NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
SERÁ MACHO, OU SERÁ FÊMEA? - A REVITALIZAÇÃO DOS BORRACHOS 03-06-2013

SERÁ MACHO, OU SERÁ FÊMEA?

 A REVITALIZAÇÃO DOS BORRACHOS

O Sexo do Recém- Nascido estabelece-se no momento da conceção.

Os Pombos Machos têm em cada uma das Células do seu Corpo duas estruturas diferentes, chamadas de Cromossomas X.

Por seu lado, as Fêmeas só possuem uma.

A partir do momento em que o Sémen do Macho penetra no Óvulo Materno nada poderá mudar o nascimento de um Macho ou de uma Fêmea, e vice- versa. O Pombo já está completamente programado desde o primeiro instante. O Nascimento nada mais constitui do que uma mudança de ambiente.

·       É possível distinguir com segurança o Sexo dos Pombos?

Esta é uma pergunta frequentemente feita pelos Columbófilos e que tem provocado muitas discussões entre Técnicos, e Especialistas.

·       A resposta pode ser, indistintivamente, SIM ou NÃO.

·       A afirmativa (SIM) refere-se aos exemplares Adultos de determinadas Raças, por vezes de carúnculas grandes e bem desenvolvidas.

·       A negativa (NÃO) aplica-se a todos Pombos com poucos dias de Vida, e aos Borrachos de carúnculas pouca ou nada desenvolvidas.

A verificação do Sexo no momento do Nascimento, tal como se faz com os Pintos, é uma operação dificílima no caso dos Pombos-correios tanto por serem Aves muito pequenas e frágeis na altura de saírem do Ovo, como também, porque os seus Órgãos Sexuais se encontram localizados numa situação muito interna.

Alem disso, esta operação ainda não saiu da fase experimental em grande parte, porque as vantagens que oferece são muito mais reduzidas do que nos Frangos, dado que os Pombos são Monógamos.

No embrião, os Órgãos Sexuais, tanto Masculinos como Femininos, estão no inicio da incubação, um dos Sexos começa a prevalecer sobre o outro, e de tal modo, que no momento da ECLOSÃO o Sexo do recém – nascido já está anatomicamente reconhecível.

O exame dos rendimentos do Órgão copular, margem superior e inferior da CLOACA com protuberância ou reentrância mais ou menos acentuada, pode ter lugar sem qualquer dificuldade desde que a verificação incida em Borrachos Sexualmente maduros, isto é, com cinco, a seis Meses de idade, isto no mínimo.

O funcionamento dos Órgãos Sexuais é controlado pelas Hormonas da Glândula Pituitária interior.

Durante os primeiros dois Meses, os Órgãos Genitais Masculinos do Pombo, que estão contidos na cavidade Abdominal, mantêm-se pequenos, e com um desenvolvimento atrasado em relação com o das restantes partes do Corpo. Este ritmo de crescimento, contrasta com a evolução natural que caracteriza os Mamíferos nos quais o desenvolvimento ocorre quase simultaneamente em todos os Órgãos internos.

Os Testículos dos Pombos são muito pequenos antes da puberdade mas atingem dimensões consideráveis na idade Adulta, sendo estruturalmente semelhantes aos Órgãos correspondentes dos Mamíferos.       

Há Columbófilos que julgam conhecer o Sexo dos Borrachos recém nascidos pela verificação da grossura do Ovo. Outros, dizem que o primeiro Ovo a ser posto dará origem a um Macho, tudo isto, será um pouco duvidoso.

Como se torna evidente todas estas ideias não possuem qualquer base Cientifica e por isso a possibilidade de acertar nesta conclusão mantem-se na ordem dos 50 por cento.

Na minha ideia, e experiência, diz-me que 98% dos casos os dois Ovos postos num ninho possui formas diferentes sendo um parcialmente Elíptico e o outro ligeiramente Alongado numa das extremidades, depois de alguns Anos de verificação e experiência cheguei á seguinte conclusão:

·       1º Ao nascer, se for Macho, rompe sempre a Casca, pela extremidade mais alongada do Ovo.

·       2º Se for Fémea, rompe-a pela parte média do Ovo, ou seja na parte mais redondinha, e central. 

