NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
DIARREIA CONSTANTE, FEZES LIQUIDAS? QUAL A SUA RAZÃO? 26-07-2012

DIARREIA CONSTANTE, FEZES LIQUIDAS? QUAL A SUA RAZÃO?

O QUE FAZ COM QUE AS FEZES SE TORNEM LIQUIDAS?

A Diarreia é um problema por vezes frequente. Define-se pela emissão de Fezes moles ou mesmo líquidas. Na maioria dos casos não apresenta qualquer gravidade. No entanto em caso de persistência, será conveniente examinar toda a situação em pormenor, e sobretudo tentar identificar as causas da persistência. Porque estas podem ser muito diversas: infecção Alimentar (poeiras, ou Fungos) Parasitas, ou excesso de Sementes laxativas etc. etc. Também tentar saber qual a origem desta perturbação do trânsito Intestinal. Quais os tratamentos possíveis? Porque aqui podemos distinguir dois tipos de Diarreias consoante a frequência das perturbações: pode ser Aguda ou Crónica.

Porque em circunstâncias completamente normais os Pombos ingerem as Sementes e depois a Água. Depois das Sementes permanecerem durante algum tempo no Papo, passam para a Moela, local em que são trituradas até se transformarem numa Papa aquosa. Seguindo depois pelo Aparelho Digestivo, as substâncias passam pelas paredes do Intestino, entrando depois na corrente Sanguínea. A Papa de Nutrientes mantém-se muito Aquosa até chegar á grande secção inicial do Intestino Delgado. E grande parte da humidade é retirada quando a Papa chega ao Intestino Grosso e Cloaca. A Urina produzida nos Rins chega á Cloaca de forma contínua, uma vez que os Pombos não têm Bexiga. Toda a humidade restante será removida da Urina antes de chegar á Cloaca, deixando somente a parte insolúvel, que aparece na superfície das Fezes como um resíduo BRANCO que tanto gostamos de ver.

QUAIS AS RAZÕES PARA FEZES LIQUIDAS?

Uma das grandes possibilidades para o aparecimento de Fezes Liquidas é a passagem demasiado rápida da comida pelo aparelho Gastrointestinal provocando assim, uma insuficiente absorção de Água pelas paredes do Intestino. Poderá também, ser um problema da própria parede Intestinal que não absorve a quantidade de Água suficiente. Ambos os problemas acontecem devido a uma Inflamação dos Intestinos. Por vezes poderá até ser provocado por uma ingestão excessiva de Água, ao ponto de os Intestinos serem incapazes de a processar na totalidade. Se as Fezes Liquidas forem provocadas por uma destas razões acima citadas, trata-se apenas de uma simples Diarreia.

Uma vez que nos Pombos os processos de Defecação e Micção não se encontram separados, também será possível que os Rins tenham produzido uma grande quantidade de Urina, a tal ponto que a Cloaca seja incapaz de reabsorver toda a humidade. Esta humidade rediluirá a Papa dos Nutrientes que não foram digeridos.

Poderá ainda haver outro problema, relacionado com a Cloaca debilitada (uma inflamação por exemplo, de difícil Diagnóstico) na qual não se encontra em condições de concentrar a Urina num aglomerado cristalino. Finalmente, e apesar de pouco provável, existe a possibilidade de uma anormal de composição das Proteínas ao nível Intestinal. 

É um erro total, quando nós Columbófilos classificamos as Fezes de líquidas quando aparecem sob a forma de uma fina (Salsicha) no meio de uma certa quantidade de Água. Neste caso, as Fezes, propriamente ditas são normais, o que aconteceu é que foi expulsa uma grande quantidade de Água. O Pombo não será capaz de reabsorver a Urina que chega á Cloaca, ou então pode surgir outro caso, existir uma grande quantidade de Urina ao ponto de nem toda poder ser processada. Normalmente, este último fenómeno é atribuído á ingestão de Água em demasia, ou a uma infecção Renal (nefrite). Situação que merece algum cuidado.

