NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
ASSIM VAI A COLUMBOFILIA 08/04/2020

Muito se tem falado, comentado e até especulado sobre a atualidade da Columbofilia. Para os mais esclarecidos, é mais que evidente que tudo quanto se acrescente é pura especulação, porque o que for determinado a seu tempo será tornado público e enquanto a confinação se manter, não vale a pena criar qualquer tipo de ilusão. É evidente que as Associações e Coletividades têm por dever preparar os seus planos de acção e os comunicados que vão saindo disso mesmo dão nota. Penso que não vale a pena pressionar quem tem de decidir, mas antes contribuir com ideias que possam ser válidas para o coletivo e nunca pensando apenas no umbigo de cada um. O comunicado da A.C.D.Porto que abaixo colocamos revela o cuidado, o respeito, a calma e serenidade que todos devemos ter. Importante sem dúvida mais do que tudo no mundo será o bem estar e a saúde de cada um, certos que quando acabar a restrição serão encontradas as soluções mais adequadas e que não serão fáceis sobretudo para pombos a voar da linha LESTE, como é o nosso caso.

Importante ainda cada um tratar da sua colónia, aproveitando para desenvolver a melhor forma de os tornar verdadeiros atletas quando a competição chegar. Para já voos diários de 1,30 horas para machos e fêmeas, alimentação para provas de velocidade e observar com atenção os seus comportamentos para tentar corrigir problemas sanitários. Relevante tem sido os debates nas redes sociais relativos a ensinamentos importantes para os mais novos, que òbviamente são por vezes mal interpretados por aqueles que sabem ou julgam saber tudo. Nos reprodutores estamos a tentar preparar duas equipas para MOLEDO, com ovos a bicar como se deseja nesta altura. FELIZ PÁSCOA PARA TODA A FAMÍLIA COLUMBÓFILA.

COMUNICADO DA ACDPorto

Depois de anunciadas as medidas de restrição de toda actividade columbófila e após reunião com a FPC, estiveram reunidos os órgãos desta associação, pelo qual desejamos esclarecer o seguinte:

– A total proibição da prática da actividade columbófila foi imposta pelas entidades competentes. Assim, pedimos a todos que cumpram estritamente estas medidas emanadas pelas entidades públicas.

– Tais medidas, sabemos, são por vezes difíceis de entender pelos amantes da columbofilia, mas são do interesse da saúde comum. Sabendo-se que grande parte dos praticantes da modalidade tem uma idade avançada (seniores), deveremos assim apontar as nossas medidas para os colegas mais vulneráveis e ajudá-los a saber como agir e se comportarem nesta situação delicada.

– Sabemos também que os C. Desportivos /Técnicos das colectividades merecem toda a nossa atenção pois são em grande parte o motor para o retomar da prática columbófila. Ora, pensando também nesses colegas, já encetámos contactos com empresas certificadas na procura de fatos e viseira de protecção. Tudo faremos para as podermos disponibilizar, pois estamos conscientes que é estritamente necessário respeitar as medidas de segurança no interesse de todos nós.

– Informamos que logo que sejam anunciadas novas medidas de flexibilização na retoma da prática desportiva, a ACDPorto iniciará as devidas e necessárias diligências, afim se permitir o regresso ao nosso tão desejado e amado desporto. (de onde se inclui treinos individuais, colectivos e provas oficiais).

– Por fim, reiteramos o nosso empenho na enunciação de medidas de apoio aos columbófilos tendo em conta todos os cenários possíveis, as quais serão implementadas assim que oportuno.

– Ate lá, PEDIMOS A TODOS, por solidariedade, que sigam estritamente as medidas impostas.

– PALAVRAS DE ORDEM – AGUARDEM COM SERENIDADE

 Sê a mudança que queres ver no Mundo
(Mahatma Ghandi)