Outro erro de avaliação do Columbófilo, será de atribuir sempre o Sexo Masculino ao Borracho mais corpulento dos dois, que nascem no mesmo Ninho, esta ideia só parece corresponder na realidade, por vezes entre os 70 a 80 % dos casos, porque como tudo na vida, sempre existiu GALINHAS mais corpulentas que os GALOS, ou MULHERES mais corpulentas que os HOMENS, será um ciclo normal da Vida.

Também não passa de outro erro, ou crença popular, ao dizer-se que será um CASAL, quando os dois Borrachos que estão no Ninho, e estes, se encontram virados e encostados com a Cabeça um ao outro, apenas será um gesto de ternura.

 Ou então dizermos que serão dois Machos ou duas Fêmeas, quando estes estão em sentido contrário, ou seja com o RABIOSQUE encostado um ao outro, ou seja, virados no sentido inverso.

 Não meus caros amigos, isto não passam de meros mitos ou crenças, nada disto responde á verdade, apenas serão pequenas posições que os Animais adaptam no seu dia-a-dia, por uma questão de comodidade.

O Pombo que a Natureza dotou com a faculdade notável de se orientar para o regresso ao Pombal, é um Animal que evidencia uma muito elevada sensibilidade para a captação das RADIAÇÕES, facto que é demonstrado mesmo logo após o nascimento, pela necessidade de manter uma determinada posição no Ninho, sempre frontal para a claridade.

O que estou aqui a referir pode ser provado com toda a consistência, apenas com a falta de confirmação Cientifica, porque nós, quando aproximamos a Mão a um Borracho na tigela e quando este atinge a idade das duas Semanas logo notamos a agressividade destas pequenas Aves. O comportamento ou reação é diferente para ambos os Sexos. Assim, o Borracho será Macho, se tomar logo uma posição de defesa, erguendo o Corpo, fazendo estalos com o Bico e levantando as Penas. Será Fêmea se ficar quieta, tranquila e pacífica.

Segundo uma avaliação muito concreta o Pombo declara-se mais depois da primeira Muda, isto é, exibe o seu Sexo através de um comportamento mais ardoroso de Macho do modo como corteja, e se deixa cortejar por outros Pombos.

No entanto, grandes Columbófilos para conhecerem o Sexo das suas Aves o mais cedo possível, utilizavam ou utilizam, a técnica de segurar os seus Borrachos com uma mão pelas Patas e outra na Cabeça, se a Pombo baixar a cauda (rabo) pois este será Macho, se levantar a cauda (rabo) será Fêmea.

 Pois esta, será uma técnica utilizada á longos Anos pelos Columbófilos mais antigos, mas sem dados concretos e Científicos, mas na realidade eles dizem que esta prática é infalível na descoberta do Sexo dos Pombos, e eu, como estudioso do Desporto Columbófilo, terei que aceitar e admitir a sua veracidade. Aliás os grandes Passarinheiros de RUA, já utilizavam esta prática para se certificar do Sexo das Aves, que apanhavam nas suas armadilhas.

Nas Aves Adultas a distinção é muito mais fácil. Assim, o Macho evidencia maior robustez e força estrutural, no seu aporte corporal e na Cabeça, no geral e por norma os Machos, também possuem o alto da cabeça plano, ou um pouco ligeiro para o côncavo. 

·       AVERIGUAÇÕES POR COMPARAÇÃO.

Nos casos duvidosos ou particularmente difíceis também podem ser aplicados aos Pombos (ensaios Psicológicos), adequados e concludentes, que incidem na observação do comportamento do Pombo em Exame, quando colocado em presença de um exemplar do Sexo já conhecido.

Em presença de uma Fêmea o Pombo Macho não deixa quaisquer dúvidas: este arrulha com a voz forte e grossa, corteja a Fêmea e anda em redor desta com o Pescoço entumecido e a Cauda aberta em forma de Leque, arrastando este, no pavimento por todo lado. A Fêmea suporta complacente todas estas demonstrações de Amor.

Em presença, um de outro dois Machos combatem-se inevitavelmente.

Duas Fêmeas juntas ignoram-se pura e simplesmente ou, quando muito, batem as Asas num movimento rápido procurando atingirem-se.

