| HERPES - VÍRUS |
20-11-2025 |
HERPES - VÍRUS
Ultimamente muitos são os Columbófilos, centenas ou milhares, que pedem a minha ajuda e opinião. Em relação ao comportamento menos bom, dos seus Pombos após a chegada de um, ou outro Concurso, com o tempo muito quente, inclusive, não só Voadores mas também falam nos Reprodutores, e Jovens Borrachos estes têm a seguinte reação, ou seja: Pequenos pedaços de Pele soltas no bico, Pontos Brancos na Língua, assim como em toda a Traqueia, ficam deitados no Chão do Pombal com Respiração Afogante, passado um ou dois dias corrimento Ocular, com as pálpebras a unirem-se (conjuntivite), Comem relativamente pouco e Emagrecem, muita dificuldade na Recuperação, com as Penas muito enriçadas, em que por vezes existe uma ou outra Mortalidade.
Depois de ter feito uma pesquisa de todos os meus documentos Técnicos e de fazer uma análise muito profunda sobre os Anos 90, e ter falado e consultado alguns amigos Médicos Veterinários chegámos á conclusão que poderemos estar perante a evolução de uma Doença, que nos Anos de 90 atacou muitas Aves de capoeira, assim como Aves exóticas, e Aves Canoras de estimação.
Esta Doença será provocada por um agente Viral de seu nome HERPESVIRÚS, a sua transmissão é normalmente feita pelas Vias Respiratórias ou via Oral, ou pela introdução de Aves Silvestres, dentro dos nossos Pombais (Pardais), ou por Ratos.
Mesmo havendo algumas Aves imunes, elas em contacto com outras, são portadoras por vezes assintomáticas. O Vírus pode persistir no ambiente por várias Semanas, sem qualquer tipo de problema ou sintoma, porque o seu período de incubação será no máximo de 25 dias, também depende, da espécie e da quantidade Virica.
Tratamento: 1º Deve-se isolar o Pombo ou os Pombos Doentes 2º Utilizar sempre um bom, Anti- Virico + Anti-Inflamatório durante 5 dias seguidos. (os 2 em conjunto). Dose: 2 ml de cada produto para 1 litro de Água (mineral) de PH (baixo).
Depois da inflamação controlada, assim como toda a Febre, deve Vacinar todos os Pombos com uma vacina de Vírus atenuado na Água de Bebida, esta de PH (baixo) engarrafada. Porque ao longo de vários Anos, assim o fiz, e nunca estive qualquer tipo de problema nos meus Pombos, também tenho vindo a ensinar e aconselhar os Columbófilos a Vacinarem os seus jovens Borrachos, com a Vacina de Vírus atenuado, e os resultados, têm sido todos os Anos muito positivos, quer em termos Desportivos, quer nas Doenças, nem Diarreias, nem Newcastle, nem Cólera Aviária, nem Mortalidade, apenas e só, resultados espetaculares
Esta Vacina deve ser aplicada dentro das normas de Higiene exigidas, e nunca pode substituir a Vacinação obrigatória pela F.P.C.
Porque a Vida tem quatro pormenores de grande importância: TRISTEZA e ALEGRIA, TEORIA E PRÁTICA. Ambas são de respeitar, mas se a Prática dá melhores resultados que a Teoria, então vamos pela Prática, porque o Desporto COLUMBÓFILO, vive de resultados e não de Teorias. Em caso de dúvida ou Doença, deve consultar de imediato o Médico Veterinário assistente de toda a Colónia, ou então os nossos serviços Técnicos porque damos todas informações.
Por Alexandre Pedro Especialista no Desporto Columbófilo (962343558).
|