NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
NOVA CAMPANHA DESPORTIVA - NATAL 2017 21/12/2017

DEPOIS DE NA ÉPOCA ANTERIOR TERMOS VOADO COM MEIA DÚZIA DE HERÓIS QUE FIZERAM TODA A CAMPANHA DESPORTIVA, está aí à porta mais uma campanha cujo primeiro treino será já neste sábado com solta prevista de TABUAÇO, saudando-se a iniciativa da Associação em organizar um campeonato de LESTE, no qual Vila Real está particularmente interessado.

As rapinas não têm dado descanso aos jovens pombos e assim de cerca de uma centena que foram aduzidos retiramos por precaução 6 borrachos de 2017 para a reprodução, sobrando-nos 80 pombos do ano de 2017 e os 6 velhos(2015), que são aqueles com que iniciaremos esta fase de treinos.

Com cerca de 20 tardios voaremos nesta 1ª fase com 60 pombos(borrachos mudados) aos quais mais tarde associaremos os 6 velhos de 2015. De 2016 não temos qualquer pombo pois não tiramos borrachos. Um total de 68 borrachos já fizeram 2 treinos, respetivamente de V. Pouca de Aguiar (norte) e Armamar (sudeste). Sem controlo rigoroso, vão fazendo voos com pombal fechado em cerca de 2 horas/dia dos quais cerca de 45 minutos em voo livre seguido. Depois de vacinados com um mês de idade, receberam reforço de vacina à cerca de 8 dias e aparentam excelente condição física depois de alimentados durante toda a muda com ração super-reprodutores.

A campanha 2018 parece bastante dura sobretudo para borrachos, mas ainda que sujeito a perdas vamos tentar enviar 25 pela equipa A e 15 pela equipa B, no sentido de serem preparados para as provas de fundo. O cesto irá selecionar o que tiver alguma qualidade, mas numa zona como a nossa, será frequente perdermos alguma qualidade pois os pombos com as montanhas na parte final das provas encontrarão muitas dificuldades para as vencer e vencer os ataques dos predadores tão frequentes nas serras circundantes.

Partimos para competir, mas como é razoável sem ambições desmedidas, procurando com os indicadores recebidos quer em Vila Real, quer de Arazede, quer de Moledo, quer ainda do Algarve selecionar a qualidade dos nossos reprodutores cuja quantidade queremos reduzir.

Para já saudamos todos os columbófilos desejando a todos um Feliz Natal com muita saúde, paz e alegria e se possível que 2018 seja um ano de muitos sucessos pessoais e desportivos com alguma tolerância, calma e ponderação, pois de certeza que acontecerão erros, injustiças e contrariedades que nem sempre dependem de quem tem de tomar decisões. A critica quando construtiva é sempre benvinda mas deve ser ponderada na busca da solução e não do problema.

Hernâni Carvalho