NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
ORGANIZAÇÃO E FUNÇÕES FISIOLÓGICAS 27-02-2013

ORGANIZAÇÃO E FUNÇÕES FISIOLÓGICAS

INTRODUÇÃO COM HISTÓRIA:

Na ordem dos Columbiformes é bastante Cosmopolita no sentido mais amplo da palavra. O Pombo foi a primeira Ave a ser Domesticada.

No livro de Génesis, o Homem já figura como o primeiro ser Vivo a colher benefícios através do uso dos Pombos. (E o Pombo regressou durante a tarde trazendo no Bico um maravilhoso ramo verde de Oliveira), ao velo, Noé compreendeu que as Chuvas já tinham terminado. (Palavras de Bíblia).

Não existem dúvidas de que os Pombos já eram criados pelos Egípcios no Século quarto AC e, na Ásia, ainda antes. Na Grécia escreveu-se muito sobre o Pombo Branco no ano 478 AC e, tempos depois começaram por ser utilizados os Pombos Correios.

Os Pombos imolados no tempo de Jerusalém são em número incalculável. Nos Pombais então localizados no Monte das Oliveiras viviam mais de 5.000 mil Pombos. Segundo os escritos devidos a Heródoto, e de acordo com outras provas idóneas obtidas no estudo dos Povos mais antigos do Oriente, os Pombos já gozavam então de grande respeito. Porque Estudar o Pombo Correio para mim, significa tomar conhecimento de alguns dos mais portentosos Milagres da NATUREZA.

Esta Ave, (o Pombo) ao contrário das restantes, Bebe (absorvendo a Água) e não levantando a Cabeça para que o líquido tão precioso escorra pela Garganta, ao contrário de todas as outras Aves, logo aqui existe uma grande diferença formológica formada pela MÃE Natureza.  

 Outra particularidade dos Pombos reside no modo como Alimentam os seus Filhos no decurso das primeiras Semanas de Vida. Trata-se de um Dom Milagroso, de uma gloriosa doação carismática constituída por uma espécie de COLOSTRO, de Papa rica em Caseína, conhecida por (Leite do Papo), que ambos os Pais preparam de um modo MARAVILHOSO, para assegurar a Saúde dos Filhos e dar continuidade á espécie, dado que os Borrachos não podem Alimentar-se pelos seus próprios meios até terem atingido o completo desenvolvimento.

Até ao final da incubação, que é realizada indistintamente pelo Macho e pela Fêmea, as Células Epiteliais do Papo multiplicam-se e degeneram numa substância gordurosa. A Papa segregada pelos Papos dos Pais é regurgitada no ESÓFAGO dos Borrachos.Com o decorrer do tempo a formação desta substância vai decrescendo e sendo substituída gradualmente pela Ingestão de Grãos.

Outra estrutura maravilhosa e exclusiva das Aves é constituída pelas Penas, verdadeiras Obras-Primas de operacionalidade e autêntico Milagre de Técnica elaborado pela Natureza. Leves e simultaneamente, bastante resistentes, as Penas tornam possível que as Aves sejam a mais eficiente máquina Voadora, verdadeiras Naves vivas providas de Asas.

AS FUNÇÕES DA PLUMAGEM:

No seu conjunto, as Penas servem não só para adaptação ao Voo mas também para o desempenho de uma acção protectora e isoladora do Frio e do Calor. Com efeito, a existência destes Órgãos cria condições para que a temperatura do corpo do Pombo se mantenha constante a cerca de 40º C, valor térmico adequado para que sejam possíveis os movimentos rápidos e repetidos essenciais á efectivação do Voo.

As Penas de Voo e a restante Plumagem que reveste o Corpo do Pombo, não são mais do que modificações das escamas que revestem a Pele dos Répteis, porque estes também mudam de Pele, uma vez por Ano.

As Penas que possibilitam o Pombo a manter-se e progredir no Ar desenvolvem-se nas Asas e na Cauda. As das Asas chamam-se Rémiges, e as da Cauda Retrizes ou Timoneiras. Das primeiras, as Rémiges primárias são em número de 10 e, as que se lhe seguem, Rémiges secundárias podem ser 10, 12 ou 14. As Rémiges têm por missão servir de Remos para a Navegação Aérea. As segundas (retrizes) actuam como Leme e em geral são 12. 

