NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
DOENÇAS VERMINOSAS EM POMBOS CORREIOS 13-08-2018


DOENÇAS VERMINOSAS EM POMBOS CORREIOS

A Ciência que estuda os Parasitas a Parasitologia interessa-se não só pela indentificação dos agentes, mas ainda pela sua Biologia com especial cuidado quanto ao seu ciclo evolutivo, bem como pela sua distribuição geográfica, meios de prevenção e combate, incluindo o que é promovido através do uso de Medicamentos ditos Antiparasitários.

O termo Parasita logo por si dá uma ideia de qualquer coisa incómoda e prejudicial que não será desejável, no campo da Biologia o Parasita é uma entidade perfeitamente definida pelas acções prejudiciais de que é agente e transmissivel no Pombo Correio.

Muitos Columbófilos não sabem exactamente do que se trata e também a sua gravidade, por isso substimam enormemente estas Doenças Verminosas que pode trazer a mortalidade a curto médio prazo.

A maioria dos amadores não pensa mesmo na possibilidade da presença de Vermes nos seus Pombos porque fazem um tratamento anual, e quando estes estão Doentes apontam sempre para Doenças Bacterianas (Salmonelas), mas por quê? Outros dizem que todos os Pombos têm Vermes e acham que isso será normal e de pouca importância, mas na realidade estão completamente enganados, porque as Doenças Verminosas em Pombos correios será uma situação muito grave em todos os efeitos: Reprodutivos, Criações, Jovens Borrachos, e Pombos Adultos de competição.

Mas antes de entrar na verdadeira questão dos Vermes queria primeiro fazer notar que NÃO existe um só tipo de Verme, mas existem várias especies de Vermes nos Pombos correios e nem todos têm a mesma importância, nem o mesmo tratamento, porque quando tratamos o Verme (A), poderemos estar a alimentar o Verme (B), isto será muito importante, mas existem tratamentos 100% Naturais com resultados excelentes, e tratamentos Quimicos tambem com bons resultados, mas alguns muito Tóxicos.   

1º LOMBRIGAS: A infecção pelas Lombrigas produz nos Animais um atraso no seu desenvolvimento se estes estiverem a crescer, nos Pombos Adultos existe a perda de peso, assim como comerem muito sem nunca ficarem saciados (fome louca), com uma secreção mucolitica elevada.

A Lombriga Intestinal ou Ascaridia Galli é um Verme redondo com uns 5 a 10 centimetros de comprimento, que invade o Intestino Delgado das Aves, e que ocasiona graves contratatempos em termos Reprodutivos e Desportivos isto, caso não se tomem medidas oportunas. 

Poderei dizer sem exagero que quando os Borrachos se atrasam no seu desenvolvimento (crescimento), 30% dos casos deve-se pelo menos por culpa das Lombrigas, a infecção Verminosa mais abundante nos Pombos é os Capilares, estes se encontram em todo Mundo e as espécies próprias dos Pombos atacam igualmente todas as outras Aves, os Borrachos são como é natural particularmente muito sensiveis, mas os Pombos Adultos podem igualmente ser atacados com uma invasão maciça de Vermes se não existir o devido cuidado na sua prevenção.

Os pequenos Ovos da Verminosa são evacuados ao mesmo tempo em que os excrementos, e em circunstâncias favoráveis com a humidade, calor, e oxigénio, uma larva desta desenvolve-se no Ovo dentro de uma semana, mas quando os Pombos bicam o embrião destas Lombrigas entre os dejectos e uma vez no Intestino do Pombo adquirem o seu desenvolvimento rápido, os Ovos das Fêmeas (parasitas) saem com os excrementos do Pombo e desenvolvem-se no exterior, sobretudo se o ambiente é humido e temperado por vezes tardando em amadurecer umas duas a três semanas, com a particularidade de que os Pombos bicam os Ovos antes de tempo, aqui os embriões das Lombrigas não chegam a desenvolver-se. 

A infecção pelas Lombrigas produz no Borracho atraso no seu desenvolvimento se estes estiverem a crescer, nos Pombos Adultos existe perda de Peso, Secreção Mucolititica (escarro), assim como Diarreia, e por vezes Paralisia nas Patas em Pombos Reprodutores da qual o Columbófilo associa logo e no imediato a uma Salmonelose, e aqui, o tratamento fica completamente trocado assim como toda a situação, mas se a infecção pelo Verme for grande pode produzir a Morte do próprio Animal em curto prazo.

Nota: Todo o remédio para se fizer uma desparazitação perfeita devem ser aplicados na refeição da Tarde para que os Parasitas sejam expulsos durante a Noite, e logo pela Manhã o Columbofilo terá que fazer uma limpeza geral na remoção dos degetos para evitar uma reinfestação tão comum nestes casos e de preferência aplicar no solo do Pombal a fabulosa Cal em Pó para evitar o contágio, assim repete-se o tratamento ao fim de quinze dias, podendo repetir-se passado um tempo igual se for observado algum sintoma ou infecção.

