NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
REGRESSO A ESPANHA NO SÁBADO 02/07/2020

BOAS NOTÍCIAS COM O REGRESSO DE PROVAS A TERRITÓRIO ESPANHOL. Não será o ideal pois esse seria o puro LESTE, mas sudeste nesta fase em que faltam duas provas para concluir o meio-fundo, trás algum otimismo em termos de futuro da columbofilia em terras transmontanas na busca sempre de uma maior verdade desportiva. Assim e neste sábado a solta terá como palco de saída MAJADAHONDA, pertencente à área metropolitana de Madrid(338 km em linha), que poderá eventualmente servir de PREPARAÇÃO para a prova de fundo que a ACDPORTO tem marcada para 11 de Julho, o mesmo dia da nossa última prova de meio fundo do bloco 6. Esse poderá ser um dia de muita emoção para os que poderem enviar às duas provas em simultâneo , dando possibilidades de se poder avaliar as capacidades dos fundistas este ano sem possibilidades de se mostrarem. Por nós e se for possível lá estaremos mesmo com uma reduzida equipa e para isso a coletividade reabriu inscrições. 

Mas para esta prova, espera-se um céu pouco nublado ou limpo na maioria do percurso, vento fraco de NORDESTE e boa visibilidade, ainda que seja previsível a existência de brumas(vulgo nevoeiro) onde a visibilidade possa ser mais fraca. A temperatura oscilará entre aos 16 a 26ºC. o que recomenda uma solta bem cedo para minimizar o presumível aumento de temperatura no percurso.

Nos débies assinale-se maiores dificuldades nas provas efectuadas com avultadas perdas em Aveiro e IAPC-Algarve, mas onde continuamos com pombos presentes com os 3 inscritos em Aveiro e agora 2 no IAPC e 1 em Arazede. Contamos ainda com pombos no Porto, Moledo e Rias baixas.

Relativamente ao "POMBAL MUNICIPAL" e dada a leitura feita por alguns "comentadores" nas redes sociais esclarecemos os nossos leitores e amigos a leitura do nosso PLANO DE ATIVIDADES de Março 2020 onde se lê "A memória descritiva já entregue ao Município especifica as intenções da Coletividade sobre esta estrutura que continuamos a considerar como marco importante na prática e divulgação da columbofilia a nível local, Nacional e Internacional". É só consultar em www.vilareal.columbofilia.net e encontrar aí todo o desenvolvimento do projecto, plantas, fotos, etc..

Em 25 de Novembro de 2019 comunicamos ao Município"A Direção pediu já lá vai mais de uma década, o Município construiu e agora falta consolidar este projecto que após vistoria da F.P.C. e satisfeitas as suas recomendações pelo Município,  carece de ultimar o projecto e sua  legalização que é da competência do Município e que  nos transcendem. Temos a convicção que a exemplo dos já muitos pombais coletivos existentes em Portugal e no Mundo, não será difícil concluir este projecto no sentido de lhe darmos já vida no ano 2020, com a realização do “1º DERBY TRANSMONTANO”. O esforço do Município que tudo fez nesse sentido, a persistência e querer dos dirigentes e associados, a nossa situação geográfica, exigem uma solução para uma infra-estrutura de extrema qualidade a nível Nacional".

Como é sabido a "pandemia" cancelou toda a atividade desportiva estando agora o processo em análise superior face ao pretendido para o seu funcionamento, pois recorde-se são necessários a sua legalização, garantias de segurança de pombos e instalações, meios de gestão e funcionamento, apoio veterinário, contabilidade organizada, instalação de equipamentos para quarentena e de constatação, entre outros apresentados ao Município e que ultrapassam as nossas competências. 

Não é assim tão linear colocar uma infra-estrutura a funcionar pois nem os dirigentes são ricos para suportar custos, nem a nossa situação geográfica e social permite ter os apoios indispensáveis a um projecto desta dimensão.  Recomenda-se por isso mais moderação nas apreciações feitas por quem nem sequer se tenta esclarecer mas apenas e só criticar.