| SÁBADO ÚLTIMA PROVA |
08/07/2020 |
SERÁ FINALMENTE NESTE SÁBADO A ÚLTIMA PROVA DE UM CAMPEONATO ATÍPICO, INCOMPLETO, DESANIMADOR E ATÉ DESOLADOR. Advinhava-se um calendário de LESTE com provas aliciantes e interessantes dada a linha de voo do BLOCO 6 ser mais justa, e por isso mesmo com maior verdade desportiva. Ponderamos face à pandemia simplesmente parar de vez, até porque pertencemos ao grupo de risco, mas ter pombos correios para olhar para eles não está nos nossos princípios e nas escolhas que temos feito. Para isso teríamos apenas meia dúzia de casais para nos entretermos na contemplação, criação para derbies ou para participar em leilões solidários, ou partilhas com amigos. Aliás essa é a nossa ideia no dia em que pensarmos de vez desistir de competir em campeonatos, o que já esteve a acontecer por várias vezes. Temos resistido, muito por força das responsabilidades assumidas na condução da Coletividade de Vila Real, mas os anos não perdoam e um dia essa alteração infelizmente surgirá.
Para sábado as previsões apontam para uma prova igualmente dura, com temperaturas a oscilar nos 21º/22ºC. à saída e os 25º/27ºC. no percurso e à chegada conforme a hora de solta, com vento moderado de NORDESTE, perdendo alguma intensidade na parte final onde poderá variar ligeiramente para LESTE. O céu estará praticamente azul em todo o percurso.
Mas no passado sábado tivemos uma prova demasiado dura com pombos debaixo de elevada temperatura a chegar a Vila Real às pinguinhas, fruto de muitas interrogações que se levantaram no seio dos concorrentes. Com o camião a deixar Vila Real pelas 23,20, advinhava-se dificuldades para uma solta com tempo suficiente para descanso e abeberamento dos atletas. Pensamos mesmo ter sido essa a causa de uma irregular chegada e das muitas perdas registadas, perdas essas que nos inibiram de enviar pombos ao único fundo programado num dia que temos de enviar ao último meio-fundo. LAMENTAMOS, como lamentam os amadores de VILA REAL e ainda por cima sendo a prova alterada para a linha de LESTE que a ser conhecida antes, possibilitaria uma outra decisão e adesão. Pena também a de MANJADAHONDA não ter sido igualmente alterada para LESTE mantendo-se para um SE onde o calor é mais intenso e os kms de camião mais complexos. Enfim VILA REAL, teve uma época para esquecer e a merecer grande ponderação em termos de futuro, pois o puro LESTE parece inatingível num futuro próximo.
Mesmo assim conseguimos classificar 8 pombos em 62 classificados com diferenças abismais entre eles(1.219m/min. para o nosso 14º e 805m/min. para o nosso 8ºclassificado o 51º), manter o nosso 5º da geral, melhor pombo em 1º da geral (sem fundo), em 1º lugar de pombos meio-fundo e 1º borracho da fé. Em borrachos uma aproximação aos lugares de pódio.
Em derbies que acompanharemos com inevitável interesse, continuamos a registar hoje mesmo os 2 resistentes no IAPC - ALGARVE, com um deles a conseguir um 17º lugar na 4ª prova de 300 km o que determinou a sua subida ao 6º lugar do pombo ás da geral, os 3 inscritos em Aveiro onde as prestações têm sido menos conseguidas e em seguida acompanharemos as prestações no derby do Porto, Moledo e pela 1ª vez nas Rias Baixas. Ponderamos ainda preparar equipas para ARAZEDE, ALGARVE(INVERNO), MOLEDO e MARINHA GRANDE todas para a época de 2020.
|