NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
SORO DE LEITE, EM COLUMBÓFILIA - UM ALIMENTO FABULOSO PARA OS POMBOS 13-07-2012
SORO DE LEITE, EM COLUMBÓFILIA

UM ALIMENTO FABULOSO PARA OS POMBOS

As Proteínas são verdadeiramente os blocos construtores da Vida. Dai os Gregos as terem chamado de (elemento primeiro) que é o que a palavra Proteína significa neste Pais. Elas são essenciais para a construção dos Músculos, Ossos Fortes, e um sistema Imunitário muito Saudável, tanto nos nossos Pombos, assim, como nos Atletas de alta Competição, e nos mentores da Longevidade, eles conhecem bem os efeitos do Soro de Leite, assim como a sua promoção na Saúde e da sua performance Corporal.

Ao longo de Anos tem-se deparado com Columbófilos que aplicam consecutivamente Leite aos seus Pombos. Mas também ao longo de Anos temos vindo a estudar esta má prática tomada por alguns Senhores Columbófilos, porque no velho ditado ensinamos que se os Pombos estivessem que beber Leite, as mães (Fêmeas) teriam que ter MAMAS.

Na realidade não existem Alimentos proibidos!

 Porque os Animais comem e bebem tudo o que colocamos nos comedores e bebedouros. Mas cada caso será um caso, consoante o grau de intolerância. No entanto, de uma forma geral, uma vez que a Lactose está naturalmente presente no Leite e seus derivados, pode ser necessário limitar a sua ingestão. Há também que ter atenção a outros Alimentos ou Suplementos, não Lácteos que podem conter Lactose, pelo que será importante ler os rótulos e consultar as bulas, porque a Lactose entra igualmente, em grande quantidade na composição de muitos Medicamentos e Suplementos Alimentares, e Desportivos, e dai, poder despoletar uma Intoxicação Hepática, que poderá ser grave.

Intolerância á Lactose depende de Pombo para Pombo, porque a quantidade de Enzimas chamadas Láctase existente na Mucosa do Papo e do Intestino não existe, será nula, e por isso, é que nós quando damos Leite aos Pombos, estes Vomitam, têm Diarreia, e Fezes muito Esverdeadas, com um cheiro muito desagradável, por vezes, nós aqui, pensamos que os Pombos estão a Desintoxicar, ou a limpar, MAS NÃO.

 Na realidade o que os Pombos estão a ter será uma intolerância á Lactose, porque o Leite não Desintoxica, mas sim Alimenta, Revitaliza e reconstitui o Cansaço.

Existem dois tipos de Intolerância á Lactose: Primária e Secundária.

1º Primária: O desconforto sentido pelo Pombo é variável e depende da quantidade de Leite (Lactose) que aplicamos e que os Pombos possam beber, e do grau de insuficiência de Láctase, e da composição Nutricional do Alimento que aplicamos se foi Leite Magro ou Meio Gordo ou Gordo e por aqui passa a grande intolerância á Lactose, e dai o desconforto Intestinal (diarreia) com cheiro desagradável, e o Vómito.

2º Secundário: Felizmente o mercado Alimentar e os estudos sobre a Lactose em Pombos Correios estão bastante adiantados, e bem preparados, para fazer frente á intolerância á Lactose, contando com novos produtos Lácteos, assim como os Iogurtes Acidófilos e o Soro de Leite com uma certa redução ou eliminação total da Lactose na sua composição, permitindo assim, a todos os intolerantes continuar a tirar beneficio do consumo deste derivado ainda com mais proveito, e sem os problemas que o Leite poderá trazer aos nossos Pombos.

Porque de todos os Lacticínios, os mais tolerados pelos nossos Pombos são os Iogurtes que contêm Lactobacilos, uma vez que estas Bactérias produzem elas próprias a Láctase necessária para decompor a Lactose, por isso nunca hesite em aplicar o Iogurte aos seus Pombos, quer na Água de bebida ou na Ração, muito bom em qualquer altura do ANO.  

SORO DE LEITE (PROTEINA): O que será?

 Uma excelente e maravilhosa Proteína, nos Atletas de alta Competição, e também na Columbofilia a nível Mundial, está altamente comprovado e certificado, pelos grandes Columbófilos.

