NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
PARAGEM FORÇADA - QUE OPÇÃO 11/04/2020

Paragem  - Equipa de Competição Inativa.   

Que fazer?

Paragem forçada. Com apenas quatro a cinco concursos efetuados em Portugal, a Campanha Desportiva parou e colocou muitos columbófilos em transe. Problemas criados por esta maldita pandemia, Covid 19, que assola a Humanidade e  que alguns, por ignorância,  não atribuiram em devido tempo a necessária atenção.    Resta-nos esperar por melhores dias para que tudo passe à normalidade. Mas será que neste passatempo tudo vai passar à normalidade? Infelizmente e claramente que não. Repare-se, que de acordo com o Regulamento Desportivo Nacional os campeonatos deverão ter, no mínimo, seis provas de cada especialidade (art.º 94 .1 do RDN ). Ou seja, Velocidade, Meio-Fundo e Fundo, que perfazem no total cerca de 14 a 18 semanas de competição, (14 semanas considerando 4 provas de velocidade em simultâneo com as provas de fundo). Em alternativa e, por força maior, considera-se o campeonato com o número de provas disputadas nesta época desportiva, como  é para já o caso. (art.º 94. 3 do RDN). Concluindo, se o campeonato acabasse agora as classificações finais seriam as atuais.  Caso ainda seja possível, os Campeonatos seriam sempre incompletos e disputados em cicunstâncias anormais, pois cairiam em pleno verão, e obviamente as aves teriam de enfrentar altas temperaturas, provocando naturalmente perdas enormes. Mas, independentemente de haver Campeonatos ou não, pensamos que este facto é irrelevante para aquilo que estamos a passar. Foi este um ano zero, pois como refiro não acredito que haja possibilidades de fazermos o que falta nos meses  de junho a meados de julho.  Os campeonatos de fundo ficarão para o ano. Não há espaço e datas, não só atendendo às temperaturas altas,  mas também em passar a fronteira para Espanha.  Não me parecem tarefas fáceis, mas não impossíveis.

Com os pombais praticamente completos, equipas feitas, pombos já selecionados do ano de 2018 e anteriores, parece-me muito mais razoável, este ano, dedicarmo-nos às provas de Yearlings. Recenseados  ou não no Recenseamento Desportivo, pois os excedentários (não recenseados no Rec. Desportivo) concerteza iriam ser  treinados pelos meios dos clubes, agora também parados, e naturalmente a maioria  reservada para 2021. Aguardemos pelos desenvolvimentos sequentes, pois fazer neste caso futurologia, não me parece aconselhável, nem de bom tom.

Partilho a opinião de que as aves devem ser juntas. Durante a fase de caça ao ninho devem ser voados, no mínimo, 40 minutos por dia e a ração deve ser uma boa ração sport,  podendo nesta fase alimentar-se “quase” à vontade. Ou seja, quando dois ou três pombos começam a abandonar o comedouro, deveremos acabar aí com o fornecimento da ração. Na fase do choco, as aves deverão voar por dia cerca de uma hora, Haverá pombos mais renitentes em voar, nesta fase, mas temos de os obrigar a fazê-lo. A ração deverá ser a mesma de sport mas com cerca de 20% de cevada. Alimentar aos poucos até começarem a abandonar os comedouros e a deixarem a cevada. Muita atenção aos bebedouros. Estes deves ser trocados de manhã e à noite e devem estar secos na ocasião da colocação da água. Durante estas semanas deveremos utilizar o Orego Stim – excelente para fortalecer defesas antibacterianas, o Bio Duif – chá liquido depurativo, e o Elixir de Reiger – rico em sais minerais e iodo.  Vitaminar uma vez por semana chega. A postura deve ser toda substituída por ovos falsos pois nesta fase não me parece útil que os pombos passem a uma fase de criação. Ou seja, se optarmos por esta solução teremos as aves  “entretidas” durante uns 28 dias, o que equivale a um mês. O Ciclo poder-se-á repetir e assim passarão cerca de dois meses, tempo suficiente para nessa ocasião sabermos se vamos voltar à competição ou não. Claro está que esta metodologia de acasalamento dos pombos, vai antecipar em cerca de três semanas a queda da primeira remige, mas esta situação será bem preferível à da separação dos pombos, em plena primavera, por muito tempo. Poderemos também optar por  retardar o inicio da queda da primeira remige, escurecendo, nesta fase, o pombal.

DOMINGO

SEGUNDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

SEXTA

SABADO

Orego Stim

Orego Stim

 

Elixier Reiger

 

BioDuif

Vitaminas

 

Manter a saúde física e mental das aves é fundamental. Parece-me que o aqui proposto é razoável e acessível à maioria dos nossos companheiros.  Não devemos recorrer a tratamentos preventivos nesta época, desaconselhdos pelos técnicos Veterinários e que nada previnem, mas, isso sim, poderão criar resistências às bactérias, provocando um enfraquecimento das defesas do animal. A política correta e moderna em termos de manejo dos pombos, será a de fornecer às aves produtos naturais que lhes permitem fortalecer as suas defesas, tornando-as mais saudáveis e robustas.