NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
O SABER NA COLUMBOFILIA AO ALCANCE DE TODOS 03-04-2012

O SABER NA COLUMBOFILIA AO ALCANCE DE TODOS

A CIRCULAÇÃO SANGUINA:

 A capacidade de resistência, recuperação, e cura dos Pombos, tem sido frequentemente notada e comentada ao longo de vários Anos. De facto uma Ave pode voltar dum Concurso muito mal tratada, (ferida) mostrando provas evidentes de colisão com Fios, Arames, Antenas ou outros, mas dentro de poucos dias as Feridas saram, e depois de convenientemente tratadas, e o Pombo bem descansado, pode ser enviado novamente a Concurso, logo aqui, se vê, a fibra e a vontade de vencer, desta pequena Ave, que tanto devemos respeitar.

Existem muitos exemplos de Pombos regressados a Casa com múltiplas Feridas, e terem-se classificado bem e até mesmo tirado prémios de cabeça não muito tempo após esses acidentes, será uma coisa fora do normal em Animais de competição, eu considero extraordinário.

Esta facilidade de Cura deve-se á riqueza do Sangue e á sua rápida circulação. O Coração do Pombo pulsa muito mais rapidamente do que o Coração do ser Humano, tornando o Sangue rico em Glóbulos Brancos e Globos Vermelhos. Tal como nos seres Humanos, a função especial dos Glóbulos Brancos é a Cura dos Tecidos danificados, e o combate às possíveis Doenças, dai que a alta Velocidade da circulação Sanguínea torne possível a rápida cura dos males. O Sangue tem também outras funções tais como, a de transportar os Alimentos digeridos através do Corpo, e levar o Oxigénio a todos os pontos vitais.

RESPIRAÇÃO:

O Ar é respirado através do Bico e das Fossas Nasais, passa através da Fenda no Palato e desce até aos Pulmões. Aqui o Oxigénio é transportado para a corrente Sanguínea, através das paredes dos Pulmões. Este Sangue rico em Oxigénio é bombeado através das Artérias as quais se vão dividindo em tubos cada vez mais pequenos até aos Capilares onde o Oxigénio é transferido do Sangue para toda a parte do Corpo, do Pombo Correio.

Assim o Sangue perde o seu Oxigénio, muda de Vermelho brilhante para Azulado e regressa ao Coração através das Veias, para ser transportado até aos Pulmões, e novamente vai recarregar com Oxigénio. A acção dos Pulmões do Pombo difere dos Pulmões do ser Humano. Nas Aves os Pulmões são pequenos, e o Ar respirado, passa destes, para os Sacos Aéreos. Estes Sacos Aéreos que são nove ao todo, formam almofadas protectoras dos Órgãos Internos dentro das Costelas, á excepção do primeiro que fica situado na Goela, perto do Papo.

Eles permitem ainda aos Pulmões usar Ar completamente limpo, tanto na Inspiração como na Expiração, e esta dupla acção Respiratória equivale á transpiração do ser Humano. O Pombo não possui poros na Pele, para transpirar, e assim o excesso de vapor de Água é absorvido pelos Sacos Aéreos, e expelido pelo movimento de levantamento do Esterno. Deve notar-se que a parte activa da Respiração num Pombo é Expirar e não Inspirar como no caso dos seres Humanos.

DIGESTÃO:

O Sangue é também um elemento vital para o sistema Digestivo do Pombo.

 

 

DIAGRAMA

 

DIAGRAMA

 O diagrama simplificado e mostrado ajuda a entender o complicado processo pelo qual o Pombo é capaz de usar o alimento que lhe é fornecido. O alimento é apanhado pelo Bico entre as Mandíbulas superior e inferior. Depois transportado através do Esófago para dentro do Papo. No Papo começa o processo da Digestão com o amaciamento dos Grãos que o Pombo comeu, e a sua passagem progressiva para o Estômago. No Estômago os líquidos vindos das Glândulas Estomacais são projectados sobre os Alimentos assim dando continuidade á sua transformação.