Depois do tratamento a profilaxia consiste na administração de alimentos ricos em Vitaminas A e B, pois que especialmente a falta do grupo de Vitaminas B debilita as defesas contra a invasão das Lombrigas, por isso deve-se colocar na Ração dos Pombos o fabuloso Alho em Pó Medicinal + Vit Amino L.P.

Tratamento: Nestes casos emprega-se com grandes resultados o fabuloso Alho porque é um Antibiótico, Antifungico, e Antiviral 100% Natural protege o Organismo das infecções, elimina Tóxinas, e elimina todo tipo de Verminoses, excelente para aplicar aos Pombos: Alho em Pó Medicinal + Azeite extra Virgem colocado na Ração, ou então fazer um Chá de Cravo da India + Pau de Canela: poderosos Antiparasitários  produtos 100% Naturais com aplicação de 2 dias seguidos.   

2º TÉNIAS: Entre os Parasitas que mais estragos podem causar dentro de uma colónia de Pombos correios contam-se as Ténias, a que o vulgo normal chama de (bicha solitária), mas na realidade o Pombo pode albergar diferentes tipos de Ténias e todos estes Vermes (Ténias) têm em comum possuir uma espécie de cabeça e uma cadeia formada por vários anéis corporais transformados em ventosas que se agarram ás paredes do intestino alimentando-se da gordura ali existente.

A familia das Ténias comporta muitas espécies um tanto ou quanto diferentes no seu modo de vida, mas sempre prejudicando e altamente a Saúde do Pombo correio no aproveitamento da gordura existente no seu intestino, por vezes, o Columbófilo verifica misturado com as fezes que remove diáriamente no Pombal alguns organismos vivos de aspecto repugnante que de momento lhe chama atenção, mas pensando sempre se esta saiu tudo bem já não existe mais? Mas não caro amigo Columbófilo, se uma foi evaquada será sinal que existem muitas e muitas no Intestino dos seus Pombos.

A Ténia solitária é um parasita que vive no estado adulto em geral no intestino Delgado onde subtrai do Pombo grande parte do seu alimento que lhe é destinado, para além de lhe causar outras e muitas variadas perturbações ao nivel do sistema Nervoso, Reprodutivo, Desportivo, e desenvolvimento no geral por vezes com a mortalidade.

Tratamento: Colocar meio litro de Leite de Soja Natural + meio litro de Água + 8 gotas de Óleo de Ricinio, e colocar aos Pombos a beber durante 2 dias seguidos, ou então triturar uma Toranja inteira com casca + meia Cebola média num litro de água, depois filtrar e colocar aos Pombos 2 dias seguidos, na Ração colocar Alho em Pó Medicinal com Sumo Limão.

3º VERMES da TRAQUEIA: A Syngamose Traqueal comumente chamada Doença da Fadiga, ou do Bocejo, é produzido por um Verme denominado (Syngamus Traqueales) tem a cor Vermelho escuro, e por isso chama-se por vezes vermes coloridos, ou também, Vermes da Forquilha, porque a Fêmea e o Macho unidos têm a forma de uma Forquilha e acasalam entre si depositando os ovos na Traqueia do Pombo.

A Fêmea tem uns quatro milimetros de comprimento, e é também muito mais grossa que o Macho, que somente tem dois milimetros de comprimento, foi sempre encontrado unido, e dai, o seu nome de Syngamus que significa unido.

Estes Vermes vivem geralmente na Traqueia do Pombo, mas por vezes desce até aos Brônquios onde gera uma Respiração afugante com Pieira no próprio Pombo, porque este Verme agarra-se ás paredes da Traqueia e dos Brônquios como se fossem um Sangue Sugas, os Ovos que as Fêmeas (Verme) põem saem para o exterior através de expilro provocado pela comichão que este provoca no próprio Animal, ou então são engolidas através da Secreção Mucolitica, em cujo caso também sai através dos dejectos.

Normalmente desenvolvem-se em ambiente Húmido e directamente bicado pela própria Ave, ou por intermédio de qualquer outro Verme que os tenha ingerido préviamente, estes entram novamente nos embriões no organismo do Pombo, fixando-se na Traqueia até o seu desenvolvimento completo e normal.  

Os Pombos mais atacados são aqueles que viajam frequentemente com um contágio directo através dos cestos, depois de infectados estes contaminam os seus parceiros de vivência no Pombal, os sintomas mais comuns do Verme Syngamus será: Respiração dificil e afogante, Espilros, Bocejar frequentemente, Penas Baças, Dificuldade em engolir, por vezes os Pombos mais atacados permanecem no Chão do Pombal, muito tristes fazendo gestos não muito correctos, com a Cabeça, e o Pescoço, para trás, e para frente, isto para facilitar uma boa Respiração e por fim sobrevém a Morte por Asfixia.