A maior ou menor separação dos Ossos Pélvicos (forquilha) indica ao Columbófilo se uma determinada Fêmea já efectuou, ou não, uma ou mais Posturas, dando uma ideia sobre a sua qualidade, mas não constitui uma prova irrefutável. Além disso, deve ter-se em atenção que as Fêmeas com os Ossos Pélvicos (forquilha) pouco separados, como geralmente nos Machos, podem ser Poedeiras excelentes e grande Reprodutoras.

·       PROPORÇÃO DOS SEXOS

 Da fusão das duas Células Germinais ou Gametas, nasce sempre um novo Organismo. Estas Células caracterizam-se por possuírem um DIMORFISMO SEXUAL acentuado. Na realidade, o Óvulo é imóvel e o Espermatozoide, mantem-se em contínuo movimento. Para sobreviverem no decurso da sua Vida de relativamente curta duração, os Gametas, necessitam de um meio Aquoso e Nutritivo, para sobreviver.

Ao conjunto das diferenças Morfológicas e Fisiológicas dá-se o nome de caracteres Sexuais secundários ou Somáticos. No caso dos Pombos faltam quase completamente tudo, nos Animais superiores e de grande porte a relação numérica dos Sexos é equilibrada. Este perfeito equilíbrio (divino) da constante distribuição dos Sexos é uma das numerosas maravilhas da Natureza.

Assim, no caso de ser o número de Machos que se pretende ver aumentada será a estes que se dedicará uma melhor preparação e vice-versa. A razão deste facto é atribuída á lei natural, da cópula mais ardente. Porque uma Alimentação abundante e rica em Leguminosas, aumenta o Nascimento de mais Machos. Aqui pelo contrário, os regimes Alimentares um pouco mais pobres em Leguminosas conduzem a uma maior produção de Fêmeas.

Em geral, o rendimento máximo e a maior eficiência Reprodutiva de um casal de Pombos com idade semelhantes não excedem diferenças de ordem Fisiológicas e Endócrinas. Nos Pombos, como em muitas outras espécies de Aves Domésticas e Selvagens, o fiel da Balança inclina-se por vezes para os Machos, o que parece dever-se á fragilidade dos Embriões Femininos.

Quanto aos Adultos, o desequilíbrio dos Sexos é atribuído a um maior índice de mortalidade das Fêmeas, que revelam maior sensibilidade do que os Machos a certas Avitaminoses, devido sobre tudo a carências de Vitamina A, e a Doenças Bacterianas e também a Lesões Intestinais. Daqui o facto, de ter que se fazer um tratamento de FERTILIDADE a todos os Reprodutores, antes dos acasalamentos com VITA – E – PLUS – porque, esta, é um suplemento sem igual, que combina a actividade Antioxidante da Vitamina E, Vitamina C, e do Selénio, junto com o Aminoácido Lisina e Vitaminas do complexo B.

Investigações recentes descobriram que a Vitamina E, favorece a resposta Imunitária nos Pombos Reprodutores em Machos e Fêmeas, e também nos Jovens Borrachos, porque o VITA – E – PLUS inclui o Aminoácido essencial a Lisina, para cobrir as necessidades Nutricionais dos Animais Jovens em Crescimento e Desenvolvimento. 

            REVITALIZAÇÃO DOS REPRODUTORES

                 CRIAR EXCELENTES BORRACHOS (TRATAMENTO)

Com que frequência deve um casal de Reprodutores fazer as suas Cúpulas, deve fazer aquelas que entender e desejar, desde o momento que ambos se sintam bem, e em boas condições Físicas, e desde que o acto Sexual entre ambos, não lhes cause Fadiga, nem cansaço, se depois, este for seguido de um relaxamento Físico e Emocional, sem a pressão das outras Aves, a correr atrás do casal galador, o que será muito frequente.

Porque se o Casal não estiver bem Alimentado, e preparado em termos de Fertilidade, pode-se admitir aqui vários episódios:

 1º Excelente fertilidade, as primeiras (cúpulas) com bastante Vitalidade dos Espermatozoides e da Testosterona.

2º Relativa fertilidade, com pouca entrada de Espermatozoides, e uma diminuição da Testosterona com Fêmeas a ficarem Cansadas e Tristes, após a cúpula (galadela).