No seu conjunto, a Penugem segue o contorno do Corpo, ou por outras palavras, revestem o exterior do Corpo do Pombo. Por baixo desta capa existe outra mais rudimentar formada pelas FILOPLUMAS, aquilo a que chamamos Duvet, que tanto gostamos de ver nos nossos Pombos.

As Rémiges são Penas compridas e estreitas, e tal como sucede com as Retrizes ou Timoneiras, são muito fortes. O caso contrário acontece com as Penas chamadas Cobijas, são curtas e comparativamente largas. Nos Borrachos com 30 a 40 dias de idade, a relação entre o Peso das Penas, é de 1 para 20 ou 25.

O teor de Proteína Bruta nas Penas varia de 68 a 78 por cento o que teoricamente corresponde ao provimento, mas poderemos melhorar este teor Proteico, que será fundamental para futuros Voadores, pelo menos nos jovens Borrachos, e Pombos Adultos, com a aplicação regular do CALCIFER + ÓLEO de LINHO pelo menos 2 vezes por Semana, aplicado na Ração, na refeição da Manhã e Tarde, durante o tempo Reprodutivo e Muda de Pena, porque será excelente para desenvolvimento dos nossos Jovens Borrachos.

A PELE:

Na Pele dos Pombos não existem Glândulas Sebáceas nem Sudoríparas, com excepção do Uropígio. Esta Glândula situa-se logo em frente da Rabadela e segrega uma substância Oleaginosa, que é utilizada para a impermeabilização das Penas, a Natureza será uma coisa extraordinária. Portanto o conjunto das Células Epidérmicas desempenha uma função protectora contra as variações de temperatura e, também contra as Infecções.

Na Filosofia Moderna a Pele é considerada não só como (um saco de contenção) aderente, com maior ou menor intensidade, às diferentes regiões do Corpo, ou aos vários Tecidos da Epiderme, mas também como um verdadeiro Órgão.

A Pele existente em volta dos Olhos pode assumir diversas formas e ser mais ou menos espessa. Assim, a sua configuração muda, desde uma pequena cercadura branca ou rosada até a uma espécie de coroa circular bem exemplificada pela forma característica das carúnculas Oculares. Por outro lado a Pele em redor do Bico e das cavidades Nasais, desenvolvida imediatamente abaixo da fonte e revestida quase sempre por uma membrana branca, o que forma as chamadas (verrugas nasais) que costumam estar em correspondência com o desenvolvimento e a Pigmentação da superfície das Pálpebras.

 Com esta Filosofia Moderna começamos a perceber o porquê, da necessidade de aplicar um bom Banho Semanal, com Água + Vinagre + Pó Talco, para que o Uropígio tenha uma função gráfica no reforço, na perfeição, e na beleza da própria Pena.

 Assim como fazer a aplicação de uma excelente e maravilhosa Vitamina como, a VIT AMINO LAMONS, para introduzir a tal impermeabilização perfeita na Pena, aquilo a que chamamos (Seda). Esta Vitamina está a ser utilizada com grande sucesso na Columbofilia e também nas Abelhas (APICULTURA) em Espanha e em Portugal, nos grandes criadores de Abelhas estas ficam Bonitas, com Vitalidade, e sem Mortalidade sobre a Doença VARROA, e com grande rentabilidade, e produtividade, nas suas Colmeias, pois será uma Vitamina de grande qualidade.

OS ORGÃOS GLANDULARES: 

O conjunto destes Órgãos e dos tecidos que elaboram determinadas substâncias com uma estrutura bem definida (as Hormonas) constitui o aparelho Endócrino. Os Órgãos componentes deste sistema regulam e controlam determinados processos vitais como a Saúde, a Doença, a Expressão do Sexo, os ciclos de Reprodução, o Crescimento, a produção da Papa destinada á Alimentação dos Borrachos, o Metabolismo, e alguns aspectos relativos ao comportamento dos Pombos durante os Voos, e nos casos do instinto de Maternidade (paterno ou materno), a Feminilidade, a Coragem, o Medo e outros aspectos de índole Psicológico da própria Ave.

A Hipófise, ou Glândula Pituitária, pode considerar-se como a Glândula Central de todos processos Endócrinos em virtude de segregar numerosas Hormonas que controlam os principais processos vitais como: Estímulo do desenvolvimento dos Órgãos Sexuais e conservação da capacidade Reprodutora do Organismo. No caso das Fêmeas, a sua acção estimula a formação do último estrato da Gema do Ovo que é constituído por seis camadas concêntricas.

