NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
OS ERGOGÉNIOS NA COLUMBOFILIA, Sim? ou Não? 12-01-2017

 

OS ERGOGÉNIOS NA COLUMBOFILIA, Sim? ou Não?

Desde que existem provas Desportivas de Pombos-correios, as pessoas que nelas tomam parte, têm tentado Ano após Ano melhorar e tentar  influenciar pela positiva os resultados competitivos, motivando e ajudando Energeticamente os seus Pombos a regressar a casa o mais rapidamente possível, com a ajuda de Vitaminas, Minerais, Elixires, Fusões, e por vezes com Sementes de Excitação Psicotrópica, entre outras coisas, tudo isto chama-se Ergogénicos, porque a motivação Sexual que nós aplicamos, por si só, não será o suficiente terá que existir algo mais, para uma boa competição.   

Os Cientistas designam por Ergogénicos as substâncias presentes ou não, no alimento e na bebida dos nossos Pombos quando ai as colocamos, e que se supõe influenciarem pela positiva a prestação Desportiva.

A palavra Ergogénica é derivada das palavras Gregas (Ergo - significa Trabalho), (Gen – significa Produção), com tudo isto, o intuito da sua utilização Ergogénica é aumentar o desempenho através da intensificação da potência Física, da força Mental, ou do limite Mecânico e dessa forma, prevenir ou retardar o início da Fadiga.   

Este, um assunto que gera muita controvérsia? Será a Suplementação realmente eficaz e benéfica ao Organismo? Que substâncias ou produtos serão os mais eficazes no rendimento Desportivo do Pombo-correio? Estas e outras perguntas pois irei tentar responder um pouco mais á frente, assunto muito delicado?

Muitas pessoas ainda confundem os dois termos: o que será um Ergogénico, e um Dopante, coisas completamente diferentes, porque os recursos Ergogénicos, são substâncias ou artifícios 100 % Naturais e utilizados com o objectivo de melhorar o rendimento Desportivo, e a recuperação Orgânica após o exercício Físico, Treino, ou Concurso, mas o segredo mantêm-se, qual deles o melhor para o pretendido. 

Estas intervêm sempre como Nutrientes, e nunca considerado como Medicamentos, ou Dopantes, como alguém quer fazer crer, estes Ergogénicos são dotados de efeitos muito positivos, e aplicados em doses por vezes diferentes, daquelas em que aplicamos habitualmente, porque temos a ideia quanto mais melhor, mas digamos de passagem, que os resultados não estão duma maneira geral sobre aquilo que pretendemos, porque o produto MILAGROSO aquele susceptível de transformar um calhau, numa jóia preciosa, só existe na imaginação de alguns Desportistas Columbófilos, mas existem produtos que ajudam em muito, a prestação do Pombo-correio, assim como outros Animais, e até o ser Humano em alta competição, porque o Columbófilo não deverá considerar estes produtos Ergogénicos como de milagrosos, mas sim como bons Reconstituintes Orgânicos, porque o Milagre do rendimento Desportivo, está nos bons Pombos, no seu treino diário, e nos múltiplos factores que assim o influenciem, como os treinos em linha, e uma boa Alimentação com mais Milho, e não numa poção que apenas existe no Mundo da banda desenhada para alguns.  

Segundo estudos científicos as bebidas Energéticas consideradas Ergogénicas servem para aumentar a performance Física, combater o Cansaço, melhorar a Concentração, também dar velocidade de reacção ao estado de alerta quando os Pombos se encontram dentro dos Cestos, estes Ergogénicos podem apresentar diferentes composições, consoante seja o desejo do Columbófilo, podendo ser um Hidratante ou um Energético como por exemplo: as Vitaminas, os Minerais, a Cafeína, a Taurina, a Carnitina, a Creatina, o Coenzima Q10, o Ginseng, o Pólen, o Mel, a Maltodextrina, o Gingko Biloba, assim como vários extractos de Plantas existentes no mercado e muito bons, aqui os níveis e a concentração de Açucares é que são variáveis, mas usualmente a Cafeína, o Fer X 2000, o Floradix Elixir, o Haemavite, o Vitan Speed, o Promac Aves, serão os principais componentes desejados pelos Columbófilos para as provas Desportivas de pequena, média, e longa distância, que por vezes ultrapassa o desejado pelo próprio Columbófilo e seus Atletas, mas todos outros existentes no mercado são usados com grande sucesso, na parte competitiva e Desportiva do ser Humano, como no Desporto Columbófilo, e outros Desportos.

