NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
ASSIM VÃO OS TREINOS E OS POMBOS 18/01/2022

COMEÇARAM JÁ NA COLETIVIDADE OS TREINOS COM INÍCIO EM 25 KM E O ÚLTIMO NO ÚLTIMO SÁBADO DE 75 km. Antes de enviarmos à viatura da Coletividade fizemos 3 treinos de adaptação às grades e de orientação. Entre o 2º treino e o 3º fomos a Abreiro para obrigar os pombos a subir de uma cota baixa, junto ao Rio Tua e que conforme os outros treinos foi muito bem sucedida. Neste próximo sábado está previsto um novo treino da Coletividade de MOGADOURO (85 km), para o qual enviaremos os 74 borrachos com que iniciamos o 1º treino.

Ontem aproveitando um dia de Sol ainda que com neblinas baixas, encestamos pela 1ª vez os 53 pombos adultos entre os quais 3 da reprodução para avaliarmos as suas prestações. Perdemos 2 que não lamentamos pois na época anterior nunca se evidenciaram. Os 3 da reprodução(mancos das patas ou recuperados de cirurgias) vão regressar ao seu espaço e assim ficaremos com 48 bons voadores(provas dadas) para a próxima campanha, dos quais 30 estão selecionados para as provas de fundo. Os restantes 18, salvo imponderáveis farão parte da equipa A a que associaremos borrachos de 2021 que igualmente em algumas provas farão parte da equipa B.

Para os iniciantes interessa alertar para a necessidade de fazer-se treinos de adptação aos cestos e de orientação até 15/20 km, para assim se familiarizarem com a zona de chegada. Depois enviar apenas quando os pombos já voam à volta do pombal voos bi-diários de cerca de 1 hora cada. Os adultos só começaram a sua época agora a 85 km, porque já começam a fazer um treino diário de cerca de 60 minutos. Para a semana vão comecar a fazer voos bi-diários de cerca de 45 minutos cada, para se prepararem para os 2 treinos da ACDPORTO. Somos de opinião que não devemos submeter os adultos aos treinos da coletividade pelo tempo de cesto e pouca vantagem desportiva. Pensamos que os 2 treinos de ZAMORA serão suficientes para termos a máquina oleada, dando-se deste modo oportunidade aos borrachos de se evidenciarem como o têm feito.

É evidente que para nós a campanha já começou e depois dos tratamentos da pré-época que muitos acham inoportunos, mas que nós continuamos a fazer, manteremos os preventivos e começaremos a adptar o método da CAMPANHA DESPORTIVA 2022, com processos idênticos ao utilizado no passado recente, aqui ou ali com uma ou outra alteração. Para já fizemos análises às fezes dos pombos voadores e borrachos e a informação recebida foi ótima.

Entretanto e em ARAZEDE a nossa equipa de 5 vão já no 5º treino tendo alinhado neste excelente campeonato que começou com 389 (último treino com 364+1 debilitado que por acaso é nosso). Igualmente em MOLEDO estão reunidas condições ao que tudo indica para se inicarem os treinos do campeonato de YEARLINGS 2022, onde temos uma equipa de 10 unidades dos 2.516 pombos existentes pertencentes a 282 equipas. Participar nestes campeonatos deixa-nos extremamente satisfeitos. Boa sorte para todos os columbófilos que deviam tratar melhor os seus pombos pois já foram muitos os que entraram no meu pombal que por ser no interior e longe dos grandes centros de columbofilia, são tratados e depois soltos bem longe do pombal, na expectativa de se fazer alguém feliz. Lamentável os que anunciamos e que não mereceram na maior parte a atenção dos seus proprietários.