·       1ª Criação da Papa para a Alimentação dos Borrachos

·       2ª Aparecimento do instinto para a incubação dos Ovos

·       3ª Determinação do estado de Saúde

·       4ª Promoção do Crescimento, por actuar sobre as Proteínas, Hidratos de Carbono, Gorduras e Água Metabólica

·       5ª Acção exercida sobre a pressão do Sangue e indirectamente, na estrutura Muscular.

Esta Glândula, que se situa na cavidade Craniana, intervém além disso, na regulação e estado do sistema Endócrino dado que influi ou controla as restantes Glândulas de Secreção interna, tais como as Tiroides, as Gonadas como (Ovários e Testículos).

 Por isso deveremos utilizar com alguma frequência na Água de bebida dos nossos Reprodutores a grande Vitamina Estimulante e Revitalizante Sexual (VITA – E – PLÚS) para mantermos estes Órgãos Sexuais, altamente Férteis e Saudáveis, tanto dos Machos como das Fêmeas.   

Também para mantermos estes Órgãos Glandulares bastante activos, e num estado de Saúde perfeito e funcional ao nível da Procriação e na parte Metabólica, basta usarmos uma vez por Semana na Ração as Leveduras Pró e Pré-Bióticas ORGANEW + ACTIBOL, porque contém todos os Aminoácidos + Propilenoglicol, assim como outros ingredientes necessários ao bom funcionamento Glandular.

O CARACTER:

 Os Pombos são por Natureza, Alegres, Vaidosos, e Astutos, porque revelam Vivacidade e Prudência. O seu Voo, quando estão de optima Saúde, dá a sensação de leveza, e será esbelto digno de apreciar, e muito resistente. Quando se deslocam no terreno (andar) fazem-no de um modo Elegante e Vaidoso o que será característico do próprio Pombo, já que cada passo sobre as pequenas Patas é acompanhado por um vago gesto de reverência efectuado com o Pescoço flexível e a pequena Cabeça sempre bem levantada, uma maravilha de Beleza.  

No seu arrulhar Amoroso os Sons emitidos pela Garganta fazem lembrar um bom Ventríloquo (pois será muito bonito).

Os Pombos possuem como qualidade específica a Sociabilidade, isto é, quando no Ar evidenciam a tendência para se reunirem com os seus semelhantes de modo a poderem voar com eles numa sincronização perfeita de movimentos e quase em contacto mútuo. Os Pombos revelam uma Arte especial para se atrair, separar e voltar a reunir-se em maior número e também para se aproximarem uns dos outros até distâncias inacreditáveis.

Ansiosas de Amor, horizontes largos e Sol, estas Aves têm o prazer de Voar, de se sentirem impregnados pelo Ar e de nele se manterem, vencendo a resistência oposta á sua deslocação e dominando os mecanismos adversos às correntes de Ar, da Chuva, entre outros problemas Meteorológicos.

O CORPO:

O corpo do Pombo é rígido de modo a poder voar com maior facilidade. Esta rigidez manifesta-se nas Vértebras das regiões Torácicas e Lombares, que formam um todo continuo com a região Sacra. Além disso, as Clavículas encontram-se soldadas entre si, constituindo a chamada forquilha superior que, com dupla força, une a Espátula ao Tronco. Para dar maior solidez á Espádua, onde se inserem os Braços do Pombo ou selam as Asas, juntam-se às Clavículas os Ossos Coracoides, que são largos e fortes e estão soldados ao Esterno.

Para uma maior eficácia na movimentação das Asas, feitas para que o Pombo se possa deslocar do Solo e movimentar-se no Ar, existem os potentes Músculos Peitorais que podem constituir de 15 a 25% do peso do Corpo. A relação entre o peso dos Músculos e a dos Ossos é de 0,39%.

Nos Pombos, a Quilha do Esterno é muito proeminente, o que permite e facilita o desenvolvimento de uma poderosa Musculatura caracterizada pela finura e um pequeno comprimento dos Tendões.

 Formando parte do complexo mecanismo necessário para a aterragem e, também para o deslocamento no Solo, nos flancos das Coxas e nas Pernas existem outras potentes massas Musculares. As patas dos Pombos são compostas somente por três Ossos rígidos e articulados os quais constituem o mais eficiente mecanismo de amortecimento que existe na NATUREZA.