Os Ergogénicos Nutricionais servem principalmente para estimular o Tecido Muscular, por meio da oferta Energética para o próprio Músculo, aumentando a taxa de produção e de energia nos Músculos, os Nutrientes estão envolvidos com os processos geradores de Energia por meio de três funções básicas: 1º Fonte Energética como os Carboidratos, 2º Regulador de processos através dos quais a Energia é produzida no corpo do Pombo, 3º Promovedor do crescimento e desenvolvimento dos Tecidos Corporais como os Aminoácidos.

As bebidas Energéticas, os fabulosos Géis Desportivos tão usuais, estes para desfazer na Água de bebida, são uma maneira prática e cómoda de garantir a correta Hidratação, antes, durante, e após, as provas Desportivas, de modo a que a performance seja aquela desejada por todos os Desportistas (Pombos) e Columbófilos, porque ambos produtos Ergogénicos são essenciais para a boa Hidratação dos nossos Pombos que procuram a melhor performance possível aquando uma prova Desportiva em que o sucesso pode ser garantido.

A razão pela qual se deve aplicar Hidratos de Carbono depois de uma prova Desportiva prende-se com o facto de eles promoverem a síntese do Glicogénio Muscular o mais rápido possível, porque as reservas totais de Glicogénio no Organismo dos Pombos será limitado, de 50 a 78 gr no Fígado, e de 100 a 220 gr nos Músculos, apenas o suficiente para um voo de 3 a 4 horas em exercício continuo e intenso, a síntese do Glicogénio ocorre mais rapidamente nas primeiras 2 a 3 horas do exercício, isto significa quer em tempo quente, ou tempo chuvoso, depende do esforço efectuado por cada Ave, mas se não existir reservas de Glicogénio no Fígado, nos Rins, e Músculos, ou por acumulação no Organismo do Pombo, pois este sofre muito com o desgaste Físico por vezes não chega ao seu destino.

 Muitas vezes as Aves já saem das caixas de transporte completamente Desidratadas, ou Desidratam-se no caminho pelo esforço contínuo, sem possibilidades de se Rehidratar Energeticamente, para alcançar a performance desejada em termos Desportivos, dai a razão, que nós Columbófilos teremos que efectuar uma Oxigenação Sanguina elevada antes de cada prova Desportiva, para que os nossos Pombos possam suportar todas estas performances, com reservas suficientes para fazer tarefas tão exigentes. 

De maneira geral uma Alimentação adequada é fundamental? Para melhorar o desempenho de toda a Colónia nas suas actividades Físicas, por outro lado, certas deficiências Nutricionais prejudicam o desempenho Desportivo, portanto recomenda-se que todos Atletas neste caso os Pombos-correios tenham uma Alimentação equilibrada, a fim de garantir o fornecimento de todos Nutrientes necessários para a realização dos seus exercícios, não ficando á espera que os Ergogénicos façam todo trabalho em estilo de milagre.

Todos estudos efectuados nos dizem que existem variadíssimos factores Ergogénicos, mas os mais conceituados e requisitados será: a Cafeína, o Sulfato Ferroso ( Fer X 2000, o Haemavite, ou Vitan Speed), a Carnitina, o Coenzima Q 10, o Ginseng (Eleuthromax), a Creatina, e a Maltodextrina (Promac Aves), ambos sem acção dopante e 100% Naturais, o que será uma coisa fabulosa nos tempos que decorrem.

