NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
CURIOSIDADES de uma nova columbofilia 30/09/2022
  • 9.462

    POMBO
  • 50

    PAÍSES E REGIÕES

No mínimo impressionante a corrida a derbies em todo o Mundo. Este na Tailândia deixa-me preplexo tal o número de inscrições, equipas, países e regiões, mas ao mesmo tempo orgulhoso por lá estarem inscritos poucos mas bons pombos portugueses(2 equipas). Infelizmente nem em PORTUGAL posso enviar a não ser aos mais pequenotes, mas sem dúvida que este fenómeno é global e por isso não será fácil acabar a columbofilia a não ser no seio das coletividades, onde as deserções são contínuas, tal o fraco poder de compra da maioria dos seus praticantes. Mesmo em PORTUGAL, são mais que muitos os derbies em curso e a avaliar pelas receitas dos leilões temos gente para continuar e até reforçar esta forma de competir. Os meus 76 já longos anos de vida, onde a partir de determinada altura só conseguimos esperar doenças, levam-me ainda a participar naqueles que a minha modesta bolsa permite. Hoje por exemplo fico triste não ter um pombo a voar rumo ao ALGARVE, com mais de 2.000 pombos a competir na final(vitória Holandesa) e amanhã mais de 3600 pombos rumarão igualmente ao ALGARVE. Como eu muitos poucos portugueses poderão inscrever nestes famosos derbies pois não é para qualquer bolsa. Já nas coletividades os custos começam a ser incomportáveis para grande maioria de praticantes, mas mesmo assim equivalentes ao custo de uma equipa para simplesmente um derby.

Tenho pena dos imensos pombos que se perdem nestes tipos de competição, serão mesmo milhares, mas quem manda já sabe que as hipóteses de marcar bem é extremamente difícil, pois um pombo que marca mal na meia-final até acaba por vezes de fazer parte dos primeiros na final. EM MOLEDO DE 7 MEUS QUE FORAM À FINAL REGRESSARAM 5 SENDO O MELHOR O 81º. mas as perdas foram imensas. É uma carta de jogar dizem alguns, eu consciente do que disponho não posso nesses grandes derbies alimentar ilusões, por isso vou brincando com os derbies caseiros, onde se ganha pouco, mas também se gasta pouco.

Mas uma nova campanha desportiva está para chegar e agora é tempo de alimentar a rapina. Aprendi que os borrachos devem estar prontos a aduzir no final da campanha onde os perigos são bem menores. Dos 24 que criei nem uma baixa tive até agora e nesta 2ª fase, após campanha já lá vão 8 desaparecidos e alguns ainda não fizeram os primeiros voos à volta do pombal. Por isso tirei cerca de 60 borrachos para ver se consigo safar perto dos 40 para adicionar aos cerca de 50 adultos existentes. Vamos ver o que a sorte nos oferece

Boas mudas