O melhor Soro de Leite, é aquele que provém do Leite de mais elevada e alta qualidade, e no qual não foi retirado a sua actividade Biológica, nomeadamente, através da utilização de temperaturas de Pasteurização ou alguns Ácidos que alterem a estrutura das suas Proteínas a chamada Desnaturação. Apenas na ausência de calor, ou de Ácidos, e mantendo todos os elementos estruturantes do Alimento (nomeadamente a sua Gordura) se conseguem preservar o espectro total de componentes de suporte Imunitário presente no SORO. Esses componentes são extremamente frágeis, e são altamente danificados na maioria dos Soros Comerciais presentes no Mercado que as retiram de Leite Ultrapasteurizado que já serviu para a elaboração de Queijos, e que, a nível de Proteína e Gordura nada contém.

Os ingredientes usados no SORO são todos 100% Naturais?

A maioria dos Soros utilizados no Mercado de Suplementação Desportiva normalmente está cheia de Químicos Sintéticos, tais como sabores Artificiais, por vezes em quantidades nada recomendáveis.

Entre os Desportistas de Alta Competição, e nos Columbófilos mais esclarecidos, tem ficado a ideia de que devem dar a preferência aos Soros isolados em detrimento dos concentrados. Aqui a razão será simples, é que a quantidade de Lactose presente num concentrado de Soro de Leite é bastante superior àquela que se encontra presente num Soro isolado, que, nalguns casos chega a ser desprezível. 

Ora sabendo-se da intolerância á Lactose que existe nos Pombos Correios a opção lógica deveria ser pelos Soros isolados. Mas este raciocínio não é, porém, totalmente correcto e deve-se sobretudo por vezes á falta de conhecimento suficiente sobre esta matéria que será crucial. É que a maioria das reacções adversas á Lactose presente no Leite deve-se á sua Pasteurização, que esta, degrada a estrutura Molecular desse Açúcar, tornando-o dificilmente processável pelas Enzimas que os nossos Pombos possuem já quando o Leite é Cru (isto é, não Pasteurizado e biologicamente activo) as reacções á Lactose presente nesse Leite ou no seu Soro são extraordinariamente reduzidas e, nestes casos de reacções adversas, facilmente com a toma simultânea de Láctase (a enzima que digere a lactose). O importante neste sentido é sabermos que o Pombo não está desenhado para consumir Proteína numa forma isolada, isto é, numa forma desprovida dos seus co-factores

A maioria dos isolados é altamente processada, destruindo a frágil estrutura Proteica, tornando-os deficientes em Aminoácidos uma das grandes chaves do produto, ou então desnaturalizando-os, assim os tornando praticamente impossíveis de Digerir pelas Enzimas Digestivas, sobrecarregando e desgastando o sistema Digestivo, que se vê obrigado a produzir Enzimas alteradas para processar essas estruturas artificiais.

SORO NATIVO (CASEIRO) O MELHOR PORQUÊ?

Porque a Proteína do Soro de Leite Nativo ou Caseiro será PURO, e completamente Natural, não vai apenas permitir-lhe atingir a mais elevada performance Desportiva, enquanto fonte Alimentar de Proteínas do mais elevado valor Biológico e de factores de crescimento dos nossos Borrachos, e do reforço do sistema Imunitário, ela é ainda, uma fonte indiscutível de Juventude que lhe vai permitir e acelerar o relógio Biológico, no Crescimento, na Vitalidade, na estrutura Óssea, e na Beleza. Vejamos antes de mais os principais Nutrientes de que é composta a Proteína de Soro de Leite elaborado a partir de Leite cru e orgânico completamente (natural).

COMPOSIÇÃO: As Imunoglobulinas desempenham um papel importante e crucial no sistema Imunitário dos nossos Pombos. Ajudam a restaurar a parede Intestinal evitando a sua permeabilidade e agressividade, não ficando sujeito aos ataques das Verminoses, e Coccidioses.

LACTOFERRINA: Suplementa o Ferro às Células de que dele carecem e restringe-o àquelas que o têm em excesso. Estimula a actividade de algumas Células, e ajuda na produção de Imunoglobulinas, inibindo ainda a proliferação de Microrganismos perigosos. Factores de crescimento ajudam a comunicação Inter Celular, regeneram as Células danificadas durante o esforço Desportivo e Reprodutivo e evitando o Envelhecimento precoce. Regulam o Açúcar no Sangue e os Químicos Cerebrais por nós aplicados. Reforçam o sistema Imunitário. Ajudam a utilizar a Energia de uma forma mais eficiente e objectiva. Têm um poderoso anabólico que constrói e formaliza os Músculos Peitorais mais rijos, e estruturais.