Do Estômago o Alimento mover-se-á para dentro da Moela, que será um Órgão vital para o Pombo, visto que este, não tendo Dentes, é aqui que o Alimento é triturado e transformado em pedacinhos bastante pequenos para serem completamente digeridos. Este processo de trituração é auxiliado pelo Grit ou Casca de Ostra. Os Pombos bravos conseguem obter o Grit ou pequenas Pedras nos Campos ou nas Rochas, mas os Pombos Correios, ou as Aves Domesticas é necessário administrá-lo e nunca deixar faltar. 

Compreender-se-á facilmente que a Digestão das Aves e a sua Saúde pode ser posta em causa, por falta de Grit ou Casca de Ostra ou se for insuficiente a quantidade que se lhe colocar.

O Grit que a Ave come pode permanecer na sua Moela durante Meses ou até Anos, portanto não será motivo de alarme ou preocupação se este faltar no Pombal por um dia ou dois. Enquanto a Casca de Ostra já não será assim, esta tem uma digestibilidade bastante eficaz e repentina mas a melhor coisa, será ambos nunca faltarem no Pombal.

NOTA: Nunca deixar o Grit ou Casca de Ostra no Pombal, dentro do recipiente, mais que 2 dias seguidos, pelo facto que pode ficar conspurcada com Pó dos Pombos, Caspa dos Pombos, Duvet, entre outras impurezas prejudiciais á Saúde do Pombo, por isso deve ser renovado periodicamente.    

É no Intestino Delgado que o Sangue começa a cumprir a sua parte no processo de Digestão que aqui é completado. As Proteínas, Hidratos de Carbono, Gorduras, Açúcares e os Amidos dos Alimentos, convertem-se numa espécie de pasta (bolbo raquidiano) que pode ser absorvida pela corrente Sanguínea através dos Vasos do Intestino Delgado. Uma vez entrado na corrente Sanguínea este Alimento é bombeado com o Oxigénio dos Pulmões para Alimentar todas as partes do Corpo.

PURIFICAÇÃO DO SANGUE:

O trabalho do Sangue não acabou ainda, pois que para além da matéria inerte do Alimento não digerível que é temporariamente armazenada no Intestino Grosso para ser posteriormente excretada, há outras matérias prejudiciais formadas nos Órgãos Internos do próprio Pombo, que devem ser eliminadas.

Os Globos Brancos que combatem as Doenças, eles próprios inertes depois da acção Curativa e outras matérias prejudiciais devem ser filtrados na corrente Sanguínea. É este o trabalho dos Rins. O Fígado é também um Filtro do Sangue, mas o seu principal trabalho é fabricar a Bílis. A Bílis é vertida no Intestino Delgado para ajudar a Digestão das Proteínas e das Gorduras. Desnecessário é dizer que ambos, estes Órgãos devem funcionar perfeitamente para que o Pombo se encontre de perfeita Saúde, se algum Órgão falhar, o Pombo também falha.

O funcionamento eficiente dos Rins pode ser observado através da constatação de DETRITOS esbranquiçados envolvendo as Fezes mais escuras do Pombo.

AS GLÂNDULAS:

As Glândulas Endócrinas libertam as Hormonas, que através da corrente Sanguínea têm por principal função, estimular todas as partes do Corpo. Há várias destas Glândulas, mas, a mais importante é a PITUITÁRIA, visto ser esta, a que liberta as Hormonas que controlam as outras Glândulas. A Glândula Pituitária também contém a Hormona (prolactiu) que é responsável pela formação da Secreção do Papo, conhecida como Leite do Pombo, na altura de Alimentar os seus Filhotes nos primeiros dias.

A Glândula Tiróide fica perto da Garganta do Pombo e as Hormonas que segrega são necessárias á boa formação da Plumagem e da estrutura Óssea. O Iodo contido na Natureza ou em alguns aditivos ministráveis aos Pombos, será necessário ao funcionamento eficiente desta Glândula. Colocada na tiróide encontra-se a Paratifoide necessária ao Pombo para a utilização do Cálcio, e do Fósforo, e estimulável pela Luz Ultravioleta, e pela Vitamina D3.

As Glândulas Adrenais situam-se precisamente sobre os Rins e produzem duas Hormonas completamente distintas. Uma será a Adrenalina que acelera ou estimula os batimentos Cardíacos sobre a acção do Medo ou da Excitação, a outra será a Cortisona, ambas importantes pelos seus efeitos no Sangue e no desenvolvimento Celular.

