NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
2º TREINO OFICIAL(Vilares de la Reina)-178 km 24/02/2021

O PRIMEIRO TREINO OFICIAL DO BLOCO 6 (2 CAMIÕES) FOI DE MIRANADA DO DOURO E VILA REAL NÃO ENVIOU NO CAMIÃO POIS ADVINHAVA-SE ALGUMAS PERDAS TENDO EM CONTA A CURTA DISTÂNCIA QUE SEPARAVA O LOCAL DE SOLTA DE VILA REAL, EM APENAS 120 KM. A Coletividade acabou por fazer um treino que ofereceu aos seus 27 concorrentes na última segunda-feira sem custos para os seus sócios o que é de louvar. Assim em vez dos 45, enviamos 72 que chegaram num ritmo impressionante (62 constatados em 5 minutos e os restantes 10 minutos depois do 1º chegado). Para´o meu pombal os 125 km foram percorridos em 1 hora e 24 minutos.

Para domingo está agendado o 2º treino do calendário com solta de VILLARES DE LA REINA ( PROVÍNCIA DE SALAMANCA, Comunidade de Castilla e Leão a 810 metros de altitude), a cerca de 180 km. de V. Real, que vai trazer alguns problemas de chegada dificultada pela ação do vento do quadrante LESTE a NE, num dia que à distância tudo indica ser com períodos de muita nebulosisade no local de solta com 5/6º C. Numa linha SE os pombos encontrarão o RIO DOURO na zona de FOZ CÔA e seria bom que em PINHÃO rumassem a Vila Real e não em ENTRE-OS-RIOS que é normalmente os locais onde ficam alguns pombos nesta fase de treinos e provas até virar ao LESTE puro. Na última metade do percurso prevê-se uma diminuição  acentuada da nebulosisade com temperaturas na ordem dos 12ºC. Estima-se em cerca de duas horas a duração da prova para os primeiros pombos.

Do pombal serão encestados 24 adultos e 21 borrachos de 2020, poupando uma pomba de 2015 e 2 de 2017 que são de fundo e voarão na equipa B. Acredito na categoria dos borrachos que têm tido chegadas mais uniformes, para um campeonato interno entre equipas de meus amigos de que tenho pombos e que serve para me manter ativo na análise ao seu comportamento a voar em grupo de milhares de pombos. Acho que tenho uma boa equipa de pombos jovens e a maioria dos que se têm evidenciado ficam a aguardar a mudança para a 2ª fase após 1ª prova de Zamora. Sem condições para um bom desempenho pois sei a importância que tem a disciplina de voos, serviços de limpeza e contacto próximo com os pombos, vou de qualquer forma tentar honrar o meu nome na columbofilia e dar aos pombos as condições minimas de alta competição.

Nos outros pombais o erro da escolha do pombo designado para uma brincadeira no POMBAL DE ARAZEDE, mas a satisfação de após o 1º treino oficial termos recebido a equipa completa com os seus 5 elementos. Alinharam 71 concorrentes (um número muito interessante) com 5 pombos cada a que corresponderia 355 pombos, mas no treino oficial alinharam 281 pombos, tendo ficado 2 feridos. São filhos de casais em experiência como fazemos todos os anos por amor a este tipo de campeonato, em que o importante é participar com aquilo que pensamos ser o melhor que temos. Em MOLEDO, está igualmente em vias de começar a azáfama dos treinos mantendo ao que o controlo informou 9 dos 10 enviados, num campeonato que igualmente nos apaixona pela forma como a organização trata os participantes e os pombos que lhes entregamos. Com a aproximação da LUA CHEIA, preparam-se para nascer aqueles que tentarão mostrar o seu valor nos habituais derbies de AVEIRO e PORTO.