 Os Columbófilos, entusiastas e experientes, conhecem uma outra causa importante para as Fezes liquidas o NERVOSISMO que será uma grande realidade. Nos Pombos Nervosos quando os Nervos atacam os Rins e a Cloaca, muito cuidado, porque não existe tempo suficiente para se verificar uma reabsorção da Urina, e neste caso poderá haver uma pequena poça de Água junto aos excrementos, aqui, não temos grande necessidade de nos preocupar, nem tomar qualquer medida drástica, no tipo de utilizar qualquer Antibiótico, porque normalmente isto só acontece nos Pombos mais ariscos e mais Nervosos, principalmente em certos casais de Reprodutores, mas pelo sim e pelo não, como prevenção poderemos utilizar com grande sucesso em ambos os casos um produto 100% Natural: RUMOL LAMONS + NUTRIVET, na Ração ou na Água de bebida.

Por exemplo se os Pombos consumirem Grit, Bloco Salgado ou Casca de Ostra, em demasia as Fezes também ficam bastante líquidas será normal nada de preocupação.

Deveremos considerar todas estas hipóteses antes de concluir o pior: PROVAVELMENTE UM POMBO DOENTE!

Mas, existe nomeadamente uma série de Doenças capazes de provocar Fezes líquidas: Écolissepticemia, Salmonelas, Coccidiose, Histominose, Paramixovirose, Toxoplasmose, Cólera Aviária, Envenenamentos, entre outras. Por norma um Pombo que sofra de uma destas Doenças perderá PESO no imediato, ou apresenta outros distúrbios bastante visíveis. Geralmente, Fezes anormais, e perda de apetite, são os primeiros sinais da Doença, de maneira que o Columbófilo terá que actuar de uma forma rápida e eficiente, de maneira, a se precaver contra problemas mais sérios. Se suspeitar de algo de grave deverá consultar no imediato um Médico Veterinário, ou um Técnico Especializado, que deverá mandar analisar as Fezes dos Pombos, para resultados mais sérios e concretos, e nunca fazer tratamentos sem nexo e descontrolados, porque esta será a grande gravidade que existe nos Columbófilos no geral.

Por norma, a avaliação será rápida em certas Doenças, porque são avaliadas com a ajuda de um Microscópio, noutras poderá demorar um dia, ou dois dias, nos casos mais sérios.

Nestes últimos Anos mais recentes, tem-se verificado um fenómeno muito curioso, mas pela NEGATIVA. Refiro-me às Fezes liquidas que ocorrem em Pombos Adultos, mas ultimamente, com mais gravidade nos Borrachos entre os 15 e os 20 dias, e por vezes nos Borrachos separados, e desmamados o que será altamente preocupante para o Columbófilo.

É natural que por vezes se venha a desconfiar de várias Doenças, tais como Tricomonas, Paratifose, Ornitose, Coccidiose entre outras, mas todas as investigações estão a provar que não será o caso. Por outras palavras, estas Doenças, das quais podem demonstrar a presença de agentes Patogénicos específicos, mas não são a causa destas Fezes tão líquidas, por vezes só Água, com cheiro muito agressivo. 

QUE FACTORES PODEM PREJUDICAR OS NOSSOS POMBOS?

Quando os Borrachos têm cerca de dez dias, por vezes verifica-se uma redução drástica na produção de Papa, passando só a receber Sementes pré-amolecidas. Nesta altura, os Pombos Reprodutores (Pais) passam a beber muito mais Água, uma vez que os Borrachos necessitam de uma maior quantidade de humidade para efectuar a Digestão. Para mim não existe qualquer dúvida que este facto é a razão da maior parte das Fezes líquidas. Mas não é importante determinar se é devido a uma produção excessiva de Urina ou se a humidade atravessa os Intestinos antes de haver Fezes. O meu problema reside no facto de os Reprodutores (Pais) darem tanta Água aos Filhos (Borrachos) que estes acabam por beber uma maior quantidade de Água, do que ingerir Comida, este será um facto, resultando como será evidente, em Fezes muito liquidas. O balanço que eu faço da minha experiência, desta entrada e saída de Água, tem consequências muito graves e sérias na parte Reprodutiva como: Borrachos fracos e débeis, que não crescem nas devidas condições, ficando Enfezados, por vezes com deficiência Óssea, esterno Torto, Raquíticos, entre outros problemas e deficiências, assim como também os próprios Reprodutores (Pais) ficam muito enfraquecidos, porque são obrigados a um duplo trabalho.