Os Órgãos Sexuais do Macho e da Fêmea, além das suas funções normais, segregam também Hormonas que controlam a Virilidade ou a Feminilidade do Pombo. O Pâncreas, além do Suco Pancreático, fabrica também a Hormona Insulina que é indispensável à transformação do Alimento em Açúcar no Sangue. Todas as Glândulas tendem a estimular-se umas às outras, pelo que o seu correcto equilíbrio é necessário ao perfeito funcionamento do organismo do Pombo.

DOENÇAS DOS POMBOS:

A Coccidiose é causada por um Protozoário que habita no Intestino do Pombo e ai se desenvolve. Propaga-se através da água de bebida e da Alimentação, se esta estiver em contacto com as Fezes. O tempo quente e o tempo húmido favorecem a propagação da Doença. A Coccidiose é extremamente frequente. São sintomas desta Doença – Diarreia esbranquiçada ou esverdeada (cor tipo alface), Sede intensa, Plumagem Seca, Emagrecimento, nos Borrachos um atraso no crescimento. O rendimento Desportivo dos Pombos afectados diminui, ou desaparece por completo, nos casos mais agudos, pode aparecer a Mortalidade em pouco tempo se não for detectado e tratada.

NOTA: Nunca deve fazer Preventivos a esta Doença. Ou faz tratamento em caso de necessidade, ou então não faz nada. Pode e deve atenuar o aparecimento desta Doença, utilizando frequentemente o Xarope da Figueira da India ou Piteira, na dose indicada no meu artigo sobre esta Planta, uma riqueza Natural, e optimo no controle desta Doença.

A Tricomoniase é uma Doença muito frequente nos Pombos e é provocado por um Protozoário do género (tricomonas). Propaga-se através da Água da bebida, ou na Papa dos Pombos Doentes, para os Filhos. São sintomas desta Doença: Fezes muito liquidas, Emagrecimento por vezes pontos brancos na Garganta, Fios Mucolíticos no interior do bico, Mastigação em seco, quando os Pombos estão em repouso, Coçar a Vista na omoplata da Asa, por vezes também (muguet) dentro do Bico, nos Borrachos de tigela um ponto fulcral da Doença, um obsesso no Umbigo. Os Pombos afectados pela Tricomoniase falham normalmente nas provas de maior distância. Nos casos mais agudos, esta Doença pode provocar a morte a Pombos mais atacados pela Doença, tendo morte por asfixia.

NOTA: Deve fazer Preventivos á Tricomoniase na altura da Campanha Desportiva de 15 em 15 dias. Ou então deve utilizar um produto completamente Natural o Chá (Respire Melhor nº 1 Biológico) muito bom para diminuir os valores da Tricomoniase: Composição – Dextrose – Maltodextrina- Extracto de Eucalipto 2% - Tomilho 1% - Sabugueiro 1% - Echinácea 1% - Salgueiro-2% - Sumo de Limão – Mel – Extracto Própolis. Dose: 1 colher de Sopa para 1 litro de Água. Deixar ferver durante 4 a 5 minutos. Depois fica a coar durante algum tempo, quando estiver frio colocar á disposição dos Pombos, na refeição da Manhã e na refeição da Tarde, excelente, experimente e veja a diferença   

A Salmonela ou Paratifose é causada por uma, ou várias Bactérias do género (salmonela), porque será muito difícil estipular, ou designar, qual o nome da Bactéria que está activa. Esta a partir do Intestino, atinge todo o Organismo do Pombo. Propaga-se através da Água de Bebida e do contacto, principalmente da comida, também com Fezes de Pombos Doentes. São sintomas desta Doença a Diarreia, Emagrecimento repentino, muita Sede, Falta de Apetite, Rejeição a todo tipo de comida, Distúrbios Nervosos, Mal de Asa, por vezes com a formação de obsessos nas Articulações, quer superiores, ou inferiores, Pombos a Coxear, Ovos Negros, e Esterilidade.

A Salmonela pode provocar a Morte dos Pombos afectados, se estes não forem tratados a tempo. Provoca quase sempre a inutilização Desportiva de Pombos atacados pelo de Mal de Asa, ou da Inflamação Articular dos membros inferiores (Patas).

