NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
FALANDO DE COLUMBOFILIA 14/09/2018

Foi assim em 2 de Setembro a festa da Columbofilia em VILA REAL. Para além de entidades presentes ou representadas, gente de várias localidades quer de Espanha, quer do Centro e Norte de Portugal disseram sim ao convite que lhes foi feito, merecendo igualmente a minha admiração e consideração os que não podendo estar se fizeram representar com um ou mais dos seus borrachos. Foi a coisa mais linda que encontrei na Columbofilia nestes já longos anos de prática da modalidade, a partilha, o convívio, a amizade e a estima que não tem preço.

VILA REAL quiz receber como sempre bem e da melhor forma, e todos nós, membros da Direção e sócios, não regateamos esforços para mais um êxito de memorável evento. Ao pódio subiram os campeões, aquele mesmo pódio que já subi imensas vezes, com o mesmo gosto que hoje sem pódio assumi o comando dos trabalhos em que até leiloeiro tive de ser!!! Não me arrependo minimamente do muito que dei à Coletividade com dirigente e columbófilo, mas chegou a hora de dar lugar a novos elementos, a novas ideias e ambições. Saio sem ter completado o sonho de ver voar nos céus transmontanos pombos de todo o Mundo, mas uma só pessoa com ambição não consegue mover montanhas.

Deixo aqui alguns extratos mais importantes da minha intervenção para memória futura:

É com enorme gosto que saúdo e cumprimento todos os que responderam ao nosso apelo de participação neste evento, a festa da columbofilia em Vila Real.

....... Não é fácil ser campeão em Vila Real como se prova anualmente, mas eles só existem porque além de vencedores há vencidos que têm de ser aplaudidos.

Meus Senhores e minhas Senhoras...... Nunca gostei de individualizar o eu, mas sim o coletivo, nós. Mas as circunstâncias atuais obrigam-me a ter este comportamento, porque o momento de certa forma me angustia, face ao muito que nos é disponibilizado especialmente pelo Município de Vila Real para o qual tenho uma gratidão enorme, e ao pouco que temos dado e para dar.

Desde 2004 que lutei por ferramentas que considerava imprescindíveis para a divulgação e prática da Columbofilia em V. Real. Contrariando algumas ideias inovadoras analisadas pelo lado fácil em que se que pensava ser obrigação do Município fornecer o transporte para levar os nossos pombos às concentrações e treinos, optamos pelo mais difícil com a aquisição de meio de transporte próprio e esse objetivo foi apoiado e conseguido. O outro da Aldeia Columbófila e Pombal Municipal foi e tem sido muito mais difícil de concretizar. Essas infra-estruturas foram pensadas tendo em conta uma mais valia para a Coletividade onde seria expectável algum retorno financeiro, para os sócios e novos amadores sem pombais legalizados, mas também para a cidade. Acreditando nesse parecer, os diversos executivos do Município deram corpo a um projecto de excução difícil e com muitas contrariedades. Os anos foram-se arrastando e embora a vontade e o apoio dos sócios não faltasse nas diversas festas e assembleias gerais realizadas, como o provam as atas aprovadas, a verdade é que manifestamente a sua intervenção no apoio logístico, não tem tido grande visibilidade e consequentemente qualquer desenvolvimento. Eu não sou o dono da Coletividade e as decisões têm de ser coletivas como se compreende.  mas desejo que fique claro que o Município sempre entendeu e deu a conhecer ser sua ideia apoiar esses custos de uma forma clara à semelhança do que faz com outros equipamentos da cidade. Desaproveitar esta manifesta boa vontade é segundo o meu pensamento um erro que deve ser evitado.

Sobram por isso motivos e enquanto Presidente da atual direção, apelar ao espírito de união e solidariedade que deve reinar na Coletividade, onde se precisa de renovar pessoas que de forma legítima se mostram cansados pelos muitos anos de prestação de serviços. Vamos em Outubro ter novas eleições e assim termos a oportunidade de colocar no lugar certo novos interlocutores, novas ideias, novas oportunidades.

.........A próxima campanha desportiva vem ao encontro dos sonhos da maioria dos concorrentes do bloco 6. Cumprimento o nosso Presidente da Associação do Distrito do Porto pela forma organizada como conduziu o processo, ouvindo como prometeu para depois decidir e a meu ver bem. Este campeonato de Leste, pode ser uma alavanca no futuro da Coletividade, pois acredito no seu sucesso mobilizador, desportivo e financeiro. Finalmente é meu desejo pessoal que não voltemos ao mesmo de anos anteriores, em que foi constante o insucesso de sucessivas Assembleias gerais na busca de novos órgãos sociais. Na minha vida profissional era fácil criar equipas dinâmicas e de sucesso porque me sobravam possibilidades de criar incentivos, prémios e regalias. Aqui é difícil conseguir esses requisitos e daí as dificuldades em encontrar candidatos. Pessoalmente quero pensar que não tenho idade mas tenho vida, e por isso quero libertar-me desta prolongada vida stressante e até doentia que o cargo implica, deixando-vos por isso uma certeza. Não serei candidato a eleições pois chegou a hora de dar descanso ao corpo e à mente. Servi com muito gosto esta Instituição onde fui apoiado e também criticado, mas servi sobretudo porque gostei de o fazer de forma livre, sempre com um programa votado, com espírito democrático, e dando o meu melhor sem qualquer interesse ou contra partida que não fosse fazer o melhor que sabia. O sucesso para mim é a combinação de fracassos e erros mas também o estar sensível e valorizar simples êxitos para ousar projetar realizações maiores. Foi sempre o que tentei fazer como acredito que o farão aqules que se seguirem à frente dos destinos desta Coletividade com 68 anos de história.

 

.... e assim a história dará lugar a nova ou novas histórias!!!!

 

REGRESSEMOS À ATUALIDADE:

O meu Pombal - Novos habitantes em adução e alguns voadores a ensinar-lhes o caminho aqui e ali com algumas contrariedades como seja o desaparecimento de unidades(voadores e borrachos) que não conseguimos controlar e contrariar. Os predadores continuam a fazer o seu papel e nós a lamentar as perdas que se vão acumulando.

Derbies - Vamo-nos entretendo a ver a evolução dos diversos derbies espalhados pelo Mundo e em especial os que ocorrem no nosso País, onde temos pombos a voar (Great derby e Moledo). Se hoje fosse uma final de um derby e tantos só têm esta quilometragem de 270 km, teriamos sido 14º de 30 pombos constatados no mesmo minuto(média 1.179 m/min), o que não sendo o melhor nos deixa satisfeitos tendo em conta o número de pombos inscritos e os ainda em prova e já são tão poucos. Aliás é sem dúvida inquietante como em quase todos os derbies se perdem tantos e tantos pombos. Como em quase todos os desportos, muitos são os participantes mas poucos são os vencedores e existem sem dúvida grandes pombos com uma apetência especial para se fazerem ao pombal. Lá estaremos com todo o gosto para assistirmos à final, onde tudo é possível pois são 400 kms que se esperam voados com vento contra mas temperaturas mais amenas (ainda que só com 2 borrachos em prova). Já no Algarve dos nossos 3 pombitos só foi hoje e até ao momento um registado em 243º depois de 4 minutos passados do 1º registo(média de 1.400 m/min) dos 1.473 encestados(alinharam no início 2.200 pombos). Como é diferente voar a Norte ou a Sul!!! (veja-se médias).

Até breve.....