 Por esta razão aqui apresentada, teremos o dever e a obrigação, de aplicar aos nossos Pombos consecutivamente o STRIDE TM, para fortificar a Cartilagem Muscular, e ajudar toda a estrutura Óssea, do próprio Pombo, para que este não sinta dores, nem Musculares, nem Estruturais ao nível do Voo, e das Articulações.

O VOO:

O Voo será a forma mais sublime do sistema de elevação, é uma vitória da superfície sobre o volume.

Neste bípede digitígrado, a capacidade do corpo para se manter no Ar é devido á acção exercida pela parte central da Asa, ou seja pelo Antebraço. Por sua vez a propulsão é comandada pela parte mais distante, e extrema, isto é pela mão. Estas acções são complementadas pela possibilidade de rotação da Asa, o movimento da batuta que, golpeia o Ar de frente quando o Pombo desce, e corta-o quando sobe. As Asas dos Pombos realizam oito movimentos completos por segundo.

Outro dos requisitos essenciais para o Voo é a sua leveza. Por isso muitos dos Ossos dos Pombos constituem autênticas cavidades, em virtude de conterem os chamados (Sacos Aéreos), Cervicais, Claviculares, Torácicas, e Abdominais, em número de 9 e que estão directamente em comunicação com o tecido Pulmonar, ao encherem-se de Ar, os Sacos mencionados aumentam ainda mais a leveza do Pombo. Graças a esses Ossos esponjosos, os Pnuematizados, de cada vez que o Pombo respira inunda de Ar todo o Corpo até á própria Medula Óssea.

Este mecanismo possibilita a criação de uma reserva de Ar que além de constituir um importante auxiliar da Respiração no decurso do Voo favorece o arrefecimento dos Músculos, aquecidos devido ao intenso esforço que produzem.

 Nos Pombos em repouso a frequência Respiratória e Cardíaca é de 25 a 30 por minuto. Os movimentos Respiratórios e Cardíacos dos Pombos atingem os 180, durante um Voo veloz e linhas rectas, e chega a alcançar 450 quando esta arranca e se eleva no Ar, o ritmo Cardíaco é de 190 a 240 pulsações por minuto.

Daqui se retira a conclusão, que o Pombo, se não estiver no seu estado perfeito a nível Respiratório, maior será o esforço, conclusão: (esforço, fadiga, fadiga não chega a casa, e se chega, chega mal), por isso aconselho e sempre aconselhei, os meus seguidores a aplicar uma boa BROMEXINA, para abrir a árvore Respiratória, no momento exacto e certo, quando existem as provas Desportivas. Ou então utilizar 2 vezes por Semana o fabuloso AEROFORTE aplicado por meio de pulverização durante a Noite em todos Pombais, (respiração perfeita).

O ESQUELETO:

Entre todos os seres do Reino Animal são as Aves que possuem a Ossatura mais rígida.

O Esqueleto do Pombo é uma maravilha Natural de mecânica e de estrutura Aérea. Nele a leveza alia-se á resistência e á conformação adapta-se harmoniosamente às actividades da Ave. 

Os Ossos podem agrupar-se em Axiais e Apendiculares. Nos primeiros incluem-se o Crânio, a Coluna Vertebral, as Costelas, e o Esterno. Os segundos englobam a cintura escapular, com as Asas, e a cintura Pélvica, com as Patas. Além da sua função de suporte e de protecção dos Órgãos Vitais sobre os quais se modela a forma do Corpo e se localiza o ponto de arranque dos Músculos, o esqueleto constitui um depósito dos Minerais de Cálcio e de Fósforo necessários á formação da Casca do Ovo.

O Esterno, o Osso plano que delimita a cavidade Torácica pela parte ventral, tem que estar provido de uma crista, a chamada Quilha, dirigida no sentido do seu comprimento, Esta orientação é essencial não porque o Pombo com um Esterno desviado (torto) careça de qualidades sob o aspecto Desportivo mas porque essa anomalia constitui um sintoma revelador da debilidade do sistema Ósseo.

 Este desvio não deve ser considerado como uma deformação Congénita, embora dependa de um carácter Hereditário, (a resistência ás Doenças), para que este desvio não aconteça, deveremos utilizar frequentemente o CALCIFER + ÓLEO de LINHO na Ração, quando Reproduzimos e Criamos Borrachos, mas nunca em grande escala, só assim poderemos ter Pombos altamente perfeitos e Saudáveis.  

