Notícias Visitas deste 2003: Contador de Visitas 
PRÉ CAMPANHA E VACINAÇÃO 23-10-2006

 

 

PRÉ CAMPANHA E VACINAÇÃO 

 

 

 

Com o fim da Grande Muda e o aproximar da campanha, começa a azafama habitual e os cuidados e mecanismos que caracterizam este desporto.

            As hostilidades têm inicio quando já todos os borrachos conhecem bem o exterior do pombal e aguentam bem voar pelo menos 15 a 20 minutos ininterruptamente.

            O primeiro passo a dar consiste num rasteio sanitário aos pombos, saber que doenças apresentam, e trata-los, como muitos columbofilos não têm acesso a meios de diagnostico de doenças, esta é uma época onde eu acho admissível a realização de tratamentos “cegos”. Quero com isto dizer que não existindo a possibilidade de determinar de que doenças padecem os efectivos do pombal dever-se-à agir como se tivessem todas as doenças, e efectua-se os chamados tratamentos de pré-vacinação. Mas atenção é para fazer todos os dias que vêm indicados nas embalagens e ininterruptamente. Não vale queimar etapas.

              Comece sempre pelos vermes. Existem comprimidos e pó para adicionar na bebida, como é para tratar um bando o pó é melhor. Deverá ler as indicações e escolher um que lhe faça vermes redondos e ténias. Na escolha tome em atenção que é melhor usar uma substância que diga uma medida por cada X pombos do que aquelas que dizem uma medida por litro de agua. È que a dose deve ser calculada com base no indivíduo. Muitos interrogam-se e se a dose acabar e os pombos ficarem com sede o que se faz? A resposta é incrivelmente simples, dá-se agua.

             Quando se preparar para dar os vermes faça de véspera a seguinte observação:

             Coloque o bebedouro com uma quantidade certa de agua (2, 3, ou 4 litros conforme o numero de pombos, mas sempre em excesso da quantidade consumida) logo após os pombos terem comido, espere meia hora e meça o que sobrou de agua. Anote a quantidade que foi gasta e no dia seguinte dissolva a quantidade de produto correspondente ao numero de pombos nessa agua( este método serve também para os outros tratamentos). Dê comida e deixe beber.

            Se estiver certo pouca ou nenhuma agua sobrará e a 1ª fase da desparasitação está feita.

          Seguem-se dois dias de vitaminas com um vitaminico geral e um próbiotico na ração ao segundo dia. Dê dois dias de intervalo aos tratamentos.

          Fase seguinte, tratar as vias respiratórias e as trichomonas se possível em conjunto, pois já existem combinações de produtos químicos para esse efeito capazes de serem ministradas em conjunto, poupa-se tempo e a sinergia resultante do combate simultâneo é uma mais valia. Este tratamento deve, no mínimo, estender-se por cinco dias completos, seguindo-se mais dois dias de vitaminas com próbioticos ao segundo dia . Mais um intervalo de dois dias, e encontramo-nos a quinze dias após a primeira desparasitação. È altura de fazer a segunda, isto porque  os ovos dos vermes têm um período de eclosão não superior a quinze dias, e demoram um pouco mais entre a eclosão e a fase adulta. Como sabem os produtos para os vermes não matam os ovos. Estes ao eclodirem , e no prazo de quinze dias todos os ovos que tinham sido postos nasceram, têm no máximo quinze dias e ainda nenhum atingiu a maturidade para colocar mais ovos. É nessa altura que se faz os vermes novamente, e os pombos ficam livres deles por uns tempos largos.

            Volte a dar vitamina durante dois dias seguidos e a fazer próbioticos. Descanse um dia e depois faça tratamento às salmonelas durante cinco dias ininterruptos. Vitamine dois dias com próbioticos ao segundo dia e VACINE DE IMEDIATO. Se vacinar mais do que para New Castle, por exemplo salmonelas  ou varíola ( ou seja as conhecidas poquetes, que caso já os borrachos as tenham tido, não vale a pena vacinar.) entre uma e outra vacinação dê pelo menos uma semana a semana e meio de intervalo e se puder mantenha-os em quarentena pelo menos três dias observando comportamentos anormais nos pombos, sendo que os indivíduos detectados devem ser individualmente isolados. ( quarentena cautelar).

            Após a vacinação está na altura de colocar ordem no pombal. Comece a dar ritmo aos pombos, fazendo os bandos voar progressivamente cada vez mais tempo, até voarem com ritmo pelo menos 30 minutos. Comece então os treinos.

 

 

 

Veja  próximo artigo.