NOTA: Durante a Campanha Desportiva, nunca deve fazer preventivos a esta Doença, mas sim tratamento em caso de necessidade. O que pode e deve utilizar, de uma maneira clássica e inteligente, será o ECODIAR Óleo de Oregão, evita e previne o aparecimento desta Doença, e de outras, do foro do Pombo Correio, assim como mantém o estado Sanitário dos Pombos ao alto nível, quer nos Voadores como nos Reprodutores, fazer a aplicação conforme eu recomendo, no meu artigo sobre este produto.  

VERMES os Vermes Redondos e os Capilares são bastante frequentes nos Pombos, principalmente se estes têm a possibilidade de estar em contacto com outros Pombos, nos encestamentos consecutivos, nas caleiras dos Pombais na Terra de Jardins ou Quintais, enfim uma série de contactos que podem contaminar. Os Pombos atacados de Vermes têm Diarreia, falta de Apetite, e muitas vezes sofrem de Paralisia dos Membros inferiores, o que pode levar á confusão desta Doença, com a Paratifose ou Salmonela. A humidade e a falta de higiene facilitam a propagação dos Vermes.

Para fazer um controle desta Doença nos Pombos, durante a Campanha Desportiva, e se não quiser utilizar Fármacos, pode e deve, administrar frequentemente um produto completamente Natural (Chá de Hortelã) óptimo Vermífugo - 6 a 7 Folhas desta Planta para 1 litro de Água, deixar ferver 4 a 5 minutos, depois deixar repousar, e quando estiver frio servir aos Pombos, na Refeição da Manhã e na refeição da Tarde, excelente para controlar esta Doença, e dizemos Adeus aos Vermes.

VIAS RESPIRATÓRIAS Constituem um flagelo actual para a maioria das Colónias de Pombos Correios. Destacam-se entre estas Doenças, a Micoplasmose associada ou não, com Suco Mucolítico (escarro), e a Ornitose ou (Clamídia). Ambas altamente contagiosas e causadoras de grandes perdas de Pombos. A Ornitose ou (Clamídia) caracteriza-se, inicialmente por uma inflamação da Pálpebra de um dos Olhos, com dilatação do Saco Lacrimal e corrimento Ocular, seguidamente com inflamação da Mucosa Nasal, com corrimento e dificuldade na Respiração, acompanhado de Espirros.

A Micoplasmose revela-se com o aparecimento de humidade Nasal, posteriormente com fios Mucolíticos no interior do Bico, e corrimento viscoso e expeço na fenda Palatina com Inflamação da Garganta. Os Pombos espirram, e a sua respiração por vezes será um pouco ruidosa, com um timbre muito agudo, de percepção rápida para o Columbófilo detectar. Quando este ruído acontece já existe uma Infecção ao nível da PLEURA, que será a membrana que envolve o Pulmão, sendo de seu nome, uma infecção da Pleurose.

 

ORNITOSE

A Ornitose ou (Clamídia) aguda, causa muitas vezes problemas muito graves, se um Animal está Doente, todos os outros Pombos do Pombal apresentarão os mesmos sintomas, um após outro, será uma questão de tempo. Desta maneira todos os Pombos estarão contaminados, segundo a sua condição Física, ficarão mais ou menos visivelmente Doentes. Se lhes exigirmos grandes esforços poder-se-á esperar, com certeza um forte ataque de uma destas Doenças. A Ornitose (Clamídia) não se limita apenas aos sintomas citados. Muitas vezes a Doença atinge bem mais seriamente as Vias Respiratórias, o que finalmente, a Ornitose pode evoluir em Bronquite, com inflamação dos Sacos Aéreos (Pieira).

Para quem gostar ou entender deve fazer um controle destas Doenças durante a Campanha Desportiva, os chamados preventivos de 15 em 15 dias, com Fármacos adequados e ajustados à exigência da Doença. Ou pode optar inteligentemente por um produto completamente Natural mas de grande qualidade a ECHINÁCEA (Biológica) sem álcool, planta amplamente estudada, que possui como principal beneficio a estimulação do sistema Imunitário, e por isso aumenta a resistência às Doenças Virais, como Micoplasmose, Ornitose ou outras. Esta planta está abundantemente estudada e é utilizada pelas suas propriedades Antivirais, Antibacterianas, Anti-Fúngicas e estimulante das defesas Imunitárias, demonstradas através de numerosos ensaios Clínicos. Mas para ter um conhecimento mais amplo e concreto desta planta leia o meu artigo dedicado á Echinácea.