A verificação adequada das Forquilhas anterior e posterior pode fornecer uma ideia da Ossificação geral do Pombo. Assim, quando a Forquilha anterior é sujeita a uma relativa pressão os dois Ossos da Clavícula devem revelar uma certa resistência. Por sua vez, o posicionamento correcto dos Ossos Pélvicos (forquilha posterior), é sobre a linha do Esterno ou na direcção da extremidade deste Osso.

 Embora dependente da idade, a resistência desses Ossos assume grande importância sendo desejável que eles se mantenham simultaneamente, rígidos e elásticos.

O Bico é uma formação Córnea adaptada á conformação dos Ossos das Mandibulas, onde não existe dentes, em favor da rapidez de movimentos de modo que o desempenho de certas missões, que nos outros seres compete às Mãos e respectivos Dedos, também possa ser levado a efeito por esse Órgão. Deste modo compete ao Bico não só, a apreensão dos Alimentos e a absorção da Água, mas também a ordenação da Plumagem, a preparação do Ninho, as actividades de defesa e de ataque entre outras.

Tal como sucede nos Mamíferos, o sistema Nervoso, compreende:

1º Sistema Nervoso central (encéfalo e medula espinal).

2º Sistema Nervoso periférico (nervos sensoriais e do movimento).

3 º Sistema Nervoso simpático ou Nero-Vegetativo.

 E para que o sistema Nervoso do Pombo, se mantenha bastante Saudável, deve-se aplicar uma a duas vezes por Semana a fabulosa Vitamina, VIT AMINO LAMONS altamente rica em complexos B e Aminoácidos.

O APARELHO DIGESTIVO:

O aparelho Digestivo do Pombo divide-se em duas secções: Anterior e Posterior.

A primeira é formada pela cavidade, Bocal, Língua, Esófago, Papo, Estômago Glandular ou Proventrículo e Estômago Muscular ou Moela. A Língua é estreita, de contorno triangular, com a porção livre pontiaguda e de consistência Cartilaginosa, e o bordo posterior finamente dentado.

Na Moela, esta que exerce unicamente uma acção mecânica, semelhante á que é realizada pelos Dentes em outros Animais, os Alimentos são fraccionados e esmigalhados. O efeito das contracções Musculares desse Órgão é ampliado pelo Grit, Casca de Ostra e pequenas Pedras que o Pombo engole frequentemente. A porção Posterior do aparelho Digestivo compreende o Intestino Grosso e a Cloaca.

 Para manter estes Órgãos altamente Saudáveis, porque eles são muito importantes para o bem-estar dos Pombos, deveremos utilizar Semanalmente o fabuloso CHÁ POMBO SÃO + CALCIOCOLINA ou HEPAVET, ou então, utilizar o fabuloso AÇAI - OXI 3 grandes purificadores dos Órgãos Internos do Pombo.

OS OLHOS E A VISÃO:

O Pombo possui uma memória Visual incomparável. Em conjunto com as Asas, os seus Olhos desempenham por isso um papel predominante na Vida do Pombo. No Pombo doméstico, a Iris reveste-se de grande interesse para o Columbófilo, em virtude da diversa pigmentação cristalina com que se apresenta e, também, porque a sua coloração além de ser hereditária está relacionada directamente com o Pigmento da Plumagem assim como o seu poder cristalino.

Segundo a Cor desta membrana Muscular deste Órgão fundamental da Visão, que exerce a função de Diafragma, podem encontrar-se os seguintes tipos de Olhos, sob o aspecto Morfológico.

Olho de cores diferentes numa mesma Ave chama-se (Heterocromia) o que indica falta de pureza (Heterozigose).

A Vista muito aguda constitui um requisito obrigatório e indispensável para o Voo do Pombo. Por meio das Células Nervosas da Retina, que filtram a informação de que o Cérebro necessita, o Pombo normal tem capacidade para operar a individualização dos objectos que atravessam o seu campo Visual.

Portanto, pode-se afirmar que para conseguir distinguir e separar a perceção dos objectos, o Pombo se serve dos Olhos e não do Cérebro, tal como sucede em alguns aparelhos electrónicos de recente construção.

Estudos realizados há relativamente pouco tempo parece conduzir á conclusão de que os Pombos dispõem de um sentido de orientação, ou capacidade de Navegação, bastante semelhante á das Abelhas, ou de uma Bússola de inércia dos Submarinos. Dai a razão pela qual aconselho dar muito Sumo de Cenoura, ou então esta cortada em pedaços pequenos, e colocar á disposição dos nossos Pombos, para que possa contribuir na boa Visão destes, e que esta Visão seja altamente perfeita, através dos Carotenos e das Vitaminas que a Cenoura contém.

