NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
LEITURAS CAMPANHA E DERBIES 23/09/2021

A campanha 2021 terminou com o título de CAMPEÃO DE VELOCIDADE NA ZONA 6, BLOCO 6-A e na S. C. VILA REAL(faixa). Ainda em destaque o 3º da GERAL (6º na Zona 6), 4º de meio-fundo e 7º de fundo, o 3º em pombos de velocidade com os mesmos pontos do 2º, um 3º nos borrachos e 1º em borrachos da fé(este com uma classificação de Valência-Nacional, para que fosse um grande campeão). Ainda com direito a prémio o 2º YEARLINGS zona 6(anilha de ouro), 1º de Penaranda Bracamonte(diploma) e 17º Soses também na zona 6.

Começamos com 96 pombos dos quais 70 borrachos e concluimos com 54 pombos dos quais 41 borrachos. A perda dos adultos deve-se ao envio de pombos a fundo, habitual cemitério de pombos, onde também enviamos alguns borrachos(perdas na ordem dos 40%).

Nos derbies conseguimos um 16º na final e 11ºequipas da ACDAVEIRO com 304 inscritos e 101 equipas, um 11º na ACDPORTO(mesmo grupo do vencedor) com 159 presenças nos 1ºs treinos, chegando na final 65 pombos. Em Moledo um dos mais difíceis derbies que conhecemos e onde alinharam 812 pombos no 1º treino, fomos 11º(5º pombo ás) e 50º na meia-final contando com 8 resistentes de 389 registados para a final de 485 km. No Algarve (great derby) com 3.253 pombos que alinharam no 1º treino chegaram no 1º dia da meia -final 1.846 borrachos dos quais 4 nossos resistentes que em princípio irão à final de 490 km. Nas Rias Baixas onde as condições de tempo atrasou as provas que determinam médias altas, alinharam 1.240 pombos estando nesta data 787 após a prova de 190 km, tendo a nossa equipa agora 4 resistentes.

Conclui-se pois que não obstante  o lugar ou sítio onde os pombos voam as perdas são mais que muitas, sendo pertinente a pergunta para onde vai tanto pombo? Será que morrem todos? Em boa verdade, trata-se de provas com borrachos e portanto com pouco tempo de vida, sem experiência e incentivos que não o regresso ao pombal onde foram aduzidos e sujeitos aos mais diversos acidentes em treino ou prova. Na análise que vamos fazendo, deparamos com pombos vencedores que em anteriores prestações chegaram tarde ou muito tarde, outros vão vindo sempre no grupo mas alternando más com boas entradas. No fundo é preciso um pouco de sorte, sobretudo quando os pombos vêm juntos e não entram de imediato por razões que nós não podemos controlar. Para nós os prémios obviamente são importantes, mas o mais importante é podermos avaliar as capacidades dos potenciais reprodutores que os produziram ainda que todos saibamos que um bom casal de reprodutores nem sempre dá todos bons e muito menos os bons voadores são excelentes reprodutores. De uma coisa ficamos certos, não é a prestação do pombo que conta para a sua aquisição mas os nomes sonantes do seu pedigree e por isso  a incerteza de mantermos esta frequência de envio de pombos a derbies. Para já e por simples amizade vamos enviar 5 a ARAZEDE e 10 a MOLEDO, campeonatos que nos dão muita satisfação em participar pela amizade e dificuldade nas provas.