhecem que antigamente fora da época dos Antibióticos, os criadores de Animais de grande porte utilizavam o SORO de LEITE, para tratamento de certas Patologias nos seus Animais, com um êxito na ordem dos 90%, na altura as possibilidades económicas eram precárias, então era este o chamado medicamento de eleição, mas na realidade as coisas funcionavam na perfeição, porque os Animais tinham uma reação altamente positiva.

COMO FAZER O SORO DE LEITE?

Colocar ao lume 1 litro de Água + 0,250 ml de leite Meio Gordo, deixar levantar fervura durante 2 minutos, e depois tapar.

Quando arrefecer, pode e deve colocar aos Pombos, quando precisar ou desejar, da qual aconselho aplicar todas as Semanas, porque sempre assim o utilizei.

Para os Columbófilos que não querem ter muito trabalho, podem optar pelas excelentes fusões existentes no Mercado o chamado (Leite de Soja, Leite de Aveia, ou Leite de Arroz), pois estas fusões são muito ricas em termos Proteicos, Vitaminas, e Minerais, e não contêm Lactose, pois será fabuloso para aplicar aos Pombos.

MÉTODO DE APLICAÇÃO: Deixar ferver meio litro de Água, juntamente com meio litro de uma destas fusões, e aqui fica, com uma solução de alta qualidade para aplicar às suas Aves na Reprodução, para aumentar a Saúde Estrutural dos Ossos, Muda de Pena, Recuperação Intestinal, e Plumagem muito Sedosa.

Hoje, este Desporto está muito mais inteligente, mas muito fechado Tecnicamente, nós antigamente estávamos longas horas sentados em redor de uma Mesa com algumas bebidas e discutíamos Pombos, Métodos, Doenças, entre outras ideias, inclusive oferecíamos Pombos uns aos outros, hoje já não será assim, porque está tudo fechado em grupinhos, que por vezes pensam que sabem tudo, mas na realidade nada sabem, porque o sabe tudo ainda não apareceu, estes Srs. apenas dão palpites de mero acaso, por vezes, com erros na margem dos 100 por cento o que será uma coisa monstruosa.

 Mas a Columbofilia e o Desporto Columbófilo é muito mais do que tudo isto, é um Estudo, é uma Ciência, e nunca, uma leviandade gratuita levada e equacionada por alguns Senhores, que se dizem ser Columbófilos, mas na realidade não o são, apenas são Pombeiros.

Eu pessoalmente, penso que estamos a atravessar um momento menos bom de entendimento, pelo facto, que vivemos uma Vida inteira no Desporto Columbófilo sempre a falar de (DENTRO para DENTRO) e nunca de (DENTRO para FORA) e chegou o momento dos Columbófilos exigirem essa obrigação pela parte das entidades Oficiais.

 Durante Anos, que as próprias entidades Oficiais e seus Patrocinadores sempre, mas mesmo sempre, olharam entre si, e para o seu UMBIGO, e desprezando na totalidade o chamado pagante, que será o Columbófilo.

Hoje não, as coisas não poderão ser assim, porque vivemos num Pais Democrata, o Desporto a nível Mundial cada vez está mais virado para os amantes da modalidade, e não para os patrocinadores, ou os chamados Patrões deste Desporto, porque estes só vivem, e dão a cara, mas pelo grande interesse ECONÓMICO, e nunca por Amor á causa que defendemos que será a Columbofilia, teremos que respeitar o chamado pequeno Columbófilo, porque este SIM, faz girar todo Desporto.

Porque uma entidade oficial (Federação) quando apresenta o seu programa de Trabalho (eleições) às Associações, aqui estas, teriam por obrigação de fazer Reuniões periódicas com as Coletividades e seus Associados, pois só assim a Columbofilia poderá ter futuro, e acabava-se com os ditos e mexericos, as ofensas pessoais, e outros, porque falava-se Olhos nos Olhos uns com os outros, e discutia-se o programa, porque será muito importante este tipo de ações, e então acabava-se o falar de DENTRO para DENTRO, e falava-se sempre e sempre, de DENTRO para FORA e aqui sim, o nosso maravilhoso Desporto a Columbofilia passa a ter futuro que todos nós desejamos, porque hoje em Dia, temos uma carência muito grande de diálogo, entre as estruturas oficiais, e os chamados pequenos Columbófilos.

Estou em crer que todo e cada um de nós, tem a consciência de que a Columbofilia deve mudar de atitude no seu todo, o mais rápido possível, aliás já se deu inicio a essa mudança, ainda que muito lentamente, aliás lento de mais, isto na minha opinião e de milhares de Columbófilos, uma tal mudança deveria vir dos Dirigentes principais em exercício, devendo estes últimos terem uma colaboração directa das Associações, das Coletividades, e dos Columbófilos, porque só se consegue objetivos.    

Estudos muito recentes declaram que a Europa está em declínio ao nível do Desporto Columbófilo, uns Países em falência Técnica, outros em falência Ocupacional, no caso de Portugal.

O QUE SERÁ A FALÊNCIA TÉCNICA?

