NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
AOS MEUS LEITORES 06/11/2020

Aos que fazem o favor de me ler e a todos os amigos em geral informo que na minha página e enquanto as forças o permitirem vou dando notícias relativas à columbofilia local que abrange como sabem um Distrito que não tem uma Associação, estando longe dos poderes de decisão, longe da vontade de muitos que não conhecem a verdadeira essência da columbofilia, longe da competição por blocos e muito mais a nível Distrital. Claro que ninguém tem culpa que VILA REAL fique para cá do Marão, claro que ninguém tem culpa que na zona transmontana existam tão poucos praticantes para podermos competir com maior verdade desportiva. Mesmo assim já fomos uma grande coletividade e temos tão bons pombos como tantos outros, pois quando voam para os mesmos pombais em igualdade de condições, vão mostrando o seu real valor enquanto atletas.

VILA REAL, ganhou agora uma nova dinâmica com gente nova que aceitou levar em frente os destinos da columbofilia local e que sobretudo gosta da prática da columbofilia. Pela minha parte servi com todo o saber e dedicação os destinos da Coletividade em muitos anos e saio de consciência tranquila por tudo que dei ao coletivo, sempre com excelentes colegas de direção, à cidade e aos amantes deste maravilhoso desporto. Não direi que fico feliz com tudo que fiz pois deixo um pombal coletivo chamado de "Municipal" pronto a ser utilizado, mas ainda sem uma data de início de atividade. Esta foi talvez uma das causas principais que me levou a não continuar em funções pois a forma incompreendida por grande parte de praticantes e até não praticantes, mas invejosos, que encontram facilidades em tudo que não fazem, deixam-me desgastado e igualmente triste. Dar-se corpo a um Pombal Municipal com a categoria do existente não foi tarefa fácil, mas colocá-lo em funcionamento não depende de apenas boas vontades, pois tem custos que carecem de decisão superior. Depois deste maldito vírus que assolou o Mundo é evidente que isso não ajudou em nada uma ação mais dinamizadora. A obra está feita e orgulho-me de ter contribuido para esse feito, o resto não depende de mim. Mas enquanto vivo e ativo estarei sempre disponível para apoiar e ajudar no que for possível, ainda que agora sem responsabilidades diretas. Como muitas vezes refiro, serei sempre parte da solução e nunca do problema.

Agora falemos de pombos. Como é do conhecimento geral os meus problemas de mobilidade não têm permitido ser uma pessoa mais ativa na condução da minha pequena colónia, mas que nunca foi tão grande. Recensiei uma boa quantidade de pombos pelos cartões em minha posse, dos quais grande parte já pertencem ao número dos desaparecidos, mas em boa verdade e nesta fase conto com 28 voadores "velhos" dos quais 5 não me dão quaisquer garantias de sucesso), 62 voadores borrachos já com 5 treinos até 50 km(2 estão batidos e de difícil recuperação) e uma equipa de 11 tardios que vão voando a espaços com os 28 velhos. Portanto penso tratar-se de uma equipa capaz de me dar algumas alegrias se me for possível inscrevê-los pois isso depende e em muito do meu estado físico na ocasião. Para além deste grupo de voadores conto ainda com um excessivo número de reprodutores(cerca de 40) dos quais gostaria de eliminar alguns, mas não me sinto capaz de ter essa arte e engenho, pois todos me parecem excelentes. Matar(leia-se eliminar), não está muito na minha maneira de ser e estar, mas para dar as pessoas na maioria pensam que o que quero era desfazer-me de alguns, quando e em boa verdade eu não sei em consciência selecionar os melhores, ainda que reconheça pelos dados existentes da real valia de alguns desses reprodutores. Outra dificuldade é como acasalar. Aquilo que parece fácil para alguns, para mim é de grau de dificuldade enorme. Como a maioria dos praticantes vamos brincando aos pombos fazendo o que a experiência de longos anos nos foi ensinando. Em termos de dificuldades aquelas que são comuns a todos nesta fase com o sitemático ataque das rapinas que vão dizimando as nossas pobres colónias.

Não sei se bem se mal, mas continuo a alimentar muito bem, adicionando suplementos e aditivos, a tratar com o máximo de produtos naturais, a voar diariamente mais de uma hora seguida principalmente a equipa dos 60 borrachos e cerca de 30/45 minutos de velhos e tardios. Pombos todos juntos em 2 pombais com entrada pelo mesmo local e pela primeira vez com chamada ao apito, coisa que nunca utilizei na vida, mas bem correspondido pelos pombos já nesta fase. Todos vacinados vou no final da muda fazer o reforço aos voadores.

Relativamente aos derbies, na globalidade senti-me satisfeito pela prestação dos meus atletas principalmente numa fase logo a seguir ao covid, pensando eu que uma menor prestação nas fases finais pode estar relacionado com a situação das penas pelos atrasos sistemáticos das provas. Falta ainda MOLEDO, onde temos 2 na final também esta atípica pois a pandemia e o tempo prejudicou sem dúvida os trabalhos dos atletas e da organização que continua a merecer toda a minha confiança. Aliás só envio pombos em poucas quantidades pois não tenho outras possibilidades económicas mas para derbies da minha total confiança, ainda que saiba que nem sempre a vontade da organização resulte nos êxitos desejados. E pelos resultados conseguidos penso estar no bom caminho. Saudação a todos os columbófilos e para já boas mudas.