NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
BOA PROVA DE VILLAMARCIEL II e vem aí o PEÑAFIEL(302 km) 08/03/2022

EXCELENTE PROVA NO ÚLTIMO DOMINGO COM UM 1º, 2º, 3º 12º e 13º QUE NOS LEVOU À LIDERANÇA DOS CAMPEONATOS DE VELOCIDADE, GERAL, POMBO DA FÉ E BORRACHOS. Era hora de almoço que pensamos ainda ir a tempo de ver a chegada, mas da janela da saleta o meu filho viu chegarem na sua ótica 4 pombos, com um a descer ao patim. Interrompemos o almoço e fomos ver a hora e se seriam da equipa A, depois de verificarmos que mais pombos iam chegando. Os 3 primeiros lidos deram nota que eram da equipa A e que alguns não foram tão rápidos como os primeiros e em vez de 4 seriam 3. Mais tarde faltava um e ao separar vimos que uma fêmea não marcou o que pode significar que talvez fossem mesmo os quatro visualizados pelo meu filho. Mas o importante foi depois constatarmos que tinham sido os primeiros e com uma média de possível ganho do bloco a mais de 114 km/hora por força do vento NE que se fazia sentir. Um bom dia desportivo com 2 borrachos à cabeça(o 1º com um voante defeituoso aquando da doença dos borrachos) provenientes de 2 casais de excelente qualidade nomeadamente o borracho da fé, filha de um pombo de 2006 com uma fêmea origem HOFMANN KARL adquirida em Moledo, a exemplo do feito no ano anterior onde o pombo da fé vitorioso é irmão desta pérola. Com um pouco de receio dos pombos serem arrastados, apostamos mais em pombos adultos nas equipas A e B que assim poderam rodar pois ainda não tinham feito qualquer treino quer da coletividade quer da ACDPORTO.

No próximo domingo, muitas dúvidas quanto ao envio de borrachos, já que o tempo ainda está incerto mas com tendência para poder em n/opinião concretizar-se a prova. Começará o meio-fundo com solta de PEÑAFIEL, da província de Valladolid, comunidade autónoma de Castela e Leão a 302 km em linha e 780 metros de altitude, onde irão 3 vezes. As previsões mais otimistas do observado, são de cerca de 50% de nebulosidade na saída com boa visibilidade e cerca de 6ºC. O vento será moderado do quadrante OESTE, rodando ao longo do percurso para SW, podendo ocasionalmente ocorrer algum aguaceiro e aumento da intensidade do vento no último terço do percurso. Uma prova para pombos-correio e com médias mais reduzidas para os 1.300/1400 m/min. e que nos obrigará a ser mais conservadores ou a correr alguns riscos, dependendo da evolução das condições atmosféricas, mas sempre com a ideia de jogar no risco. Apenas como complemento e para alertar os iniciados, essa coisa da viuvez na maioria das vezes não passa de um mito pois os borrachos que nem casados estão baralham o sistema. Só não voamos com tudo junto devido aos cabos de A.T., caso contrário era isso que fazíamos, pois seria menos trabalhoso e com menos perdas de tempo no treino. Relativamente à limpeza sou um péssimo exemplo pois só limpo debaixo das grades uma vez por mês, daí o recurso mais vezes aos preventivos.

Em outros pombais saliência para ARAZEDE com a segunda prova de velocidade a colocar-nos em 13º entre 79 equipas concorrentes, tendo obtido um 15º na prova com o pombo da fé que lhe dá para já o 9º lugar e 11º na especialidade e geral. Em MOLEDO concluiu-se o último treino de 105 km com cerca de 2.000 resistentes que vão entrar num campeonato competitivo com 5 provas de velocidade e 5 de meio fundo sendo a última de 420 km e onde contamos com 8 pombos com razoável comportamento dos 270 portugueses em competição, contra 1730 estrangeiros. Aliciante sem dúvida e onde um dos nossos craques tem vindo sempre com os primeiros. Para a ACDPORTO e ACDAVEIRO os borrachos estão em fase de ir para o chão, com provável separaração dos pais.