NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
COLUMBOFILIA - CONSIDERAÇÕES GERAIS 18/10/2023

JÁ HÁ CERCA DE 3 MESES QUE ANDO "FUGIDO" DESTE CONTACTO ALOJADO NO PORTAL DA COLUMBOFILIA.Net, onde estão inseridos cerca de 250 equipas de columbófilos,dos quais a maioria ainda estará no ativo. Nesse número e não obstante o nosso silêncio mantemo-nos em 2ºs dos sites mais visitados, o que não deixa de nos orgulhar pois isso significa que existe uma grande faixa de leitores que vão lendo os meus comentários e notícias. Fieis a esse compromisso de informação, procuraremos estar mais atentos embora não tem sido tão pressistente porque as redes sociais albergam um número apreciável de seguidores, quer de forma individual, quer em grupos onde o debate quando sério e honesto capitaliza a maioria das atenções(pena como em tudo, haver alguns excessos na linguagem utilizada).

Estamos em pleno defeso numa época de descanso para a maioria ds atletas com exceção dos novos voadores a quem vamos dando oportunidade de voarem mais livremente para que tenham oportunidade de conhecer bem a sua zona de lazer, refúgio e curiosidade, aliado aos perigos que o meio ambiente lhes comunica. No nosso caso e falo no plural porque trata-se do pombal de HERNÂNI & MOISÉS, embora meu filho seja apenas uma figura representativa pois não participa nem interfere nesta paixão de criar e educar pombos de competição, neste momento fomos forçados a separar os sexos pois a maioria dos borrachos já começavam a encostar-se nos cantos, e assim separados machos de fêmeas que todos os dias nos vão surpreendendo, vamos abrindo alternadamente os respetivos pombais e dar liberdade aos que querem e desejam voar livremente. Os adultos se quiserem sair é lá com eles, sendo que juntos aos voadores juntei igualmente os reprodutores que quando saiem vão desaparecendo. Seria algo aborrecido, mas como desejamos mesmo terminar a prática desportiva deixamos que em liberdade eles optem por ficar ou partir. Meras opções de uma prática não recomendável para quem tenha já uma boa escolha de reprodutores.

Nesta fase, curiosamente os pombos apresentam uma muda já bem adiantada, estando já entre o 8º e 10º voante em muda, daí o voo livre, bastando quando são forçados a escapar a predadores, sempre bem alojados nos montes junto aos pombais e que esperam o momento certo para atacar. Já mais de uma dúzia foram considerados desaparecidos, entre os quais 4 saidos da reprodução, e dizemos desaparecidos pois todos têm nas patas o nosso contacto telefónico. Mesmo assim contamos com um total de 106 pombos dos quais:

  • 8 machos e 8 fêmeas do nosso quadro reprodutor, onde provàvelmente desaparecerão mais alguns por estarem livres para sair dos pombais.
  • 21 machos adultos e 24 fêmeas adultas, num total de 45 voadores
  • 22 machos borrachos e 23 fêmeas borrachos com possivéis alerações de género, num total de 45 borrachos dos quias 16 tardios de ofertas e voadores (dois com anilhas 2022).
  • Todos vacinados com as diversas vacinas recomendadas.

Face a este número de efetivos à data, seria praticamente impensável pararmos nesta altura a menos que optássemos por uma chacina total, pelo que tudo indica que inscreverei (Hernâni Carvalho) uma equipa na campanha 2024, onde terei oportunidade de aí sim, confirmar a qualidade dos que já o demonstraram, das possíveis supresas dos menos voados e a aposta nos borrachos que criei e outros que me foram oferecidos por bons amigos que teimam em me manter ativo(leia-se vivo). Claro que tiramos muitos mais borrachos mas como queremos mesmo parar colocamo-los em pombais como MOLEDO e ARAZEDE, onde na verdade podem ser bem testados e quem sabe dar-me indicações das suas origens.

O novo calendário aprovado, não deixa igualmente de ser apelitivo à participação pois tudo indica que para borrachos não será fácil dados os locais de solta serem diferenciados, como se pode visionar no mapa abaixo colocado. Isto só por si parece ser extremamente seletivo, sendo possível menos arrastamentos, mais inteligência e determinação dos atletas. Para mim em especial e sem compromisso em termos de ambição, pois enviarei sem qualquer obrigação de cumprir objetivos e calendário, será o idel para um prometido adeus à competição, nunca à columbofilia enquanto respirar, pois os derbies são uma boa alternativa. Num até breve boas mudas e muita sorte nos primeiros treinos da época ja bem perto do Natal 2023.