NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
MAIS UMA CAMPANHA DESPORTIVA 20/02/2019

Depois de um longo silêncio, de dúvidas, vontades e desejos, regresso à minha página pessoal uma vez que está próximo o início de mais uma campanha desportiva. Sempre na busca da solução e não do problema aceitei uma vez mais ser o lider da Coletividade em Vila Real, no sentido de salvaguardar a prática desportiva nesta cidade e dar corpo a um projeto ainda não concluido. Criamos naturais expectativas e a sua realização ou não determirarão um futuro para o qual não vale a pena fazer prognósticos. É um facto que cada vez mais se vão perdendo pessoas que adoram este desporto e num meio pequeno como o nosso as perdas não são motivo de satisfação como se calcula.

Dizia "Maria Montessori" o seguinte: "Todos falam de paz, mas ninguém educa para a paz. As pessoas educam para a competição e esse é o princípio de qualquer guerra"

A profundidade deste pensamento revela em muito o que penso da prática da columbófilia. A competição afasta pessoas, cria ódios, inveja e exatamente porque fomos assim educados. Preferia que fossemos educados para cooperarmos e sermos solidários uns com os outros, pois nesse dia estaríamos educando para a paz. É nessa esperança que me mantenho ativo neste desporto em que só a paixão me dá alento para suportar tantas contrariedades, incompreensões, custos elevados, muito trabalho e extrema dedicação. Contrariedades porque criamos pombos para alimentar as rapinas e ou pseudo-caçadores, incompreensões porque as pessoas na sua maioria não respeitam as regras de boa conduta na prática columbófila, roubam chipes e até os pombos que continuam a não anunciar, na expectativa que lhe tenha saído a sorte grande com o que lhe entrou no pombal, custos porque em boa verdade nem todas as bolsas permitem alimentar este desporto e entrar em competição, trabalho e dedicação porque quem não o fizer não está a ajudar os seus atletas que requerem treino, higiene e muita observação.

Mas vamos a mais uma campanha desportiva desta feita com o bloco 6 onde estamos inseridos a voar em linhas de Leste e Sudeste. Para este domingo está agendado solta de PEÑARANDA de BRACAMONTE, uma terra localizada na comunidade de Castela e Leão, a cerca de 800 metros de altitude e onde é previsível céu limpo com muito Sol, temperatura de 8ºC pelas 10 horas e vento do quadrante Leste, sendo de NE na saída e rodando para LESTE no percurso e chegada, com intensidade fraco a moderado.

Partimos para esta campanha com um quadro cada vez mais limitado pois as perdas sobretudo à volta do pombal foram de grande montante e como quase sempre acontece com aqueles que mereciam a preferência aos nossos olhos. Bonitos, de boas linhas, são quase sempre os escolhidos para a morte nos fios de A.T. ou às garras dos predadores. Certo que em treinos também perdemos alguns e no último(sábado) ficaram por lá 14 borrachos e 2 adultos sem que qualquer um tenha sido anunciado.

Assim vamos iniciar a campanha de 2019 com 18 adultos (2 na enfermaria) e 57 borrachos dos quais 17 tardios ainda sem treinos. Não temos grandes expectativas pois voaremos com tudo junto(75 com mais fêmeas) e sabemos que este método pode criar problemas sobretudo nas chegadas, mas é o que temos e o que vamos fazer, com métodos simples, mas sempre com o cuidado que os pombos exigem em termos alimentares. O nosso sistema é simples, comida à vontade toda a semana com voos bidiários de uma hora de cada vez. Preventivos à segunda e terça, desintoxicação à quarta e suplementos vitaminados à quinta e sexta. No sábado aminoácidos e electrolitos com água limpa no encestamento. Desejo a todos uma feliz campanha com muitos sucessos e sobretudo com muita paz e profunda amizade a bem deste desporto que amamos com viva paixão.

Hernâni Carvalho