NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
NOTÍCIAS DE VILA REAL (Tempo) 01/03/2018

Dadas as condições atmosféricas que se têm sentido na região transmontana(neve, chuva, vento e nevoeiros) tem sido preocupação dos columbófilos locais a confirmação ou não das soltas programadas para este fim de semana (Monforte e Aguiar da Beira). As notícias de Tempo e Soltas da F.P.C. não são muito animadoras como se constata:

- Céu muito nublado, a encoberto, apresentando algumas abertas durante a manhã. - Vento do quadrante Sul, moderado. - Períodos de Chuva ou aguaceiros. - Neblina, localmente nevoeiro orográfico. - Visibilidade boa, moderada na neblina e fraca no nevoeiro e na precipitação.

Numa análise ao tipo de informação recebida que transmite dados intervalados de 3 em 3 horas, torna-se difícil a análise ao tempo que faz nesse intervalo de 3 horas, que praticamente coincide com tempo de voo estimado para a prova. Se fosse possível uma leitura mais objetiva entre as 9 e 15 horas da tarde por hora a hora, talvez a leitura fosse mais realista e quem sabe menos "alarmista". Como é sabido não sou nenhum especialista nem técnico habilitado a comentar o que não sei, mas uma leitura atenta ao site do Instituto de meteorologia e outros mais pormenorizados que vou fazendo semanalmente, levam-me a pensar e opinar que a haver condições normais de solta pelas 10 horas como parece, antes das 13 horas a maioria das provas estariam concluidas. Com céu nublado a muito nublado e possibilidade da ocorrência de um ou outro aguaceiro local, o vento do quadrante SUL e com variações térmicas de 10/13ºC..Seria assim uma prova rápida e para a qual a confirmar-se esta situação não terei quaisquer problemas em enviar os meus borrachos, mesmo sabendo que os meus pombos não são especialistas em provas de vento a favor, como o têm provado nos diversos pombais onde voam todas as semanas (Vila Real, Arazede, I.A.P.C. e Moledo).

Serenamente acredito que os dirigentes tentarão fazer o melhor em prol da modalidade, e técnicamente acompanhados tomarão as melhores decisões, sendo certo que os homens do saber também se enganam porque a natureza é fértil em imprevistos.

Hernâni Carvalho