Quando uma situação destas acontecer não deve de maneira alguma, utilizar Antibióticos, mas sim revitalizar toda Colónia Reprodutiva e os Borrachos com Soro de Leite + Electrolyte Gold, na Água de bebida, e assim toda a Flora Intestinal, fica altamente reconstituída, assim como a própria Cloaca.

Na Ração, como já frisei um pouco atrás, utilize sem medo, um produto 100% Natural: RUMOL LAMONS + NUTRIVET ambos são excelentes neste tipo de situação, e utilizar como aderente na Ração o ACTIBOL (carminativo) e penso que toda a situação fica controlada. Mas por incrível que pareça, para melhorar ainda mais esta situação, deve no intervalo das refeições colocar o miolo de PÃO DURO (o mais escuro possível) á disposição dos Pombos, porque este ajuda a absorver uma grande parte da humidade e será uma maneira inteligente de colocar Hidratos de Carbono, e Açucares á disposição das Aves, excelente para os Pombos Adultos, para os Borrachos e Reprodutores, experimente e veja a diferença.

Os fluidos só saem do Organismo quando contêm Eletrólitos, ou seja Sais Minerais. A ingestão excessiva de Água e correspondente aumento de saída Urinária, provoca a perda de muitos Sais Minerais, mais do que o Columbófilo possa pensar, resultando numa deficiência em Electrolíticos, ou seja uma Desidratação TOTAL, que pode levar á Morte. A certa altura, os Pombos sofrem de uma tão grande deficiência em Sal que os torna incapazes de reter os Fluidos, além dos Pombos beberem muita Água esta deve ser sempre acompanhada de um bom e completo Electrolítico exemplo Electrolyte Gold + Soro de Leite, porque também introduzimos através do Soro de Leite uma boa Proteína Natural e Açucares.

Nos Pombos Adultos, o problema de ingestão de muita Água termina a partir do momento em que deixam de ter que Alimentar os Borrachos. Como uma boa alternativa podemos separá-los dos Pais, mas aqui existe a fragilidade dos Jovens Borrachos. Muitos Columbófilos preferem e arriscam separar os Borrachos dos Pais quando estes atingem a idade de 15 dias, de maneira a não deixar que ao Pais enfraqueçam em demasia e assim possam adquirir as forças e a forma para o novo desafio a que lhe propomos, Reprodução, Muda de Pena ou outros.

Por vezes existem outras explicações para o aumento de Sede nos Pombos Adultos. 1º Uma das grandes causas será o Envenenamento Proteico, porque os Pombos bebem em quantidade para poderem expulsar as Proteínas nocivas do seu Organismo. 2º Esta pode envolver um distúrbio Hormonal. É concebível que os Adultos possam acumular demasiadas Proteínas no Sangue, aquando da passagem da Papa para as Sementes amolecidas, especialmente quando os Pais continuam a alimentar-se com Rações bastante ricas em Proteínas, no caso de estas conterem: Soja, Linhaça, Colza, Nabo, Cânhamo, entre outras Sementes de grande valor Proteico e Gordura. Porque são estas Sementes que podem originar uma Intoxicação Proteica, e quando isto acontece deveremos passar no imediato ao Milho-miúdo e Arroz sem Casca, pelo menos durante 10 dias, porque aqui o teor Proteico será negativo.

 Esta Intoxicação também acontece na época Desportiva, porque muitos Columbófilos têm por hábito fazer esta mistura de Sementes chamadas de excitantes e aplicar aos seus Pombos no dia do encestamento, e passado uma a duas Semanas os resultados são NEGATIVOS, e os Pombos aparecem com Fezes muito moles e aquosas, e o Columbófilo associa logo Coccidiose, Tricomoniase ou outras, e vai Medicamentos para a frente (ERRADO).

 Mas aqui existe uma gravidade, porque a medida que se aplica aos Adultos, não pode ser aplicada aos Borrachos em desmame, porque estes necessitam de muita Proteína para se desenvolverem. Então o que deveremos fazer é utilizar a Ração de Sport + Sementes Nutritivas: Milho Painço, Milho-Alvo, Alpista, e Soja Gratinada, tudo em partes iguais, e nunca esquecer o bom miolo de Pão Seco, no intervalo das refeições, para absorver a humidade, e muita Água fresca acompanhada com Electrolyte Gold + Soro de Leite, com este método evitamos a Intoxicação Proteica, e vamos ter bons Borrachos, Robustos, Saudáveis.

