NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
CAMINHO INGLÊS - FERROL/SANTIAGO 11/10/2015

Dois caminheiros da Associação e um convidado e grande amigo meteram-se a caminho de uma aventura pelos caminhos de SANTIAGO e a rota escolhida foi O CAMINHO INGLÊS que liga Ferrol a Santiago. Para aguçar o apetite aqui ficam alguns registos fotográficos de um percurso que se recomenda conforme refere o meu amigo OSWALDO;

O Caminho Inglês se caracteriza, sobretudo, pelo verdor dos bosques, com sua primeira parte a decorrer paralela à ria de Ferrol e, em sequência, da de Betanzos.

No percurso todo existem apenas dois ascensos de relevo mais acentuado que, embora difíceis, não oferecem grande sacrifício para serem sobrepujados.

No geral, é um roteiro tranquilo, onde se convive muito bem com a natureza e a pacatez do quotidiano rural galego, porquanto a sombra das árvores, existente na maior parte do seu trajeto, torna-o extremamente agradável.

De se ressaltar, ainda, que ele está estupendamente bem sinalizado, sendo quase impossível se perder nesse histórico roteiro.

Em Vigo a aguardar transbordo de autocarro para Ferrol depois de paragem em Valença

Refeição do peregrino em Ferrol (jantar), onde não existe Albergue

Não está indicado, mas trata-se do km zero. No escuro da noite não o vimos e isso penalizou-nos em cerca de 2 kms

Fim da 1ª etapa numa terra que vala a pena visitar e cheia de história (veja-se descrição no blog do peregrino OSWALDO BUZZO)

Com o Albergue fechado o recurso ao Hotel pois necessitava-se de um banho reparador

Comidos e bebidos tivemos oportunidade de ficar num albergue de 5 estrelas em BETANZOS

Ainda com pouca luminosidade, o Apóstolo indicava o caminho à saída de BETANZOS

Uma casa para não esquecer com o melhor cozido do mundo. Só que o cozido é ao domingo e tivemos de optar pelo caldo galego e carne assada. Ainda bem pois as subidas que nos esperavam precisavam de uma refeição menos condimentada.

Depois de uma noite no pior Albergue do percurso em BRUMA pelo seu isolamento e qualidade, mas com lotação esgotada talvez por ser o local de encontro dos peregrinos que optam pelo percurso de CORUNHA, a saída bem cedinho para uma grande caminhada de 2 etapas que resolvemos transformar em apenas uma.

Reabastecidos resolvemos não ficar em SIGUEIRO, partindo rumo a SANTIAGO nos seus últimos 17 kms

Os últimos 11,185 km de um percurso que nos daria mais uma Compustela

O regresso e a vontade interior de voltar ao caminho, desta feita quem sabe ao PRIMITIVO

Depois do último petisco a aguardar o autocarro, fica a saudade de uma peregrinação cheia de emoções.