NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
CORTICOSTERÓIDES NOS POMBOS - PORQUÊ? 02-12-2010

CORTICOSTERÓIDES NOS POMBOS

PORQUÊ?

Ao longo de alguns anos vários foram os Cientistas que estudaram a acção de preparações à base de diferentes Glucocorticóides susceptíveis de serem utilizados para travar a Muda da Pena, para obter rendimentos Desportivos do Pombo Correio e determinar os efeitos com o auxilio de parâmetros zootécnicos e biológicos.

A acção dos diferentes Glucocorticóides sobre os parâmetros Sanguíneos foi estudada. Assim, a toxicidade do Diacetato de Triancinolona é proporcional às doses injectadas e os principais efeitos consistem em uma baixa da imunidade, uma atrofia muscular e uma vacuolização dos músculos peitorais, uma degenerescência adiposa do Fígado e dos Rins, uma atrofia dos órgãos Genitais dos Pombos tratados com estes produtos.

As taxas de Cálcio e dos Triglicéridos revelam aumentos significativos.

Aplicado em gotas oculares, o Acetato de Prednisolona revela-se menos tóxico que a Dexametasona e o Acetonido de Fluocinolona.

O tipo de corticóide utilizado tem uma influência significativa sobre a variabilidade da Hemoglobina, da Glucose e da Creatinina.

A acção inibidora sobre a Muda da Pena e da parte Desportiva é igualmente variável de acordo com os produtos aplicados.

O Acetato de Prednisolona possui uma acção inibidora sobre o sistema hormonal Reprodutor de Pombos com mais de 6 meses de idade: no entanto, nas condições da experiência este efeito era reversível. O efeito Dopante deve portanto ser explicado mais sobre a base de uma acção hormonal do que sobre um simples problema de Muda da Pena ou de Provas Desportivas que aparece como um efeito secundário. Os Cientistas apresentaram em seguida os efeitos sobre a Muda da Pena de preparações Oftálmicas, fracamente doseadas á base de Glucocorticóides aplicadas uma vez por semana. O estado geral dos Pombos foi controlado regularmente e permaneceu excelente durante estas experiências.

A estas doses extremamente fracas administradas, não foi possível pôr em evidência resíduos nas matérias fecais (fezes) dos Pombos tratados, apesar de uma análise rádio imunológica, por outras palavras de alto desempenho. As maiores reservas são portanto emitidas quanto à possibilidade de um controle antidopagem efectuado por rotina, o que me parece um pouco impossível.

Os efeitos dos Glucocorticóides administrados via água de bebida foram igualmente avaliados. A evolução da taxa Plasmática de Dexametasona após uma injecção intramuscular foi medida através de análises rádio imunológicas sensíveis. Após a administração de uma dose de 0,4 mg de Dexametasona sob a forma de Fosfato Sódico por Pombo e por via intramuscular a Dexametasona foi apenas detectada durante um período de oito horas.

Em  conclusão:

1 – De uma forma geral, quanto mais fraca for a dose, menos marcados serão os efeitos secundários.

2 – Perante doses fortes, a utilização de Glucocorticóides revela-se altamente tóxica para o Pombo Correio. As funções Renais – Hepáticas e Reprodutivas são especialmente afectadas. O crescimento dos Borrachos será reduzida e a Muda será suspensa.

3 – A administração de Glucocorticóides por via ocular, intramuscular ou através da água de bebida revelou-se inibidora da Muda da Pena e não tem acção sobre a parte Desportiva.

4 – A utilização maciça deste tipo de produtos “prepara” o terreno favorecendo o desenvolvimento e a dispersão de novos agentes patogénicos de Vírus – Bactérias – Parasitas no seio da população existente no Pombal.

Existem produtos de alta qualidade não esteróides que podem ser aplicados com grande segurança para a saúde dos nossos Pombos.

O columbófilo que quiser manter-se entre os melhores, quer seja no plano Nacional – Distrital ou da Colectividade, deve constantemente esforçar-se por melhorar o seu capital pelo afluxo de Pombos superiores e não por produtos esteróides.

Porque quem não avança, recua em Columbofilia.

Por outro lado, está provado que podemos chegar a fazer melhores perfomances a certos Pombos por meio de produtos banais à venda no mercado ou por certas Vitaminas, aqui não há duvida que estes Pombos têm uma carência em Vitaminas, carência que será preciso preencher para realizar resultados convenientes. Mas, pelo contrário, outros Pombos podem realizar brilhantes perfomances sem o menor suplemento apenas com Sementes e Água muito simplesmente. Para dar excitantes atrás referidos (esteróides) é preciso dispor de uma cultura técnica sólida, porque os Pombos vão, sob o efeito desses produtos, fazer esforços muito violentos que o seu organismo pode não suportar, e muitos ficarão esgotados por vezes num só ano de Voo. Aqui o Columbófilo experiente deve fazer logo de imediato uma Desintoxicação Hepática para recuperação das Aves, e retirar do Fígado e dos Rins o Ácido Láctico e o Ácido Úrico, tratamento este que deve ser feito durante toda a Campanha Desportiva com (HEPAVET).

Hoje, e acompanhando a Medicina Moderna, temos produtos de alta qualidade no mercado não Esteroides e não nocivos ao organismo dos Pombos que marcam toda a diferença na parte Desportiva. Em Columbofilia não se deve querer brilhar só por uma época. Se querem realmente experimentar estimulantes, utilizem os que são estudados pelos Especialistas, que estudaram as doses e o método de emprego por experiências, e sobretudo não exagerem nas doses indicadas nestes produtos de grande qualidade Desportiva que lhes vou aconselhar:

- CREATINA (mono hidrato de creatina) - frasco de 1 kg e de 100 gr

1-               Permite aos Músculos armazenar mais energia

2-               Prolonga a Velocidade do Pombo

3-               Ajuda a atrasar a acumulação do Ácido Láctico

4-               Melhora a força e o poder Muscular

DOSE: 2 gramas por 1 litro de água ou por 1 kg de Ração.

- MUSCLE – UP – Gama Orizanol: frasco 250 ml

1-    Maior massa Muscular

2-    Melhora a aparência física e geral

3-    Melhora a perfomance Desportiva

4-    Melhora a capacidade atlética do Pombo

DOSE: 1 ml por 1 litro de água.

- HEMOLITAN - B 1 – B 6 – B 12: frasco de 30 ml (concentrado)

1-     Formação de Globos Vermelhos

2-     Sulfato Ferroso

3-    Proteínas e Enzimas

DOSE: 2 ml por 1 litro de água.

Estes produtos são o caminho do grande sucesso de qualquer uma colónia de Pombos Correios.

ESTES PRODUTOS VENDEM-SE NA EURO-AVE