NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
REFLEXÃO!!! – E A GRANDE MUDA DE PENA 30-06-2011

REFLEXÃO!!! – E A GRANDE MUDA DE PENA

Não, não meus caros amigos, eu não estou aqui para receber os vossos agradecimentos, pelo contrário eu é que tenho que felicitar e dar os Parabéns a todos vós, pela preferência, pelo vosso trabalho, e pela vossa matéria prima (pombos) porque foram vocês, mais os vossos Pombos, que fizeram todo o trabalho e só terei que dar os Parabéns aos Campeões. Os que não conseguiram chegar ao topo, paciência, mas também merecem os meus Parabéns. Eu simplesmente estou aqui para explicar, esclarecer dúvidas e ensinar tudo o que sei, o que aprendi, e estudei sobre Columbofilia, porque será esta a minha especialidade e a minha responsabilidade e em nada me têm que agradecer.

Mas o trabalho ainda não acabou, agora estamos no momento de REFLEXÃO.

A Campanha Desportiva já acabou, vamos limpar a nossa mente e reflectir sobre o que correu bem e o que correu mal, porque a Columbofilia é um Desporto, mas também um investimento, sem rentabilidade, é certo, mas se ganharmos em termos Desportivos e Psicológicos já será muito bom, porque será um bom incentivo para a Grande Muda de Pena, e Ano seguinte, e este nosso investimento por vezes, será um pouco acima das nossas possibilidades.

Quando chegamos ao fim e os resultados são meramente Negativos, por vezes com uma Colónia extraordinária.  Pombos bons todos temos, por vezes não aproveitamos as suas potencialidades, porque entramos em caminhos errados, e não seguimos um sistema Profiláctico adequado e acompanhado.

A Columbofilia Moderna assim o exige, como todos os Desportos, porque não existe nenhum desporto, que não tenha o seu Técnico (grátis) a acompanhar e aconselhar.

Aqui será o grande ponto em que teremos que REFLECTIR, sobre o que correu bem, e o que correu mal, e o que queremos em termos futuros e sermos justos e honestos para connosco e nossos Pombos, se vale a pena fazer coisas desajustadas e desaconselhadas por vezes sem nexo e razão de o ser, mera ilusão, porque o tempo dos produtos milagrosos acabou. Aqui só se ganha com Pombos bons, com trabalho, bons conselhos, saber ouvir e executar, e todo aquele, que se dedica de alma e coração.

A Muda será o barómetro de SAÚDE.

A Muda é a função natural de capital importância, para o estado de Saúde dos nossos Pombos, que se prolonga por todo o Ano. É um fenómeno constante que segue em marcha uniforme, em cada um dos nossos Pombos, e será invariável na sua caminhada normal, mas varia contudo de Pombo para Pombo conforme sua data de nascimento, o seu estado Patológico, assim como de Pombal para Pombal e da localização de cada um.

De Julho a Novembro, é a Muda que retém a atenção dos Columbófilos, já que esta lhes permite conhecer o verdadeiro estado de Saúde dos seus Pombos.

Neste período certos amadores têm tendência em deixar cair os braços, quer por cansaço, quer por negligência, já não tratam dos seus Pombos tão regularmente, suprimem por vezes, uma refeição quando chegam um pouco mais tarde a casa, não seguem o estado de Saúde da sua colónia, não acompanham regularmente o desenvolvimento dos seus Borrachos, que serão o futuro.

Mas claro que nada disto pode acontecer, até pelo contrário, teremos que redobrar a vigilância e os nossos cuidados dando-lhes mais atenção, uma alimentação variada, com muito MILHO e um bom GIRASSOL PRETO, muito rico em ENXOFRE, as Vitaminas-Vit-Amino-Lamons e de todos os condimentos de que necessitam, não esquecer o ÓLEO de LINHO (biológico) extraído a frio, de grande importância nesta fase da vida do Pombo muito rico em minerais, magnésio, fósforo, zinco, ómega 3 e ómega 6 entre outros, muito benéfico para a Saúde e plumagem dos nossos Pombos, também muita verdura, mas ATENÇÃO todas as verduras devem ser bem lavadas e borrifadas, com água e Vinagre, deixar enxugar e depois colocar á vontade dos nossos Pombos, porque qualquer erro neste aspecto pode ser fatal, não nos devemos afastar deste caminho, nem desta lógica, porque se acontecer a factura paga-se mais tarde, e cara.

