NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
APROXIMA-SE MAIS UMA CAMPANHA DESPORTIVA 01/12/2022

Estamos já bem perto de começar nova campanha desportiva. Tudo indica que apesar dos males da velhice me vá aventurar em mais um trabalho de preparar e enviar pombos cujo calendário é praticamente igual ao do ano anterior da linha de Leste. Com a Coletividade a promover uma campanha de descontos nas inscrições, surgem no horizonte 25 concorrentes dos quais 23 enviam o máximo pela equipa A e 18 participam com pombos na equipa B. Advinha-se pois um aumento competitivo e qualitativo relativamente a anos anteriores, onde não vai ser fácil encontrar campeões antecipados e muito menos  nos primeiros 5 do pódio.

Da minha parte já tenho os sexos separados com adultos e borrachos em saídas livres ao exterior onde recolhem mais cedo os adultos e voam muito mais tempo os borrachos. Vacinei já todos os pombos que foram bem vitaminados e iniciamos o processo de desparasitação para em seguida fazermos um tratamento às cegas a todos os pombos, pois continuo a acreditar que o devemos fazer independentemente de ser ou não necessário, já que nunca teria certezas do estado sanitário de cada atleta. A maioria senão a totalidade assim o faz e eu assim o farei igualmente numa cópia do sempre feito em anos anteriores com algum sucesso. A dificuldade está sempre na ESCOLHA DO PRODUTO MAIS INDICADO, mas a experiência e os ensinamentos que vou recolhendo abrem-me a porta a algumas soluções, tendo em conta a qualidade/custo, pois não está fácil a prática da columbofilia.

Sem certezas relativamente ao valor dos atletas pois 50% são borrachos, admito que os cerca de 120 pombos disponíveis são um fardo pesado para tratar e treinar, mas a experiência diz-me que alguns deles ou por acidente, ataque de rapina, ou falta de qualidade será um número bem mais reduzido, o que acaba por beneficiar o conjunto pois acima de 90 pombos as dificuldades de seleção tornam-se mais difíceis para os 50 a selecionar semanalmente (equipas A e B). O objetivo será sempre competir com o melhor possível e se a sorte me acompanhar, lutar por lugares do pódio. Consciente das necessidades de dar mais assistência aos pombos em termos de treino e higiene, mas certo de alguns impedimentos físicos, só posso prometer a mim mesmo vontade de em cada dia tentar ser cada vez mais atento e eficaz.

No quadro reprodutor, passei 3/4 pombos para os voadores, ajudei columbófilos oferecendo pombos de comprovada categoria com resultados de grande qualidade, e fiquei reduzido a 10 casais dos quais alguns serão experiências, sendo mesmo assim um número que considero ainda elevado pois não pretendo arrastar-me muito mais tempo neste desporto que adoro, mas para o qual já não tenho poder mobilizador e competitivo. Boa sorte a todos.