NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
ÚLTIMO TREINO OFICIAL de ZAMORA 15/02/2022

ZAMORA, VAI UMA VEZ MAIS SER O PALCO DE SOLTA DOS POMBOS DO BLOCO 6 ONDE VILA REAL ESTÁ INSERIDO. Deste mesmo local teremos em princípio mais 6 soltas das CLÁSSICAS e por isso é sempre importante avaliar a capacidade de orientação dos pombos sujeita a forte pressão de ventos do quadrante LESTE na maioria das provas. Situada a 650 metros de altitude e a cerca de 50 km de Portugal relativamente às fronteiras do NORDESTE TRANSMONTANO, a velocidade dos pombos é quase sempre muito elevada, o que não nos favorece nada pois não temos mãos para alimentar os pombos, pecando sempre por excesso. Este sábado teremos ainda contra o vento inicial de NORTE que obrigará os pombos a entrar mais a Sul por força do vento e arrastamento. A partir das zonas das fronteiras o vento rodará para NORDESTE variando de 12/35 km/hora com rajadas de mais de 45 km/h. Será pois uma prova muito rápida, não se prevendo chuva, mas forte nebulosidade em território espanhol, e temperaturas baixas entre os 4/9ºC que em altitude serão bem mais baixas.

Não será fácil sobretudo para borrachos que facilmente se deixam arrastar pelo elevado grupo que viajará para as zonas de Amarante, Marco, Paredes, etc.. Ventos do quadrante OESTE seriam sempre os mais desejados, mas isso os columbófilos não podem controlar.

No último treino recebemos um grupo de 9 pombos isolados e logo de seguida uma boa sequência dos 50 enviados, ainda que 5 tenham retardado um pouco mais a sua chegada. Envolvidos num almoço-convívio na serra do Alvão limitamo-nos a verificar os dados constatados no relógio que deixamos ligado e por isso o controlo pode ter sido diferente dependendo da forma como entraram.

Mas o importante será o próximo e para esse contamos enviar 19 adultos e 31 borrachos que totalizam os 50 que temos inscritos nas equipas A e B e entre os quais alguns serão selecionados para a acostumada "poule", numa luta sempre interessante. Esperamos ter os pombos em forma para competir, dando-lhes aquilo que julgamos essencial à sua vida enquanto atletas. Terminamos dando nota do nosso desgosto em continuarmos a perder pombos não em treinos, mas sim à volta do pombal onde o ataque das rapinas é demolidor(4 sinistros e 10 desaparecidos entre borrachos e adultos).

Relativamente a outros pombais registamos que no 3º treino oficial em ARAZEDE foram constatados os nossos 4 resistentes e em MOLEDO após 2 treinos de orientação continuamos com a nossa equipa de 10 pombos. Nos ninhos estão quase a nascer os destinados a AVEIRO e PORTO.