A CAFEINA: Será um alcalóide de Xantina, foi identificada pela primeira vez no café, a descoberta dos seus efeitos para reduzir a Fadiga e aumentar o estado de alerta é atribuído a um monge Etíope. Este monge ouviu de um Pastor falar sobre o efeito produzido pelas Sementes do Café nas suas Cabras, depois decidindo este, preparar uma bebida com as Sementes do Café, para poder passar a noite acordado em Oração.

Porquê a Cafeína? Porque melhora a performance nos Atletas de alta competição, a Cafeína atua sobre o sistema Nervoso, e provoca um aumento do estado de vigília, diminui a Sonolência, atua no alívio da Fadiga, aumenta o poder Respiratório, assim como outras vantagens, porque somente alguns minutos após o seu consumo esta difunde-se no Sangue, e chega aos Tecidos, e Órgãos, para se distribuir ao fim de duas horas entra no conjunto da Massa Magra.

Os efeitos Cerebrais observam-se desde logo a partir da ingestão do produto, enquanto as acções metabólicas sobrevêm após seis horas, logo que a Cafeína entre nas Células.     

O principal efeito da Cafeína, e pelo qual os adeptos dos Desportos de resistência a ingerem antes de uma prova, é a sua aptidão para estimular o consumo das gorduras e elevar o metabolismo de repouso, o efeito activador que exerce em face ao metabolismo de repouso resulta em parte da estimulação e em parte da libertação da Adrenalina no Pombo-correio, dai a razão, pelo motivo que eu já recomendo ao longo de Anos, esta e outros produtos de relevo para o Desporto Columbófilo.

A CARNITINA: Não se trata de uma substância em que o seu consumo seja procurado e ritualizado no nosso Desporto, já existiu tempos, e épocas, em que alguém nos tentou fazer crer, que esta era a substância milagrosa dentro do Desporto Columbófilo em substituição do Licor de Fowler, mas na realidade enganou-se profundamente, porque o desejado não chegou em termos Desportivos, e vamos ver porquê?

Nunca se deve aplicar Carnitina aos Pombos-correios como se bebe um copo de Água! Mas em contrapartida se um produto foi influenciado no meio Desportivo, foi a Carnitina, apresentado ao mesmo tempo como um estimulante queimador de Gordura, e se não existir Gordura onde está a Energia? Assim como uma substância Ergogénica indispensável ao Organismo, pois todavia ficou longe do prometido por alguém.

Facto importante muitas vezes esquecido e não declarado a síntese da Carnitina efectua-se no Organismo a partir de dois Aminoácidos essenciais a Lisina e a Metionina, que são fornecidas pelos Alimentos, e diversas Vitaminas intervêm nesta síntese tal como o Sulfato Ferroso, porque os Tecidos dos nossos Pombos elaboram-na a Carnitina, diariamente entre as 8 e 10 gr ou mais, consoante o tipo de rações, ricas ou não em Prótidos, o que é em todo caso mais que suficiente no Organismo dos Pombos correios preciso não exagerar.

A Carnitina é um queimador de Gordura, e os nossos Pombos não sofrem de qualquer carência dela, portanto o seu fornecimento em doses elevadas quer em Rações, quer em medicamentos na Água de bebida, não servem para nada, apenas e só, para formalizar Ácido Úrico quando aplicado em excesso, e isso não será muito conveniente.

A COENZIMA Q – 10: Esta promovida á categoria Ergogénica por diversos especialistas em Desporto, substância que enfileira entre os Lípidos, mas possui uma localização e uma tarefa muito específica, porque encontra-se num pequeno compartimento da Célula, a Mitocôndria que se pode comparar a uma central Energética.

A Coenzima Q 10 intervém nas ultimas reacções que utilizam o Oxigénio para fornecer as calorias tão desejadas ao Atleta Pombo-correio esta sucessão de ultimas etapas chama-se cadeia Respiratória, porque a Coenzima Q 10 não se encontra nos Alimentos, mas até pelo contrário, pode-se administrar sob a forma de preparação medicamentosa, o que faz correntemente para tratar certas Doenças do foro Cardíaco e Respiratório, estes bons resultados deram a ideia de testar o produto com variadíssimos Desportistas, assim como na Columbofilia, com a sua utilização pode-se obter excelentes resultados Desportivos, mas correndo sempre o risco de uma aplicação exagerada do produto, e aqui, aparecer os chamados radicais livres, composto com forte poder devastador de uma Colónia, dai ter que existir muito cuidado na sua aplicação, nunca exagerar na aplicação deste pequeno Ergogénico como fazem alguns Desportistas, depois correndo o risco tão indesejado.