Muitos dos grandes Mestres da Columbofilia Belga, e Holandesa, estão a ficar com a idade muito avançada, e não transmitem aos Columbófilos mais Jovens o grande segredo da Columbofilia, a sua Filosofia, e seus Métodos, e Valores, apenas trabalham no sentido do grande interesse monetário (venda de Pombos), mas esquecendo a continuidade deste Desporto no seu próprio Pais, que está a passos largos em falência Técnica sem sombra de dúvidas.

O QUE É A FALÊNCIA OCUPACIONAL?

Pois esta gira á volta do Dia-a-Dia do Columbófilo Português, porque vivemos muitas vezes, com uma ocupação extrema e Stressante, o que por vezes o Desporto Columbófilo passa a ser um escape Familiar, para a libertação do Stress Diário, e descarregarmos aqui as Energias Negativas da Vida sedentária que levamos neste nosso País tão empobrecido e sub real, dai a razão, da atitude de alguns Columbófilos que quando marcam BEM enchem o peito de Ar, e somos os maiores, quando marcam MAL dizem logo, tenho isto só para me entreter, porque tenho mais que FAZER, e aqui, está a parte OCUPACIONAL, então, se temos mais que fazer não nos podemos dedicar á Columbofilia a cem por cento e deixamos de ser, aquele Columbófilo que poderíamos ser, um Campeão. 

QUANTAS HORAS DE SONO (REM) PRECISA O POMBO CORREIO?

Pergunta muito difícil, de um estudo muito aprofundado, e sério.

Todas as Aves, Mamíferos, e Repteis parecem Dormir, embora somente os Mamíferos e algumas Aves possuam uma fase REM.

O tempo de Sono varia amplamente de Animal para Animal, os Pombos necessitam pelo menos de 6 horas diárias para Dormir em situação de REM, os Cavalos, e as Girafas, precisam apenas de metade 3 horas.

Alguns especialistas argumentam que um comportamento tão Universal como o Sono deve ter uma função crítica, se assim não fosse, algumas espécies teriam perdido a necessidade de Dormir durante a evolução. Qualquer que se seja a função há boas razões para se crer que o Sono é projetado exclusivamente para o Encéfalo, porque passar 10 a 12 horas sossegado num Poleiro sem Dormir deve pelo menos permitir ao Corpo recuperar o esforço Físico, mas provavelmente o Pombo não vai estar em sua melhor forma Mental no Dia seguinte, por isso muitas vezes soltamos as Aves logo pela manhã cedo, e elas parecem estar um pouco Stressadas, Atordoadas, ou Agitadas, com Voos muito irregulares, em zig zagues consecutivos por vezes muito altos.

Alguns Animais aparentemente têm mais razões para não Dormir do que outros, no caso do Pombo Correio na Noite do encestamento para uma prova Desportiva, imagine-se um Pombo dentro de uma caixa no Camião a fazer uma viagem brutal com turbulências profundas, com a necessidade de Respirar Ar puro a cada minuto, e muitas vezes debaixo de uma excitação Nervosa e Psicológica, fator da viagem, e da aplicação de certos produtos Medicamentosos no caso dos Elixires que se dizem Naturais, mas na realidade estão na base da Cafeina, e do Álcool, e também existem outros produtos considerados Ergogénios, Estimulantes e Dopantes, o que prejudica a baixa amplitude de um estágio de Concentração e Sono, o que significa a expressão do (meio-dormindo), porque aqui o Pombo não consegue ter o Sono REM, dai por vezes a dificuldade em chegar ao Pombal, e ao topo das classificações, quando chegados, devem ser Alimentados muito suave e depois ficarem sobre a obscuridade total, para reporem o Sono em ordem, porque os seus Microssonos estão trocados, e só assim se consegue repor as suas necessidades perdidas porque estes somam até aproximadamente de 6 horas REM, ao longo das suas 24 horas diárias, por isso o descanso e a obscuridade será fundamental nestes Dias para recuperação total.

NOTA IMPORTANTE:

Estudos muito recentes, declaram que a aplicação do Vinagre de Sidra em Pombos – Correios, e outras Aves Ornamentais será altamente prejudicial á Saúde dos Animais, porque este pode desencadear uma forte Infeção Intestinal por exemplo uma (E.COLI) baseado numa forte Diarreia, com Tristeza profunda, Penas muito Baças, pouca Alegria no seu Dia-a-dia, e por vezes com Mortalidade, isto acontece com muita frequência nos Borrachos mais Jovens, por isso deve aplicar em substituição do Vinagre um Acidificante de Água, isto Semanalmente, no caso do ULTIMATE ACID ou outro, porque estes têm garantia de sucesso, porque se repararmos nos grandes Aviários, e Criadores de Codornizes utilizam os Acidificantes e não o Vinagre, independentemente da disparidade de preço, se calhar, 20 litros de Acidificante, é mais caro que 200 litros de Vinagre, e aqui está a grande diferença entre a qualidade.

ALEXANDRE MARIA PEDRO

CRONISTA ESPECIALIZADO NO DESPORTO COLUMBOFILO

EMAIL: alexandremariapedro@hotmail.com