NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
LEPTOSPIROSE - URINA DE RATO MATA POMBOS, HUMANOS E OUTROS ANIMAIS 27-09-2011

 

LEPTOSPIROSE

URINA DE RATO MATA POMBOS, HUMANOS E OUTROS ANIMAIS

1º O que é a Leptospirose: É uma Doença Infecciosa causada por uma Bactéria chamada Leptospira presente na Urina dos Ratos.

Não será uma Doença muito conhecida ou falada no meio Columbófilo mas, para nós que lidamos todos os dias com todo tipo de Aves Doentes, temos a certeza que basta o contacto com a água ou comida contaminada pela Urina de um Animal Doente (Rato, Pardal, Cão ou outros) para destruir uma colónia de Pombos Correios ou outras Aves.

Como se pega a Doença? A urina de rato pode contaminar as águas de Poços, dos Lagos, dos Rios, assim como a água dos bebedouros dos nossos Pombos, do Grite, Bloco Salgado e da própria Comida, quando estes têm acesso a esta, porque este Rato é RATO, joga no toca e foge. Quando existente nos nossos Pombais, procura estas situações, Urina e foge, normalmente pela noite. Como o grau de Acidez da Urina é elevado esta seca muito rápido e nós Columbófilos nem sequer damos por isso, assim como nos armazéns e distribuidores que conservam as sementes.

No ser Humano esta introdução da Infecção também será feita através da água de bebida ou de um arranhão ou de uma ferida no corpo, porque a Bactéria da urina de Rato penetra através da Pele. Também existem outras modalidades de transmissão que têm sido pouco relatadas, porém ainda com pouca frequência, como contacto com o Sangue, Tecidos e Excrementos de Animais que tenham ingerido água, ou Alimentos contaminados ou também por via Transplacentária.

 Aqui chamo a atenção dos Srs. Columbófilos que têm cães de Caça ou outros, também Galinheiros, Pocilgas, Barracas ou até poças de água ou charcos em que possam albergar os tais intrusos indesejáveis e estejam junto aos Pombais porque os Pombos, ao andarem à solta, podem debicar aqui e ali, inclusive os excrementos dos outros Animais, ou até beberem água e haver uma contaminação directa, o que por vezes, ao serem contaminados não manifestam a Doença no imediato.

Alguns Pombos podem ser portadores assintomáticos da Doença e mesmo assim, ter a Bactéria incubada durante um Ano, e demorar o mesmo tempo a transmiti-la para outros Pombos, e para o ambiente, como também, pode haver a transmissão vertical através do OVO. Os Pombos JOVENS são os mais susceptíveis à Leptospirose tendo também uma incidência maior nos Borrachos entre os 10 e 20 dias, (desmame) porque estes entram em Febres altas, deixam de comer, Diarreia e repentinamente começam com hipotermia a tremer das Asas com Icterícia, muito arrepiados, pálidos, e a mortalidade está instalada.   

A partir daqui esta pode demorar 3 a 4 semanas até sua evolução, e depois a evolução será lenta e confusa, porque podemos confundir com uma Micoplasmose, porque os Pombos ficam Sonolentos, muita Febre, Olhos semi-fechados, Carunculas Húmidas, Penas enriçadas, e vão perdendo o apetite lentamente, assim como a sua própria alegria, isto nos Pombos Adultos, porque nos Borrachos mais velhos será quase no imediato, porque entram em Febre Alta e Icterícia Ocular, pálpebras descoloridas e húmidas, depois a contaminação será abrangente a todos os Animais existentes naquele espaço, através da Urina que sai nas Fezes, como através da água de bebida, as Fezes apresentam-se num Amarelo Esverdeado um pouco liquidas com Desidratação corporal e se não for diagnosticada a tempo será complicado.

A Leptospirose é uma doença curável quando diagnosticada a tempo e de forma rápida, agora quando andamos a pensar que sim, e depois não, e andamos a dar de tudo, e nada resulta, depois será tarde, e pouco já há a fazer, ou mesmo nada, porque primeiro temos que controlar a Febre e não os deixar entrar num estado de fraqueza e só depois actuarmos tecnicamente com Medicamentos adequados.