3º Baixa fertilidade, fecundação sem entrada de Espermatozoides, ou estes, com curta duração, e uma diminuição de humidade (libido) perante a cúpula, com Fêmeas a ficarem muito dilatadas por algum tempo, bastante débeis e enfraquecidas, e por vezes com Mortalidade.

 A Infertilidade, de preferência a esterilidade, palavra demasiado radical, significa incapacidade absoluta de procriação o que acontece frequentemente todos Anos a vários Pombos, Machos ou Fêmeas, derivado a vários factores NEGATIVOS, que aplicamos diariamente aos nossos Pombos, quer Voadores ou Reprodutores.

Para que exista uma boa introdução de Fertilidade tanto nos Machos como nas Fêmeas Reprodutoras, deveremos fazer um tratamento aos Reprodutores com VITA – E – PLUS durante 5 dias consecutivos.

 Dose: 2 gramas para 1 litro de Água. Depois passa a aplicação 1 vez por Semana a todos Reprodutores, com, ou sem Borrachos.

PORQUÊ A CLARA DO OVO NA FERTILIDADE? (INTERESSANTE).

Alguns estudos Científicos demonstraram que a Clara do OVO tem grandes efeitos sobre a mobilidade e sobrevivência dos Espermatozoides.

O que, por acaso, faz todo sentido, porque a Clara do OVO é uma Proteína pura e a maior parte do Esperma é também de Natureza PROTEICA. Os Espermatozoides não se dão bem num meio diferente da sua própria estrutura, que será a Proteína.

Sei perfeitamente que este método tem dado resultados maravilhosos, e vale a pena experimentá-lo. Não será por acaso que ao longo de muito tempo venho aconselhando a aplicação do OVO aos Pombos, porque este contem todos os benefícios desejados e pretendidos, nos Reprodutores, Voadores e nos Borrachos será maravilhoso, e para secar a Ração envolvida com a Clara do OVO deve utilizar o RUMOL LAMONS excelente. 

Para termos Borrachos excelentes, e bem-criados não será preciso aplicarmos produtos milagrosos, apenas coisas boas, e uma boa Higiene, uma boa Alimentação muito rica em termos Calóricos com bastante Proteína, nunca descorar o Ovo, o Pão torrado, o Granulado A – 115 para Frangos, estes serão muito bons, e depois utilizar o PRO MAC AVES, uma vez por Semana na Água de bebida. Dose: 2 ml por 1 litro de Água, este produto será o grande sucesso da Columbofilia Nacional e Internacional.

 Aplicar também o RUMOL LAMONS (antidiarreico) na Ração uma vez por Semana, esta Ração, deve ser humedecida com a fabulosa Vitamina - ACTIBOL (carminativa). Dose: 1 Colher de Chá de Rumol Lamons + 2 ml de ACTIBOL para 1 kg de Ração, na refeição da Manhã e da Tarde.

Por qual o motivo deve aplicar o RUMOL LAMONS?

Porque o RUMOL LAMONS é um Reconstituinte e Protector da Flora Intestinal, e um Antidiarreico, combate as Bactérias Gram- Negativas, protege e fortalece as Bactérias Gram- Positivas dando uma estabilidade total ao intestino dos Jovens Borrachos, porque contêm: Carvão Vegetal Activado, Sacarato de Cálcio, Carbonato de Cálcio, Dextrose, e Levedura de Cerveja.

 Depois ao meio da Semana aplicar o VITA – E – PLUS, conforme, dose já indicado, estes produtos devem ser aplicados 1 vezes por Semana, e o Columbófilo terá que aprender a dividi-los sem entrar em choque, ou seja aplicar ao Domingo, Quarta-Feira, e Sexta-feira um exemplo.

 O resto dos Dias aplicar uma boa Higiene, uma boa Água limpa, e uma boa Alimentação, e assim, se pode criar excelentes Borrachos, altamente Saudáveis, sem utilizar produtos Nocivos, e Perigosos, para Saúde dos Jovens BORRACHOS, e proteger o futuro da COLÓNIA.

ALEXANDRE MARIA PEDRO

TÉCNICO ESPECIALIZADO NO DESPORTO COLUMBÓFILO