NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
MOÇÃO de protesto para a A,C.D.P. 13/11/2014

De acordo com o deliberado em reunião de Direção, a Sociedade Columbófila de Vila Real, não obstante não ser beneficiada em nada na apresentação da presente moção que nos foi remetida, está solidária com a mesma, na medida em que não compreende a razão deste tipo de soltas que já provou não ser benéfica para toda a região do interior como atestam as soltas efectuadas na campanha 2014. Não se percebe tal atitude quando para a zona mar as soltas são do interior.

Por concordar com a presente moção torno pública na minha página pessoal a decisão, na expectativa que o assunto seja devidamente repensado para bem da columbofilia e dos pombos em geral.

Exmos. Senhores,
Em completo acordo com a v/ moção anexa informo que a mesma foi assinada pelo Presidente da Direção depois de mandatado pelos restantes membros da Direção.
A bem de uma columbofilia cada vez melhor
Hernâni José de Carvalho
Sociedade Columbófila de Vila Real (13/11/2014)

CENTRO PAROQUIAL COLUMBÓFILO DE VILA VERDE

CALENDÁRIO DESPORTIVO 2015

MOÇÃO DE PROTESTO E APELO 

    A Assembleia Geral do Centro Paroquial Columbófilo de Vila Verde, reunida em sessão ordinária, no dia 07 de Novembro de 2014, na sua sede social, sita na Rua de S. Mamede, Vila verde, com a presença da maioria esmagadora dos seus associados, deliberou, por unanimidade, uma moção/voto de protesto-apelo, face à remessa de novo calendário desportivo para a época de 2015, bloco 7, assente nas seguintes razões:

1 – A época de 2014, caracterizou-se por uma época atípica, com claro prejuízo para os nossos pombos com:

A) Soltas nacionais demasiadamente localizadas a litoral, em sítios que se caracterizam por elevada densidade de neblinas matinais, que provocaram o retardamento das soltas e até alterações frequentes dos seus locais;

B) Fraco desempenho dos pombos e elevadas perdas nos concursos internacionais, nomeadamente de algumas “ estrelas “, que muita tristeza e desânimo provocaram nos seus proprietários; 

2 – As mudanças de linhas dos concursos nacionais para os internacionais, quase radicais, provocam claramente destabilização na orientação dos nossos atletas, e obrigaram, consequentemente, a percorrerem distâncias muito maiores com o elevado desgaste daí inerente.

3 – A fatura deste ano e já em consequência das linhas aprovadas e praticadas para a época finda já trará por si só elevados prejuízos para as nossa colónias, aquando do inicio da campanha internacional.

4 – Sintoma disso é já a manifestação de desagrado dos associados, levando-os seriamente a ponderar não enviarem os seus atletas a essas provas.

5 – Assim sugere-se a reposição do calendário inicialmente remetido às coletividades, que se acha muito mais ajustado às linhas de orientação para os nossos pombos, possibilitando-lhes, sem grandes ruturas uma melhor preparação para as provas de leste, que em 2015 serão possivelmente bem mais duras e dai provocadoras de maior desgaste e perdas.

6 – Desta deliberação dar imediato conhecimento à Associação Columbófila do Distrito do Porto, apelando, porque é o interesse de todos, para que ouvidas outras coletividades, onde como é do nosso conhecimento, é igualmente manifesto esse descontentamento, se possa regressar/introduzir  um calendário mais justo para os nossos atletas.

Vila verde, 07/11/2014