Para ampliar o efeito deste fabuloso Xarope da Echinácea (sem álcool) sobre as Doenças, pode e deve juntar uma Bromexina, para ajudar a retirar toda a secreção Mucolítica (escarro) existente na parte Respiratória do Pombo, porque ambos os produtos associados, funcionam muito bem, neste tipo de Prevenção e Cura às Doenças Virais.

Ao contrário daquilo que muita gente diz, e pensa, a BROMEXINA não será, nem pertence á classe dos Antibióticos, mas sim, um derivado sintético de princípio activo Vegetal, de seu nome VASICINA.

A BROMEXINA reduz a viscosidade do Muco, e activa o epitélio ciliar, facilitando desta maneira o transporte e a expulsão do Suco Mucolítico (escarro) das vias Respiratórias dos nossos Pombos.

No caso de aparecer um ou mais Pombos, com corrimento Ocular, ou com a Pálpebra Ocular Inflamada e dilatada, nunca deve sacrificar toda a colónia com tratamentos, porque nunca, se sabe em concreto, de que caso se trata, porque existe vários factores anómalos que podem levar a esta situação, por isso deve agir com calma e prudência, e fazer a seguinte terapia:

 1º Lavar o globo Ocular Infectado do Pombo, com água de Rosas, esta embebida numa compressa, e chapinhar muito lentamente o Olho Infectado da Ave.

2º Seguidamente recorrer a uma Farmácia e comprar umas Gotas de colírio Oftálmico de qualidade, que bastantes existem no mercado, e colocar uma gota em cada uma das Vistas do Pombo, durante 3 dias seguidos, e a situação deve ficar completamente controlada, caso a situação se mantenha deve consultar o Médico Veterinário, ou um Técnico Especializado, para analisar a gravidade da situação.

Por todo esclarecimento e informação aqui apresentada, não invalida que o Columbófilo ao ter as suas dúvidas, ou os Pombos Doentes, não consulte o Médico Veterinário assistente da sua colónia, para que este possa receitar ou indicar a terapia mais adequada e justa, ao sintoma pelo Columbófilo apresentado.

Hoje em dia o Columbófilo tem que começar a compreender que por ser um bom praticante de Columbofilia, ou até um Campeão, não quer dizer que perceba de Doenças dos Pombos, e da sua Profilaxia, por isso não deve aconselhar os Columbófilos mais novos, ou até os mais velhos, a dar isto ou aquilo aos Pombos, sem ter uma noção correcta de que Patologia os Pombos sofrem.

 Porque por vezes, o que será bom para os Pombos dele, pode ser muito mau e perigoso, para os Pombos a quem ele aconselhou, isto será uma realidade na Columbofilia actual. Temos que evoluir, e não entrar no retrocesso do nosso querido Desporto.        

Todos estes males, e conselhos aqui referidos, podem ser ajudados com os maravilhosos benefícios que as Plantas concentram. Cada uma em si, possui propriedades quase Milagrosas, para prevenir alguns problemas de Saúde, para fazer-se sentir bem-dispostos os seus Pombos, e muito Saudáveis, mais Energéticos, mais bem preparados para enfrentar e encarar os obstáculos do dia-a-dia. Basta escolher a Planta, o Alimento, a Flor, que mais se adequa ao problema dos seus Pombos no momento actual, e seguir os meus conselhos, as minhas receitas, e estar bem atento a tudo aquilo que ensino e escrevo, porque existe sempre algo que interessa.

Mais uma vez com este meu artigo penso ter ajudado e colaborado na evolução dos Columbófilos, pelo menos os mais Jovens, que são o futuro da Columbofilia Moderna. Ensinando sempre com Honestidade, Trabalho, Humildade, e Respeito pelos Columbófilos, estando sempre este amigo ao vosso dispor.