A humidade e a presença de Animais domésticos, ou selvagens, como os Ratos ou Pardais, propiciam o aparecimento desta Doença Sazonal que se declara a partir de Setembro e todo o Inverno. É em Animais como os Ratos e os Bovinos que a Leptospira encontra os seus hospedeiros preferenciais embora sobreviva também noutros Animais assim como o Cão, o Pombo-Correio entre outros. O sistema Urinário destes Animais é o meio onde esta Bactéria se sente melhor, pelo que é através da Urina que se dá o grande contágio para o ser humano raramente através do contacto directo com o Animal infectado, no Columbófilo poderá ser através da inalação de partículas dentro do Pombal, de secreções infectadas pelo Pombo, que pode causar problemas Respiratórios, Asma ou Pneumonia.

Quando deixamos os nossos Pombos em liberdade no Banho, ou para exercitar um pouco ou andarem á vontade, quem nos diz que, qualquer recanto não possa ser um foco potencial de contaminação, um monte de Areia, algum lixo, uma poça de água, até os legumes da horta caseira, ou as Flores do canteiro, porque será em contacto com estes elementos que coloca os nossos Pombos em risco, porque quem nos vai dizer, que ali não existe uma Urina contaminada com a Leptospirose.

Por isso sempre aconselhei os Columbófilos que antes de dar as verduras aos seus Pombos lave muito bem estas, com Água e Vinagre, para diminuir este tipo de situação, ou se por acaso for buscar Areia á Praia para colocar dentro dos Pombais, ou nas tigelas dos Borrachos, arranje sempre areia húmida da Água do Mar, e coloque a secar em sua casa num lugar seguro, e ao abrigo dos intrusos Ratos ou Pardais para não correr riscos perigosos.

Por vezes nós Columbófilos também entramos no facilitismo, porque quando perdemos um Pombo Bom, ou Razoável e depois este aparece passado algum tempo, nós colocamos no imediato na Reprodução, sem nunca nos preocuparmos por onde este andou, o que comeu, ou o que bebeu, depois vamos Reproduzir com ele, ou eles, e todos os seus filhos entre os 10 e os 20 dias acabam por morrer, e não nos recordarmos ou termos em mente, que esta Ave pode estar fortemente contaminada com a Leptospirose e todos seus filhos destruírem toda uma boa colónia de Borrachos, já bem desenvolvidos, depois dizemos que temos azar, assim como apanharmos um Pombo perdido e gostarmos dele, depois colocarmos na Reprodução então ai será duas gravidades 1º porque não o denunciou às autoridades competentes 2º porque não esteve os cuidados Sanitários adequados e ajustados, neste tipo de situação, que será a chamada quarentena.

Quando estiver Pombos com estes sintomas deve contactar no imediato um Médico Veterinário ou um Técnico Especializado em Doenças de Pombos-Correios, e não ter vergonha de denunciar que provavelmente entram Ratos ou Pardais no Pombal, para facilitar o diagnóstico, que muitas vezes será feito telefonicamente sem termos acesso às Aves em questão, e o Columbófilo esconde sempre algo, na sua divulgação, aqui não há que ter medo, ou vergonha, porque será para salvar uma colónia de Pombos Correios, os grandes atletas do amanhã, e que todos nós tanto gostamos.

O tratamento será sempre prescrito pelo Médico Veterinário ou Tecnico Especialista que tomar conhecimento da situação.

 Aqui penso que será de grande interesse, que o Columbófilo tenha sempre em seu poder dois grandes produtos de alta qualidade, e ao mais pequeno sintoma aplicar no imediato aos seus Pombos, sem rejeição, que será o ECODIAR- Óleo de Orégão - um Antimicrobiano altamente potente, e as Leveduras Pró e Prébioticas ORGANEW na protecção da Flora Intestinal para não haver Desidratação das Células Epiteliais, estes dois grandes produtos, podem salvar uma colónia. Depois seguir a prescrição feita pelo especialista que acompanhar a evolução da Doença.

Mais uma vez com este meu artigo penso ter ajudado e colaborado na evolução dos Columbófilos, pelo menos os mais JOVENS que são o futuro da Columbofilia Moderna, Ensinando sempre com Honestidade, Trabalho, Humildade, e Respeito pelos Columbófilos, sempre ao vosso dispor para qualquer informação, este sempre amigo.