NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
PRÉ-CAMPAMHA DESPORTIVA 2024 23/01/2024

NA SEQUÊNCIA DA INICIATIVA DE TENTAR FAZER MAIS UMA ÉPOCA DESPORTIVA, DEPOIS DE VACINADOS OS POMBOS INICIARAM-SE OS TREINOS EM LINHA, TENDO-SE OPTADO A PARTIR DO 2º TREINO ENVIAR COM A COLETIVIDADE (cerca de 1500 pombos) ONDE ESTÃO CALENDARIZADOS TREINOS ATÉ 120 KM. TODOS OS VOADORES, ADULTOS E BORRACHOS, ENTRARAM NOS CESTOS E FIZERAM 3 PROVAS DE 55, 60 E 105 KM RESPETIVAMENTE(neste em cerca de 2 minutos constatamos mais de 60 pombos e em 5 minutos os restantes). Chegaram alguns feridos e outros nos treinos à volta do pombal que na maioria os incapacitaram conduzindo-os mesmo à morte quando se rasgavam nos fios de A.Tensão. Isto levou-nos a separar os sexos pois de outra forma os acidentes seriam mais constantes. Curiosamente perdemos mais pombos à volta do pombal que na adução e treinos (apenas 2 falhas). Assim, e para o próximo treino de MIRANDA DO DOURO, 120 km. temos disponíveis 46 adultos e 33 borrachos dos quais os tardios(1 dúzia) ficarão para a 2ª fase de treinos. Dos que nos foram oferecidos com todo o gosto alguns não resistiram ao período de adução que não é fácil na zona com matas que albergam os predadores.

Para além das vacinas em forma de reforço que administramos, tratamos todos os pombos com desparasitante em forma de comprimidos, optando-se igualmente com comprimidos de forma individual para a coccidiose e no regresso de treino trataremos pelo mesmo método as tricomonas. Segue-se depois os fungos e no 1º treino oficial as vias respiratórias. Depois optaremos por um sistema simples de preparação dos atletas ainda a designar, sem nos preocuparmos muito com os resultados desportivos, mas sempre intencionalmente em permanente observação dos seus comportamentos. A linha de voo não permite acalentar grandes sonhos, mas vamos analisar o conjunto das chegadas certos que teremos de dar meta a quem recebe os pombos da linha por onde vêm os nossos. Pode ser que o vento mude de NE, para NW, ou mesmo OESTE pois aí seríamos nós menos penalizados.

Já em ARAZEDE onde temos duas equipas o 3º treino de apenas 45 km, viu chegar pombos durante 3 dias, ficando quase metade para o 2º dia. Mantemos uma equipa completa de 5 unidades e perdemos uma unidade da 2ª equipa. No próximo sábado já irão no camião da ACDCOIMBRA, e aí os mais capazes irão por certo dar uma melhor ideia da sua real valia. Em Moledo aguardamos as indicações dos resistentes pois ainda não existe qualquer informação. Para a ACDAVEIRO conseguimos inscrever apenas uma equipa com os ovos já em estado avançado, e para a ACDPORTO, 10 pombos, precisando para tal de constituir mais um casal pois os reprodutores desapareceram na grande maioria por descuido ou tentativa de adução.

O tempo parece que vai melhorar e isso será bom pois não tem sido fácil soltar pombos tal o nevoeiro, vento e chuviscos que abatem na região. Boa sorte a todos os meus bons amigos que tive o prazer de conhecer neste mundo da columbofilia.