NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
A BELEZA DA COLUMBOFILIA 28/07/2021

PARA NÓS, A BELEZA DA COLUMBOFILIA ESTÁ NA REPRODUÇÃO. Este fenómeno que todos os anos acontece quando se pretende mais uma ano de atividade transmite uma ansiedade difícil de controlar. Primeiro os casais que se formam(não gostamos de forçar os casamentos), às vezes com satisfação, outras nem tanto, mas a experiência diz-nos que aqueles que nos parecem inadequados, costumam-nos surpreender pela positiva. Nem sempre bom com bom dá bom e muitas vezes regular com bom até dá muito bom. Com o quadro reprodutor formado agora  em uma dúzia de casais, demos plena liberdade aos restantes pombos(voadores e reprodutores) para procriar e se possível adaptarem-se às instalações onde a maioria dos reprodutores não nasceu, mas viveu alguns anos  ou algum tempo da sua existência, sempre com acesso a volieres. Isto permitirá defender o que desejamos ser defendido e tentar reduzir o leque de reprodutores que quando oferecemos nos aparecem à porta como que a dizer-nos que fizemos uma má opção. Se alguns se habituarem à sua nova morada voarão na próxima campanha, caso contrário perder-se-ão ou serão considerados desaparecidos. A ideia é principalmente reduzir o quadro de reprodutores, bastante extenso para a prática da columbofilia na província onde apenas podemos concorrer numa coletividade, para além dos derbies da nossa confiança. Saúdo o regresso ao pombal de 2 borrachos enviados a IGUALADA, lamentando apesar de tudo a perda de um pombo de inegável qualidade em provas de fundo.

E é bom nesta fase em que nascem borrachos e acompanhamos o seu crescimento, ver as prestações dos pombos(leia-se borrachos) nos derbies em que participamos. Satisfeitos na ACDAVEIRO, onde mantemos 5 guerreiros de 6 enviados(304 inscritos e registo na última prova de 211 km de 136 atletas resistentes, o que prova que não tem sido fácil esta fase de treinos, já com a aproximação da meia-final e final), na ACDPORTO, onde após 3 treinos a que chamamos de orientação de 12 km continuamos com os nossos 8 tansmontanos que inscrevemos entre 159 atletas resistentes, em MOLEDO, onde verificamos no treino de orientação que temos 15 dos 16 enviados para um total de 812 resistentes. Ficamos a aguardar notícias do ALGARVE - great derby e RIAS BAIXAS, para onde enviamos 6 + 6 borrachos respetivamente e de onde ainda não foram dadas notícias de existências após a fase de adução.

Entretanto decorreu com sucesso o dia de festa da Coletividade no passado sábado e onde infelizmente não podemos estar presentes, mas que sabemos ter corrido muito bem como é apanágio em tudo que se relaciona com convívios entre columbófilos numa cidade que tem muito para oferecer. Em 5 de SETEMBRO, domingo, teremos a nossa festa de consagração dos campeões, onde espero encontrar alguns dos meus bons amigos columbófilos para um regresso aos afetos. Pensamos subir ao pódio especialmente como 3º da geral, 4º meio -fundo e campeões de velocidade onde também ganhamos na zona 6 e bloco e conseguimos ser 20º nos campeonatos nacionais - columbófilo.