Um erro constante e muitas vezes praticado pelos Columbófilos, quando as Fezes estão Liquidas será retirar a Água aos Pombos. Provavelmente poderão estar certos, MAS NUNCA poderei concordar com esta medida, porque tal procedimento irá resultar numa Intoxicação secundaria, uma vez que coloca os Pombos numa situação terrível privados da Água, em que não se conseguem libertar por intermédio dos Rins os subprodutos Tóxicos existentes no Metabolismo, ou seja no Organismo.

HERPESVIRÚS: 

Ultimamente muitos são os Columbófilos, centenas ou milhares, que pedem a minha ajuda e opinião. Em relação ao comportamento menos bom, dos seus Pombos após a chegada de um, ou outro Concurso, com o tempo muito quente, inclusive, não só Voadores mas também falam nos Reprodutores, estes têm a seguinte relação, ou seja: Pequenos pedaços de Pele soltas no bico, Pontos Brancos na Língua, assim como em toda a Traqueia, ficam deitados no Chão do Pombal, com Respiração Ofegante, passado um ou dois dias corrimento Ocular, com as pálpebras a unirem-se (conjuntivite), Comem relativamente pouco e Emagrecem, muita dificuldade na Recuperação, com as Penas muito enriçadas, em que por vezes existe uma ou outra Mortalidade.

Depois de ter feito uma pesquisa de todos os meus documentos Técnicos e de fazer uma análise muito profunda sobre os Anos 90, e ter falado e consultado alguns amigos Médicos Veterinários chegámos á conclusão que poderemos estar perante a evolução de uma Doença, que nos Anos de 90 atacou muitas Aves de capoeira, assim como Aves exóticas, e Aves Canoras de estimação. 

Esta Doença será provocada por um agente Viral de seu nome HERPESVIRÚS, a sua transmissão é normalmente feita pelas Vias Respiratórias ou via Oral, ou pela introdução de Aves Silvestres, dentro dos nossos Pombais (Pardais).

Mesmo havendo algumas Aves imunes, elas em contacto com outras, são portadoras por vezes assintomáticas. O Vírus pode persistir no ambiente por várias Semanas, sem qualquer tipo de problema ou sintoma, porque o seu período de incubação será no máximo de 25 dias, também depende, da espécie e da quantidade Virica.

Tratamento: 1º Deve-se isolar o Pombo ou os Pombos Doentes

2º Utilizar sempre um bom, Anti- Virico + Anti Inflamatório durante 5 dias seguidos. (os 2 em conjunto)

Dose: 2 ml de cada por 1 litro de Água (mineral) de PH (baixo).

Depois da inflamação controlada, assim como toda a Febre, deve Vacinar todos os Pombos com uma vacina de Vírus atenuado na Água de Bebida, esta de PH (baixo) engarrafada. Porque ao longo de vários Anos, assim o fiz, e nunca estive qualquer tipo de problema nos meus Pombos, também tenho vindo a ensinar e aconselhar os Columbófilos a Vacinarem os seus jovens Borrachos, com a Vacina de Vírus atenuado, e os resultados, têm sido todos os Anos muito positivos, quer em termos Desportivos, quer nas Doenças, nem Diarreias, nem Newcastle, nem Cólera Aviária, nem Mortalidade, apenas e só, resultados espectaculares.

Esta Vacina deve ser aplicada dentro das normas de Higiene exigidas. E nunca pode substituir a Vacinação obrigatória pela F.P.C.

Porque a Vida tem quatro pormenores de grande importância: TRISTEZA e ALEGRIA, TEORIA E PRÁTICA. Ambas são de respeitar, mas se a Prática dá melhores resultados que a Teoria, então vamos pela Prática, porque o Desporto COLUMBÓFILO vive de resultados e não de Teorias.

Em caso de dúvida, ou Doença, deve consultar de imediato o Médico Veterinário assistente de toda a Colónia.

ALEXANDRE MARIA PEDRO

 TÉCNICO ESPECIALIZADO NO DESPORTO COLUMBÓFILO