Se a Muda na parte final for reconhecida (está aprovado) como a garantia de uma boa Saúde, porque se assim não for, não existe prémios em 2012, visto que um Pombo Doente não Muda, é a melhor e a principal indicação do grau de usura de um Pombo, é aliás curioso constatar que certos Pombos envelhecem muito rápido de um Ano para o outro, aqui o Columbófilo terá que ter um grau de inteligência de saber ler o grande livro na plumagem dos seus Pombos, porque esta leitura dá-nos todas as indicações sobre a Patologia do seu grande voador, é também Barómetro da Vitalidade e evidência os Pombos com um potente organismo, e um equilíbrio Psicológico e uma Saúde orgânica perfeita.

Um Pombo cujo organismo não será capaz de produzir boas Penas, não possui ou não possuirá muita Vitalidade ou este, ou estes encontram-se em declínio, o que de facto pode acontecer. O estado da nova Pena acabada de nascer dá-nos logo a indicação da sua frescura ou do seu envelhecimento, quer na parte Desportiva, Reprodutiva, Psicológico e Físico, é pois indispensável conhecer as marcas que provam sem engano o grau de frescura dum Pombo.

O Pombo já acabado, ou em declínio, mesmo que tenha realizado uma boa Campanha Desportiva, poderá produzir Penas defeituosas, enfraquecidas, desfiadas, e com manchas parciais nas barbas, este defeito nota-se bem quando viramos a Asa para a claridade ou luz, quando a plumagem que se descolora (perde cor) nas primárias e secundárias é um outro indicador, os defeitos também se verificam quando passamos os dedos sobre a haste da Pena esta análise é o maior indicador da fragilidade do Pombo, durante a Muda.

As centenas de Columbófilos que me procuram e trazem Pombos para eu ver, sabem bem que será o primeiro barómetro de análise que faço a um Pombo, para detectar qualquer defeito, depois o seu estado de SAÚDE, para que esta situação não aconteça, ou tentarmos minimizar estes defeitos devemos dar 2 vezes por semana os grandes reconstituintes orgânicos Pecutrin + Propilenoglicol durante a Grande Muda de Pena.

Todos os Columbófilos reconhecem a importância do período no decurso do qual os Pombos renovam completamente a sua plumagem, porque o sucesso da próxima Campanha vai depender mesmo disso, porque uma colónia que faz uma Muda perfeita e aparece em Novembro, com um manto novo e de grande qualidade renovará certamente as suas grandes prestações Desportivas, e o Columbófilo pode olhar o futuro com garantia e confiança.

Essa Muda perfeita prova que os Pombos recuperaram o desgaste Físico e Psicológico e possuem as reservas que lhe são necessárias para se classificarem á cabeça no Ano seguinte, e aqui será a garantia que o Columbófilo fez todo o trabalho de casa, conforme recomendado pelos meus conselhos.

Em certas colónias que ao acabar a Campanha Desportiva são deitadas ao abandono, por vezes pela circunstância da vida, estas, terão que ser muito bem recuperadas com uma alimentação abundante, reconstituintes consecutivos, minerais, verduras, fusões enfim um certo numero de coisas para poder recuperar o tempo perdido.

Mas nunca fica uma Muda perfeita, porque as mazelas impostas pelo nosso Desporto, o desgaste Físico, Encestamentos consecutivos, requer o nosso grande apoio na parte inicial desta transformação natural da vida de uma Ave, porque depois os defeitos são bem visíveis no grande livro que será a MUDA de PENA, e o futuro da nova Campanha Desportiva poderá ficar comprometido assim como o estado SANITÁRIO desses Pombos.

Por vezes o Columbófilo ao tentar recuperar recorre com muita regularidade a Sementes Oleaginosas para acelerar o tempo perdido mas isso será um erro terrível, porque estas Sementes perturbam o sistema imunitário, assim como o sistema Nervoso do próprio Pombo, por isso nada de: Cânhamo, Semente de Nabo, ou Colza, neste caso, por isso deixar correr tudo normal e sem pressas.  

CONCLUSÃO: Por vezes, ao termos certas atitudes, ficamos a dançar com a mais feia.

Mais uma vez com este meu artigo penso ter esclarecido alguns Columbófilos, pelo menos os mais JOVENS, porque são o futuro deste grande DESPORTO que é a COLUMBÓFILIA.