A INTELIGÊNCIA:

Os Pombos revelam um certo nível de Inteligência, entendido no sentido mais rigoroso da palavra, facto que leva a supor a existência de uma certa flexibilidade Mental. Graças a ela, pode modificar-se pela aprendizagem o comportamento instintivo, adaptando-o á experiência adquirida no decurso do ensino Diário.

Que os Pombos são dotados de um certo grau de inteligência é um facto já demonstrado por numerosos exemplos. Em 1887 um Cientista Grego, descreveu, grupos de Pombos que tinham sido amestrados para responder ao seu chamamento, e para estes se agruparem segundo as cores das Penas que estes tinham, (uma coisa excelente). 

Um Psicólogo da Universidade do Arizona, descobriu o modo de utilizar de uma forma prática a inteligência dos Pombos. Assim conseguiu adestrar alguns Pombos a eliminarem as Cápsulas Médicas defeituosas existentes numa cinta transportadora. Os Pombos praticavam esta tarefa ao ritmo de duas Cápsulas eliminadas por segundo.

 Registe-se a verificação de que além da referida rapidez o trabalho era realizado com 99% de eficácia, isto será melhor do que a mais experiente das Operárias dedicadas a esta operação de controlo Médico, a isto chama-se a grande inteligência do Pombo Correio. Pena será que esta Ave maravilhosa seja tão procurada e apreciada por certos Caçadores famintos sem escrúpulos e sem CORAÇÃO.

CARACTERISTICAS DOS POMBOS EM BOM ESTADO DE SAÚDE:

Feitas, embora resumidamente, a descrição das características Gerais, Anatómicas e Fisiológicas, dos Pombos examinemos a seguir os principais sintomas EXTERNOS que nos permitem conhecer o bom estado de Saúde e o Vigor destes belíssimos Animais.

Olhos brilhantes, e não Aquosos ou Cremosos. Fossas Nasais abertas e Desentupidas, e não Obstruídas, ou cheias de líquido Gelatinoso. O Bico será robusto na extremidade. Abrindo-o, o interior do Bico (boca) deve apresentar-se com uma coloração Viva e nunca deitar cheiros altamente desagradáveis.

 Na Oscultação atenta, e numa Visão correcta do próprio COLUMBÓFILO, os Pombos nunca devem revelar uma Respiração Ruidosa e Afogante. Se isto acontecer deve consultar no imediato um Técnico Especialista ou Médico Veterinário, para certificar a gravidade.

Deve existir um Papo sempre com as dimensões normais. Os Músculos Peitorais têm de evidenciar compacidade e transmitir ao tacto uma sensação de total Dureza. Quando se afastam as Penas do Peito não deve encontrar-se qualquer tipo de excrescência (caspa). As Escamas das Patas têm de estar perfeitamente contornadas e bem inseridas. Unhas fortes e curtas. Esterno sempre direito e de conformação correcta. 

Por fim, é essencial proceder-se a um exame: A uma certa distância, com o Pombo em Liberdade analisar a sua Formologia, o Aspecto e a Vaidade. No decurso desta inspecção será observado com mais frequência o ASPECTO do Pombo, verificando-se se ele transmite uma sensação agradável revelada pelo comportamento Vigoroso e pela Harmonia das suas Formas. É essencial que as Penas apresentem fortes colorações, o mais brilhante possível, e que estejam o mais ajustadas possível ao Corpo, dando toda a aparência de uma Saúde altamente perfeita.

Para que tudo isto aconteça basta seguir em pormenor todos os meus conselhos desde, Vitaminas, Óleos, Cálcios, Verduras, Sumos, Fusões, Chás, Miolo de Pão, Soja Gratinada, entre outras coisas maravilhosas, que podemos dar aos nossos Pombos, porque SAÚDE PRECISA-SE.

E para que esta Saúde apareça e seja perfeita, teremos que introduzir Sulfato Ferroso o mais Natural possível aos Pombos.

Depois purificar Semanalmente a Água dos nossos Pombos, com ULTIMATE ÁCID, e aqui poderemos com certeza, evitar muitas Doenças dos nossos POMBOS de VOO, REPRODUTIVOS, e também dos Jovens BORRACHOS.  

ALEXANDRE MARIA PEDRO

TÉCNICO ESPECIALIZADO NO DESPORTO COLUMBÓFILO