NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
O IOGURTE NATURAL + GEMA DE OVO - QUE BOM PARA OS NOSSOS POMBOS 12-07-2011

O IOGURTE NATURAL + GEMA DE OVO

QUE BOM PARA OS NOSSOS POMBOS

Todos os anos, praticamente toda a plumagem dos Pombos se renova. Esta renovação faz-se de forma contínua durante todo o ano, mas há, mesmo assim, épocas durante as quais a Muda pára completamente. Cada pena é substituída numa determinada época mas varia conforme o Pombo. A cadência com que a plumagem se renova é um carácter inato.

O fenómeno Fisiológico da perda de uma Pena e da sua substituição por uma nova, de cor e de forma absolutamente idêntica, é bem conhecida no ponto de vista científico. A ciência ensina-nos também qual é a composição das Penas, o que nos permite conhecer a alimentação racional que poderá, nesta época, cobrir as necessidades dos nossos Pombos como seja o IOGURTE NATURAL + GEMA de OVO (em batido).

Aqui devemos lembrar muito particularmente de que a Pena é feita principalmente de PROTEINAS e que é bastante rica em ENXOFRE. Por isso recomendo a leitura do meu artigo anterior, porque o STRIDE. M.P é muito rico em ENXOFRE e com o enriquecimento do IOGURTE NATURAL + GEMA de OVO (em batido) fica uma Muda muito Saudável, e perfeita.

No momento certo a antiga Pena vai sair do seu folículo empurrada pela nova Pena, que estava em vias de formação a seguir a uma secreção hormonal.

Não se conhece exactamente o mecanismo hormonal que faz iniciar o conjunto do fenómeno mas conhecem-se as condições que devem estar reunidas para que uma Pena ou um grupo de Penas mude.

É assim que se sabe, por exemplo, que estas hormonas não são segregadas quando o Pombo está DOENTE, quando está ESGOTADO, ou quando sofre de carências importantes. Por isso é que devemos aplicar todas estas riquezas naturais durante toda a MUDA de PENA.

Os Lactobacilos contidos nos IOGURTES (lactobacilos bulgários e lactobacilos acidófilos) são protectores da Flora Intestinal e estimulam o sistema Imunitário. O Lactobacilo bulgário pertence a uma família muito importante de fermentos, os Lactobacilos, descobertos no fim do século passado num leite caucasiano fermentado chamado de KÉFIR, caracterizado e muito apreciado por resistir tanto a temperaturas elevadas como ao frio.

Nos Bífidos há uma Bactéria, a Bifidobactéria  Bifidús, a qual possui virtudes que despertam o interesse do Mundo da Medicina Humana e Veterinária. Além disto, o papel destas Bactérias chamadas também de fermentos Lácticos, é múltiplo e parece ser, aliás, um dos segredos da longevidade do ser humano, assim como dos nossos Pombos, caso que eu próprio posso confirmar em Columbofilia.

Ao misturarmos na Ração o IOGURTE NATURAL + GEMA de OVO (em batido) estamos a introduzir um grande valor Energético, assim como milhões de germes vivos, que são suficientemente resistentes para atravessar as células do papo e chegarem à Flora Intestinal e aí participarem activamente, nomeadamente ao segregarem o Ácido Láctico

Esta Flora à qual me refiro representa cerca de 400 espécies Bacterianas em permanência no Tubo Digestivo dos nossos Pombos. Sem esta flora não poderiam sobreviver muito tempo neste nosso meio columbófilo com encestamentos consecutivos e com excesso de Micróbios tanto Exógenos como Endógenos. As Bifidobactérias são capazes de ajudar e de estimular os seus semelhantes que se encontram na Flora Intestinal.

É importante aplicarmos este conjunto do IOGURTE NATURAL + GEMA de OVO (em batido) para renovarmos uma Flora Intestinal que se deteriora com facilidade, causando inúmeras infecções ao nível do Intestino, por certas agressividades que fazemos com Antibioterapêuticos e outros.

Algumas Lactobactérias produzem Bactériocinas, substâncias Proteicas tipo mísseis que, abrindo pequenos buracos na parede celular de Bactérias Patogénicas, têm uma acção mortal contra estas. Do ponto de vista da protecção contra certas Doenças, estas Bactérias são particularmente interessantes como o demonstram as pesquisas científicas.

Note-se que o Lactobacilo Acidófilo diminui a quantidade de 3 Enzimas que produzem no Intestino substâncias Anti- Infecciosas, sem esquecer que estas Lactobactérias produzem a Acidofilina, substância com propriedades ANTIBIÓTICAS muito úteis ao organismo.

