NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
DOMINGO POMBOS DE MONFORTE DA BEIRA 14/05/2020

AO ABRIGO DAS REGRAS EM VIGOR, ESTÁ CALENDARIZADA PARA DOMINGO UMA SOLTA PARA O BLOCO 6 DE MONFORTE DA BEIRA (cerca de 170 km). Tudo indica que os pombos finalmente vão encontrar um céu praticamente limpo, podendo ocorrer algumas neblinas matinais. O vento será do quadrante NE, o que em princípio não beneficia a linha de voo dos pombos transmontanos, não só pelo arrastamento da maioria de pombos mais da zona Oeste, como pela força do vento que será fraco, mas moderado em altitude. As temperaturas num dia claramente brilhante por força do Sol variará entre os 12 e 18ºC de acordo com a hora de solta e chegada.

Tendo em consideração o sentido e força do vento sobretudo em altitude e possíveis cruzamentos com pombos a viajar para Sul, torna-se extremamente arriscado o envio de borrachos tardios, ainda sem treinos específicos da linha Sul. Em condições normais não arriscaríamos, mas dada esta onda de dúvida existente da prática da columbofilia do bloco 6 cujas linhas de voo forçosamente serão alteradas pois o LESTE parece definitivamente colocado de parte e de SE existem ainda muitas dúvidas, arriscaremos não a totalidade, mas a grande maioria. Dificilmente enviaremos os 45, mas andaremos por lá perto, conscientes que poderão surgir mais algumas perdas principalmente de pombos ainda não adaptados a esta nova linha. Aos mais novos aconselharia maior prudência no envio desses jovens voadores, para bem das suas colónias, lembrando-se o que os campeões recomendam, a columbofilia deve ser praticada com a cabeça e não só com o coração. Assim o fizemos nos anos de ouro da nossa participação.

Entretanto vamos vendo o comportamento dos nossos borrachos que se mantêm nos derbies de Moledo(2), Arazede(1) e IAPC (5), enquanto se não iniciam os treinos das Associações do Porto e Aveiro. Nesta última terça-feira podemos saborear uma largada de pombos para Moledo e apreciar o extraordinário equipamento do seu veículo em termos de mobilidade, segurança, higiene, limpeza e controlo, o que dando-nos confiança permitiu o envio de 2 equipas tendo em conta um calendário exigente, mas nem por isso menos desejável e de boas recordações em anteriores participações. A prova final e semi-final serão sem dúvida 2 bons momentos, esperando-se que a situção do País já permita o envolvimento dos columbófios ávidos de salutares convívios que a columbofilia sempre proporciona. Treinos e provas calendarizadas.