Tratamento: Tem-se obtido bons resultados nesta Doença com um preparado de Iodo + Iodeto de Potássio, na ordem de 1 ml de Iodo + 2 gr de Iodeto de Potássio para 1 litro de Água durante 2 dias seguidos, ou então Bicarbonato de Sódio 1 gr para 1 litro de Água 2 dias seguidos.

Nota: Na Ração deve colocar o fabuloso Alho em Pó Medicinal + Azeite Extra Virgem para proteger a Flora Intestinal, e fazer a repulsa dos Vermes mortos através das Fezes.

4º VERMES da MOELA: Estes Vermes são de cor vermelhada com uns 2 milimetros de comprimento, e vivem na Moela do Pombo penetrando profundamente nos seus Musculos, e produzindo aglomerações caracteristicas, estes Vermes necessitam de um hospedeiro intermediário para maturizar os seus Ovos, uma vez convertidos em larvas terminam o seu desenvolvimanto na Moela do Pombo, este ao ingerir o citado hospede que pode ser através de vários factores desde: Insectos, Pedras, Caracois, Sementes detioradas, entre outros, e podem ser contaminados quando os Pombos andam em liberdade, ou ficam perdidos em provas desportivas, aqui de certeza pode existir uma in - fecção Verminosa muito perigosa, o Pombo atacado pelo Verme da Moela tem convulsões repentinas com Vómitos consecutivos, existe Magreza, perda de Apetite, e apresentam Ulcerações na Moela, e nódulos nas partes mais magras do corpo do Pombo, assim como as carnes Peitorais muito escuras junto ao externo Peitoral.

Tratamento: Tem-se obtido grandes resultados aplicando capsúlas de Alho (farmácia) pelo Bico abaixo: 1 capsúla de Alho por Pombo durante 3 dias seguidos. Nota: A capsúla deve ser humedecida em Azeite Virgem para que o Pombo possa engolir nas devidas condições, ou então fazer um chá de Hortelã porque estas Plantas aromáticas contem Óxido de Piperitenona substância que age como um excelente Vermifugo, aplicar durante 2 dias seguidos.

5º ASPERGILOSE: Nesta  Doença o Parasita é um Fungo, denominado por Aspergilus, e apresenta-se em forma de uma Penugem Verde Acizentada na Traqueia, Bronquios, e Sacos Aéreos, os Pombos por vezes ingerem Sementes (grãos) estragados cheios de humidade e bolores o que significa já estarem contaminados com estes Fungos que se fixam nas condutas Respiratórias, por vezes os sintomas são imprecisos e comuns a outras Doenças tendo o Pombo falta de Apetite, Respiração cansantiva com algum ruido ou Rouquidão, Enfraquecimento geral, Penas Enriçadas, aumento de Sede, Passos Vacilantes, e por fim Diarreia levando á Morte caso a infecção seja muito extensa,  e que não seja tratada no tempo e momento certo.

Tratamento: Poderemos utilizar e com muito sucesso Sumo de Toranja nesta e noutras Doenças produzidas por Fungos ou Microfungos no caso  da Candida Albicans, porque em principio e normalmente estes Fungos vivem nas células do Papo e Flora Intestinal sob a forma de um Fungo, e alimenta-se de detritos alimentares não assimilados pelo organismo do Pombo, mas se aplicar-mos Antibióticos nestas Doenças os microorganismos antagonistas são destruidos e a Doença desenvlve-se livremente, pior ainda, adquire uma nova forma de ataque o Bolor com filamentos e esporos que até lhe permite passar a barreira dos Vasos Sanguineos e de colonizar todo organismo do Pombo provocando por vezes a sua morte, por isso muito cuidado com estas Doenças.

Estudos cientificos comprovam que todas as Aves Desparasitadas durante o dia a acção medicamentosa, ou 100% natural atuam na ordem dos 45%, mas se esta desparasitação for feita na refeição da noite os resultados são surprendentes na ordem dos 95% de eficácia, porque o descanso e o sossego das Aves serão na totalidade, dai o efeito do produto ser altamente positivo com resultados extraordinários. 

NOTA: Quando fizer tratamentos de desparasitação deve sempre no dia a seguir aplicar Água completamente limpinha assim como a comida sem nenhum aditivo, depois deve Vitaminar durante 2 dias seguidos com a fabulosa Vitamina (Multivitamino L.S) fonte de recuperação e vitalidade.

Sr. Columbófilo por favor não deixe os seus Jovens Pombos morrerem Vacine os mesmos com a maravilhosa vacina de colocar na água de bebida de Virus atenuado, siga á risca o método de aplicação e manuseamento, para ser bem sucedido e com os resultados desejados.

ALEXANDRE MARIA PEDRO

NUTRICIONISTA ESPECIALIZADO NO DESPORTO COLUMBÓFILO

EMAIL: alexandremariapedro@hotmail.com