GINSENG e ELEUTEROCOCO:

No extremo Oriente são consideradas as duas Plantas mais Estimulantes e Rê equilibrantes, no Ocidente pouco a pouco, admitiu-se que os extractos de vegetais constituíam um poderoso Ergogénico destituído de qualquer Toxicidade, no entanto só recentemente foram fundamentados trabalhos Científicos que provaram a sua consistência desta hipótese, colocando-a como sendo uma das melhoras em termos Desportivos.    

Testado por exemplo num ciclo de treino compreendendo a Musculação e corrida em linha, a aplicação do Ginseng (Eleuthromax) á razão de 1500 mg durante alguns dias, origina em comparação com o placebo um ganho de força muito, muito significativo.

Outra aplicação possível deste produto será no Meio Fundo, e Fundo, para os quais este vegetal de seu nome comercial Eleuthromax oferece uma melhor recuperação com resultados bastante significativos, parece que o Eleuterococo e sem duvida o Ginseng, com princípios activos muito próximos constituiriam uma espécie de harmonizador das funções hormonais especialmente as implicadas na resposta á Fadiga e ao Stress.

Em fase de recuperação do Pombo-correio fatigado, durante um ciclo de competições muito próximas, durante as viagens para os locais de solta, e as provas Desportivas, o consumo destes extractos de Vegetais pode ajudar e em muito a restaurar o bom estado geral em termos competitivos, neste sentido pode-se falar de um excelente Ergogénico de aplicação muito fácil na Ração o Eleuthromax.

DIVERSOS: Outras substâncias nos últimos Anos têm sido analisados e chamados de produtos Milagrosos, e outros o serão sem sombras de dúvidas nos próximos tempos, enquanto assim os Desportistas ou os Columbófilos o entenderem, e acreditarem que um só produto pode por si só, resolver todos os problemas da boa forma dos próprios Pombos, e poupá-lo a uma difícil reflexão sobre a Alimentação destes.

Que compostos 100% Naturais posso desde já desmistificar em termos futuros? Posso aconselhar: o Fer X 2000, o Floradix Elixir, o Haemavite, o Vitan Speed, o Promac Aves, o Vita – E - Plus (nova formula), o Eleuthromax, o Xarope de Seiva, Malte de Cevada em Xarope, a Inosina, a Vitamina B 15, a Lecitina de Soja Xarope, o Ovo + Iogurte + Levedura de Aveia grande estimulante Imunitário, Gema de Ovo + Alho em Pó Medicinal + Canela em Pó outro grande Ergogénico, entre outros que merecem alguns estudos, embora não passem de produtos de grande qualidade, e de um estudo aprofundado mas de mera simbólica, e todos os produtos 100% Naturais.

A pouco, e pouco, o êxito Desportivo, a Cura de Doenças com produtos 100 % Naturais, convence a maioria dos Columbófilos Europeus, assim como todos os profissionais que trabalham e se dedicam á Saúde Animal pois será um êxito garantido, e com esta garantia do sucesso, só será cego, aquele que não quer ver.

Mas sejamos claros, a primeira preocupação do Columbófilo deve passar por adquirir Pombos de grande qualidade, depois bem recuperados após as provas Desportivas, porque aqui é que parte o grande segredo da Columbofilia, e nunca procurar a todo e qualquer preço um produto MILAGROSO que faça as grandes delícias do nosso Desporto, tudo um engano e nunca colocar o Carro á frente dos Bois, neste maravilhoso Desporto que tanto amamos e gostamos a Columbofilia. 

ALEXANDRE MARIA PEDRO

NUTRICIONISTA ESPECIALIZADO NO DESPORTO COLUMBÓFILO

EMAIL: alexandremariapedro@hotmail.com