PEPTIDOS ACTIVOS: Facilitam a comunicação na produção de Anticorpos e ajudam a formar Glutatião, (Glicina, Ácido Glutâmico, e Cisteína).

ALBUMINA SÉRICA: Promove a absorção das gorduras para as Células, indispensável ao seu bom funcionamento e manutenção da sua integralidade. Contém doses generosas de Glutamina e Cisteína indispensáveis para a produção de Glutatião.

CISTEINA DE LIGAÇÃO COVALENTE: Percursor indispensável á produção de Glutatião Inter Celular (G H S), o mais poderoso Antioxidante e Desintoxicante Orgânico do Ácido Láctico e Ácido Úrico (nos Soros Desnatados aparece sob a forma de Cistina e não de Cisteína o que compromete a posterior síntese de Glutatião).

MAIS MASSA MUSCULAR, OSSOS FORTES, MAIOR PERFOMANCE FISICA.

O Soro de Leite Nativo ou Caseiro é uma forma ideal de manter e promover a Massa Muscular, bem como uma excelente densidade Óssea na verdade em virtude do seu anormalmente elevado valor Biológico, é absorvida, utilizada e retida pelo organismo do Pombo melhor que qualquer outra Proteína, produzindo uma mais elevada retenção de Nitrogénio indispensável ao crescimento dos nossos Borrachos e manutenção de toda a estrutura Muscular. Ela corrige ainda a imunossupressão dos Atletas em situação de Stress elevado.

Um dos mais promissores potenciais do Soro Nativo ou Caseiro está na sua capacidade de combater e dispersar as Doenças Infecciosas, Virais, e Bacteriológicas. Já existem estudos Científicos muito avançados sobre o Soro Nativo ou Caseiro no tratamento de Doenças Cancerosas quer nos seres Humanos, como em Animais. O Soro tem também mostrado todo seu potencial em patologias Hepáticas, doença obstrutiva Respiratória, performance Mental ou simplesmente para a síndroma da Fadiga Crónica. É um Alimento excelente para aplicarmos aos nossos Pombos, uma a duas vezes por Semana, pelo facto de ser um produto 100% Natural e que não tem contra indicações, nem prejuízo algum, para a Saúde dos nossos Pombos, até pelo contrário melhora toda a sua performance estrutural e Beleza, e evita uma grande quantidade de DOENÇAS, Bacterianas, Virais, e Diarreias, porque reforça toda a estrutura da Flora Intestinal, dando resistência às Células Epiteliais. 

Conclusão Final: Deve-se, ou não deve-se, dar Leite aos Pombos!

CLARO QUE NÃO!

Por todas as razões aqui apontadas, e mais algumas, porque se os Pombos estivessem que beber Leite as POMBAS teriam que ter Mamilos (mamas).

 Mas sim deve aplicar SORO DE LEITE, sem Medo, nem qualquer tipo de problema, porque será um excelente Alimento para os nossos Pombos, muito Nutritivo, muito Energético, e bom Revitalizante, tanto durante a Muda de Pena, como Campanha Desportiva, e Reprodução, experimente e veja a diferença, pelo menos nos Pombos mais jovens (BORRACHOS), excelente, Penas brilhantes, e Pombos SAUDÁVEIS.

Dose: 2 colheres de Sopa para 1 litro de água de (P H baixo) na Refeição da Manhã e Refeição Tarde.

Nota muito importante: Depois de colocar o Soro de Leite, na Água de bebida dos Pombos, esta não deve ficar no Pombal mais que 3 Horas, por motivos de Fermentação.

Quero informar os Srs. Columbófilos que não sou o dono da verdade, mas tudo o que eu digo, e tudo o que escrevo, será simplesmente pequenas teorias Técnicas, Teóricas, e de Estudos práticos, mas muito REAIS, vividas na minha grande experiência de Desportista neste Mundo da Columbofilia com grandes êxitos, ao longo de muitos e muitos Anos, o que não invalida, em caso de dúvida, de frequentar ou consultar o Médico Veterinário, assistente da sua Colónia de Pombos, até pelo contrário, deve consultar.

ALEXANDRE MARIA PEDRO

TECNICO ESPECIALIZADO EM DESPORTO COLUMBÓFILO