Tanto ao nível da manutenção como ao nível da alimentação o IOGURTE NATURAL + GEMA de OVO deve ocupar um lugar importante todas as semanas dentro dos nossos Pombais, na alimentação dos nossos Pombos.

O interesse destes IOGURTES, nomeadamente os Bífidos, baseia-se no equilíbrio da Flora Intestinal e no bem estar das nossas Aves. Os Microrganismos têm uma acção Fisiológica sobre o metabolismo, sobre a Imunidade e dai a resistência às Infecções, porque as Bifidobactérias protegem o tubo Digestivo das agressões dos Micróbios, Vírus, fungos das Rações, e das Cândidas Albicâns, que se têm vindo a tornar uma verdadeira praga na Columbofilia Moderna, quer nos Borrachos, quer nos Pombos Adultos.

Estas Bactérias asseguram a Desintoxicação do organismo contra poluentes externos e internos, particularmente o Amoníaco e os Nitratos formado pelo excesso de fezes acumuladas no Pombal. As perturbações Hepáticas muito frequentes caracterizam-se por uma acumulação de Amoníaco ao nível do Ácido Láctico e Ácido Úrico, que o Fígado não consegue expulsar e Desintoxicar. Além disso também provoca alterações e perturbações Nervosas aparentemente sem causa, em que os Pombos ficam a tremer das Asas com certa frequência, e excitados dentro do Pombal com perca apetite.

Agora debrucemo-nos igualmente sobre a acção do IOGURTE na assimilação do Cálcio, Mineral difícil de ser assimilável pelo organismo dos nossos Pombos. Além disso, os Medicamentos que aplicamos com uma certa frequência dificulta a absorção do Cálcio, porque este é eliminado muito rápidamente pelo organismo, enquanto a Lactose contida no IOGURTE favorece e acelera a absorção do Cálcio. Dai o grande interesse deste artigo explicar que deve aplicar aos Borrachos e Pombos Adultos o IOGURTE NATURAL + GEMA de OVO (em batido) para que os Adolescentes e os Adultos não sofram de problemas reumatóides ou de uma possível Paratifose nem a curto nem a longo prazo.

O IOGURTE é muito pobre em Lipidos e logo fornece pouca gordura, cerca de 0,3%, por isso e pela minha experiência aconselho a juntar a GEMA do OVO porque ai o teor de gordura sobe para os 12% o que será óptimo para uma excelente Muda de Pena muito Saudável.

Mas ao aplicarmos o IOGURTE NATURAL + GEMA de OVO (em batido) por cima da Ração, devemos enxugar esta com as Leveduras Pró e Prébioticas ORGANEW para enriquecer ainda mais este valor nutritivo, com alto teor Proteico e Vitamínico, sendo uma riqueza completa e natural para os nossos Pombos, a um preço altamente reduzido para uma Columbofilia justa e Moderna.

PORQUÊ O ORGANEW? Porque este contém microorganismos vivos e essenciais, naturalmente presentes no trato Intestinal que auxiliam na Digestibilidade dos alimentos e na eficiência alimentar indicado como coadjuvante em tratamentos de DIARREIA, no desmame dos Borrachos, mudanças de alimentação, STRESS, sindroma da má absorção alimentar, melhora no crescimento e ganho de peso. Melhora o aproveitamento dos nutrientes e diminui o volume das fezes diária, o que quer dizer que existe um maior aproveitamento orgânico.

Este PRÓBIOTICO é composto por Bactérias benéficas naturalmente presentes no trato Intestinal de todos os Animais. O uso de Próbioticos adequados e ajustados tem a função de prevenir a colonização de Bactérias Patogénicas por competição umas com as outras, melhorar a absorção de nutrientes e auxiliar na síntese de Vitaminas e PROTEINAS. Como a Pena do Pombo é formada por 90% de PROTEINAS e de uma hormona celular de seu nome CERATINA, aqui existe a grande razão pela qual aconselho o ORGANEW – PRÓ – PRÉBIOTICA na grande Muda de Pena que será o futura da Campanha Desportiva 2012.

Mais uma vez com este meu artigo penso ter ajudado e esclarecido os COLUMBÓFILOS, pelo menos os mais JOVENS, que serão o futuro da Columbofilia Moderna, porque o lema deste MESTRE será – Respeito, Humildade, Dinamismo, Determinação, Ensinamento, Organização e Companheirismo para com todos os COLUMBÓFILOS.