NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
ALDEIA COLUMBÓFILA em Vila Real 15/01/2015

Não sou estranho aos pedidos de esclarecimento de muitas pessoas e grandes amigos que em Portugal e no Estrangeiro, de forma particular, telefone ou e-mail me fazem a pergunta que resolvi colocar no meu livro de visitas, feita por um columbófilo (uma entre muitas). Preparo até a curto prazo um artigo para "O MUNDO COLUMBÓFILO" falando do que sei da columbofilia da região e nele abordarei este tema sem dúvida muito interessante.

 "- ....é só para fazer uma pergunta .como está a aldeia columbófila em vila real? ja tá pronta ? um abraço e bom fim de semana"

Pois meu caro amigo e todos que acompanharam este sonho que vivi intensamente, aí vai aquilo que posso adiantar, desde que reassumi a Presidência da Sociedade.

Já há quase uma década, ainda com o espírito jóvem e cheio de ambição pensei numa revolução da Columbofilia em Vila Real. Quiz primeiro uma carrinha para transporte dos n/alados que tinham na Câmara Municipal um apoio a prazo e em condições precárias, à chuva, vento ou sol, conforme as circunstâncias. Mas era o que existia, ainda que isso representasse igualmente custos para a Coletividade com a aquisição e manutenção dos cestos(grades), nem sempre bem tratadas e pagamento ao motorista e ajudante. Sabiamos que com o investimento que iamos fazer, os custos subiriam, mas permitia-nos dar oportunidade de treinar pombos de outros concorrentes cujas capacidades financeiras não lhes permitiam deslocar-se pelos próprios meios, dar melhores condições aos atletas e aumentar a frota de forma considerável, o que de certa forma minimizaria esses custos. Muitas coisas boas de que resultou avultados benefícios e um dado importantíssimo que era sermos autónomos. Conseguimos com a colaboração da autarquia adquirir essa importante infra-estrutura e então pensamos em dar mais vida à columbofilia local que esta ferramenta de trabalho também permitiria.

Certo que muitos amadores deixaram de particar a columbofilia e outros não o podiam fazer por a sua condição de habitabilidade não permitir a criação de um pombal, julgamos que a exemplo de outros locais espalhados pelo Mundo, seria oportuno a criação de uma ALDEIA COLUMBÓFILA, e mais arrojados, pensamos ainda num POMBAL MUNICIPAL, onde fosse possível reunir pombos de várias localidades e até nacionalidades. VILA REAL COMO UM GRANDE CENTRO COLUMBÓFILO, parecia-nos uma ideia maravilhosa, realista e motivadora, principalmente tendo em conta uma zona como TRÁS-OS-MONTES. Lançamos o repto aos Homens do poder e com o aplauso de todos tudo foi encaminhado na concretização desse sonho, que nasceu, cresceu e quase se concretizou, com a criação dos alicerces da Aldeia Columbófila e a instalação de um Pombal pronto a albergar 700 a 800 pombos. Faltava o quase que se prendia com a proteção das instalações, acabamento exterior e interior do POMBAL MUNICIPAL, instalação eléctrica, águas e entradas electrónicas. Alguns erros no acabamento de grades, divisórias e ventilação não permitiram que esta maravilhosa infra-estrutura podesse ser inaugurada e ativada, naquilo que decorreria de um protocolo entre a Câmara e Coletividade que nunca foi concretizado. Sem querermos imputar culpas seja a quem for, e na qualidade de responsável pela gestão desta ferramenta, não foi criada qualquer condição de concretização de um  projeto que teve custos avultados, sendo uma pena não ser colhido qualquer fruto desse investimento. Isso mesmo fizemos sentir aos responsáveis que connosco foram igualmente e na altura ambiciosos.

Mas os Homens do poder mudaram e mudou igualmente os responsáveis pelos destinos da Coletividade, e na última FESTA DE CONSAGRAÇÃO DOS CAMPEÕES, o atual Presidente da Câmara, consciente do investimento feito, mas com problemas burocráticos por resolver nomeadamente dos terrenos onde o Pombal foi construido, prometeu empenhar-se no sentido de resolver o que está a impedir a conclusão desses trabalhos. Já lá vão mais de 4 meses...

A Direção está atenta e recetiva no encontro de uma solução, certa que isso representa uma mais valia para a região e sobretudo para uma modalidade que continua a ser das mais praticadas no Mundo e independentemnte de algum pessimismo que reina sempre num mundo que não é dos Anjos, mantem o seu compromisso de honrar os acordos feitos e dar vida a uma infra-estrutura que temos a certeza traria gente de todo o Mundo a esta bela cidade que tal como com as corridas de automóveis, mantem uma grande tradição e até teimosia em manter viva uma atividade como a Columbofilia, um desporto familiar que e por isso também arrasta multidões.

Aguardamos pacientemente a acção da Entidade que assumiu este compromisso, certos que o investimento feito, não resulte em mais um imóvel destinado ao abandono. Por mim, promotor e incentivador deste projeto que me tem dado desde sempre muito trabalho, e a melhor das atenções em termos de ajuda, colaboração e acompanhamento dos trabalhos, manter-me-ei disponível para o julgado conveniente, ainda que certo da incompreensão de alguns, mas do apoio de muitos outros que tal como nós só procuram ser úteis à sociedade enquanto cidadãos responsáveis. Trabalho e despesa é o resultado para já de quem sonhou com um VILA REAL diferente no mundo da Columbofilia. Que resulte num bem coletivo é o meu desejo e da Direção a que tenho a honra de presidir.

Hernâni Carvalho