NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
ARTIGOS OPINIÃO II - Rumos e Oportunidades 03-10-2012

Rumos e Oportunidades:

 

 

No meu artigo anterior dei a minha opinião pessoal, sobre o n.º 7 do Artigo 3º do R.D.N. - Regulamento Desportivo Nacional (Com as alterações aprovadas em Reunião conjunta da Direcção e Conselho Desportivo de 16 de Setembro de 2010), que passo a transcrever na integra:

" 7 - Os columbófilos com pombal em freguesias localizadas na fronteira entre distritos poderão optar por concorrer em Colectividades do Distrito vizinho desde que obtenham o acordo das Associações Distritais envolvidas. "

Na altura, a minha opinião como disse atrás era pessoal e como será de compreender limitada e não aprofundada, pela simples razão de na referida altura ser um dos membros do Conselho Desportivo da Federação e ter que ser no mínimo solidário com os meus colegas. Como por motivos pessoais/profissionais e muito sinceramente também por não concordar com o papel passivo que é dado ao dito orgão, pedi a minha demissão do mesmo e assim, como a maioria dos meus amigos e muitos columbófilos me conhecem, não consigo deixar de voltar a abordar o tema com uma maior "abertura" e também com atitude critica construtiva; não só sobre este assunto como sobre muitos outros.

Sabendo na altura que o n.º 7 do artigo 3º do R.D.N. já estava fora..., ou seja, já tinha sido alterado pelo Conselho Desportivo e outras alterações também importantes estavam aprovadas, mas guardadas e retidas, não se sabe bem o porque e por que motivos há mais de um ano (por quem têm poderes para o mesmo) e pelo facto lamento tal inoperância. Não posso de deixar morrer estas mudanças necessárias para o bem da Columbofilia e que podem e mexem com muitos interesses...

As alterações aprovadas e alteradas, que na minha opinião iriam demover muitos Columbófilos de desistir, que iriam fazer regressar muitos Columbófilos ao nosso desporto, são ou eram...:

" 7- a) - Os columbófilos com pombal em freguesias localizadas na fronteira entre Associações poderão concorrer em Colectividades da Associação vizinha mediante prévio conhecimento da Associação de onde saem e respectivo consentimento da Associação para onde se pretende transferir.

      b) - Os columbófilos em que a colectividade mais próxima do seu pombal se situa noutro distrito poderão concorrer naquela mediante conhecimento da Associação de onde saem e respectivo consentimento da Associação para onde se pretendem transferir.

      c) - Todos os outros casos estarão sujeitos à obtenção do acordo das Associações Distritais envolvidas. "

Segundo se diz e com toda a certeza esta alteração não irá em frente (mudanças...), pois o rumo da nossa Columbofilia está mais uma vez acorrentado aos interesses de certas Associações e não dos Columbófilos, que cada vez são menos e que por este andar com atitudes destas e muitas outras irão ser uma espécie em vias de extinção.

Sabendo eu e deixem-me ir um pouco mais além...; conhecendo eu os "interesses", as "opiniões" das maiores Associações do país e indo esta alteração de acordo com a maioria das mesmas, gostaria de saber o porquê desta "paragem de atitude"!?... Não que eu não saiba!... Mas seria de bom tom que todos nós Columbófilos fossemos bem informados e elucidados deste tipo de gestão.

A nossa Columbófilia não é e não pode ser só conversas de cafés, não pode ser o mal dizer e a afronta aos nossos dirigentes, não pode estar sujeita aos interesses pessoais e de algumas Associações, não pode acima de tudo cair num "marasmo" efectivo; já basta as enormes dificuldades que todos nós temos para ter pombos e praticar este hobby.

Todos sabemos que somos um desporto praticado por pessoas que na grande maioria só olha para o seu umbigo, que temos o condão do egoísmo, que somos muito das vezes incapazes de ajudar os nossos colegas de desporto, que nos deixamos embebedar pela procura do sucesso e muito mais coisas negativas; mas também muitos de nós somos pessoas solidárias, pessoas que estamos prontas para ajudar o nosso semelhante, que somos bons dirigentes e acima de tudo que somos humanos como todos os outros... Não há regras, sem excepção!...

Muito das vezes esquecemo-nos acima de tudo que a "vida" são dois dias e que a nossa passagem por ela é rápida, aliás muito rápida e isso é sempre esquecido por todos nós.

Será a altura de se olhar para todos nós Columbófilos e deixar-se os interesses de alguns de parte e assumir o interesse de todos. Sei que é preciso ter coragem, mas sei que acima de tudo a Columbofilia não pode ser "governada" com intuíto politico, não devemos estar bem com os interesses instalados e tentar embalar a maioria dos praticantes! Ser-se dirigente na minha modesta opinião é olhar para os interesses dos que esperam de nós os rumos certos e as oportunidades para a evolução desportiva.

Mudem de "rumo" e dêem "oportunidades"!

 

Camilo Eurico Pratas