José Carlos Almeida Rosa

 EventosVisitas: Contador de Visitas 
DERBY DO CARTAXO / 2009 18-07-2009

I DERBY DE COLUMBOFILIA 

CARTAXO - CAPITAL DO VINHO - 2009

Primeiro derby do Cartaxo decorreu acima das expectativas

Pombos-correio viajaram de Talavera ao Cartaxo em três horas e meia

Partiram de Talavera, Espanha, às seis e meia da manhã. Três horas e meia e 350 quilómetros depois chegaram ao Cartaxo. Os pombos-correio, atletas de alta competição, foram as estrelas do primeiro derby do Cartaxo - Capital do Vinho.

“Vem aí um pombo”, avisa o tratador Francisco Duarte “filho”. Francisco Duarte “pai” começa a apitar. “É para eles saberem que estão a chegar a casa”, explica. O público, que aguarda para lá da rede que protege o pombal comum, no sítio das pratas, no Cartaxo, local de chegada dos atletas de alta competição, forma um enorme aglomerado.

Os proprietários dos pombos em competição, mas também alguns curiosos, querem ver a chegada dos campeões do “I Derby de Columbofilia – Cartaxo – Capital do Vinho”. Mais de duzentos pombos foram lançados em Talavera, Espanha, e os primeiros começam a chegar. Três horas e meia e 350 quilómetros depois.

“Ralha com eles”, diz João Carlos, o “treinador”, aos dois tratadores”. A ideia é que os animais entrem no pombal, local de chegada, à medida que vão atingindo a “meta”. O primeiro a chegar à zona da prova vinha isolado, mas não entrou no pombal. Seguiu-se a chegada gloriosa de um bando vencedor. À medida que os animais vão entrando os resultados vão sendo processados de forma automática através de um sistema informático a cargo de uma empresa especializada.

Para vestir a camisola de treinador João Carlos teve que deixar os seus pombos de parte. Ficou com a responsabilidade de treinar os pombos de competição, ainda borrachos, desde as três semanas de vida. Este método dá aos pombos a mesma possibilidade de vencer dado que concorrem todos para o mesmo pombal e são conduzidos por um equipa que os coloca em igualdade de circunstância. “É fascinante ver a beleza deles e observar o meio ambiente. Tudo isso cria uma paixão que temos pelo pombo”, descreve João Carlos.

“Vai lá para dentro, vai para dentro”, diz Francisco Duarte. O pai, reformado da Impormol, 63 anos, e filho, operário na mesma fábrica, 36 anos, apaixonaram-se pela columbofilia em 1986 durante umas férias na praia da Consolação. Começaram a levar pombos para casa e hoje têm um pombal com 70 animais, um número pouco significativo a avaliar pelo que têm outros columbófilos.

Pedro Lopes, relações públicas internacional da prova, já tem 200 em casa. Começou aos 14 anos. “Nós criamos os atletas como se fossem filhos. Somos treinadores de alta competição. Temos que ser psicólogos e compreender as motivações dos pombos. Temos que aprender essencialmente a respeitar o pombo”, explica.

A capacidade de orientação do pombo-correio, que em tempos antigos transportava informações, é um dos fascínios dos columbófilos. “Onde quer que seja solto o pombo volta a casa, sendo a prova maior que nós temos “Portugal – Barcelona” que dá para o Cartaxo cerca de 950 quilómetros”, diz Pedro Lopes. Há pombos mais vocacionados para provas de velocidade e os que participam nas provas de fundo. Cabe aos criadores fazer o apuramento da raça jogando com pombos “campeões”.

Para os dois tratadores, pai e filho, esta foi a oportunidade de trabalhar em instalações de qualidade. O pombal comum onde são recebidos foi construído especificamente para o evento.

A capacidade de resposta dos pombos não deixa Francisco Duarte tirar os olhos do céu à procura de mais atletas. “São soltos a tantos quilómetros e vêm cá ter com as condições atmosféricas mais adversas e com os perigos dos fios e das águias. Podem ter o azar de beber água contaminada e nunca mais cá chegar. São os nossos Cristianos Ronaldos”, diz com humor.

Para o presidente da direcção do Grupo Columbófilo do Cartaxo, a entidade responsável pela organização do evento que contou com vários apoios, a corrida de pombos-correios ultrapassou as expectativas. “É um derby de futuro e de referência”. João Nunes acredita que a “columbofilia espectáculo” será o futuro e a oportunidade de tirar a actividade do isolamento a que se votou. É também a “corrida” ideal para quem não tem tempo nem condições para ter pombos.

De salientar, a presença da Comunicação Social através da TV.4 - Santarém Web tv (www.tv4semanas.com) e o Mirante.tv ( http://www.omirante.pt/omirantetv/) que registaram em vídeo as principais incidências do Derby do Cartaxo 2009.

Os campeões da prova

O primeiro pombo a ser registado, da Team Gold Alentejano, de Monte Trigo, chegou às 9h56m44. Na tabela de classificação do “Derby de Columbofilia Cartaxo – Capital do Vinho” seguem-se “Os Marretas” de Alverca (9h57m22) e Francisco Mata Torres, do Cartaxo (9h57m23). Georgino José Ribeiro, de Azambuja, ficou em quarto lugar (9h57m24) e António Gonçalves & Rui Filipe, de Almeirim, em quinto (9h57m26m). O 169º pombo a ser foi registado, de um concorrente da Bélgica, chegou às 12h28. A lista de chegada completa pode ser vista em :

http://www.loftgest.com/class/derbycartaxo2009/main03-13-5.htm

CLASSIFICAÇÕES

  • 1º Treino

  • 2º Treino 

  • 4º Treino  

    5º Treino

    6º Treino

    7º Treino

     

     

     
     
     

  •  

    VÍDEOS DA CHEGADA

    1º DERBY DO CARTAXO – CAPITAL DO VINHO

    http://videos.sapo.pt/GKTSBtonLov14ydZOmTV

     

    VÍDEOS DOS TREINOS

    DERBY DO CARTAXO - CAPITAL DO VINHO

     

     Saudação

    Presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia

    Presidente da Federação Columbófila Internacional

     

    Ao tomar conhecimento da decisão do Grupo Columbófilo do Cartaxo de organizar um Derby, senti uma enorme  satisfação como dirigente da FPC e FCI, porquanto esta  iniciativa vem numa altura importante para incutir um novo paradigma na modalidade.

    Com efeito o nosso desporto  está numa altura de ter novos modelos de organização e de divulgação ao grande público e  comunicação social. Os derbies são um excelente meio para o efeito.

    Como acredito que o futuro da columbofilia passará por avançar com  soluções de modernidade, e dando a conhecer a nossa realidade, este evento será mais um excelente trabalho em prol da columbofilia.

    Numa altura de mudanças de estatutos federativos e de reorganização das estruturas da modalidade num novo paradigma, tenho lançado o desafio a todos os columbófilos e agentes desportivos para desenvolverem novas soluções modernas, para que  a columbofilia seja conhecida e reconhecida extramuros, como uma modalidade de grandes potencialidades sociais para os jovens e todos os estratos sociais, incluindo os mais idosos, que podendo não ter possibilidades  de  se manterem na competição tradicional, mas têm oportunidade  de continuarem no activo, especialmente  com uma pequena colónia de reprodutores, preparando  borrachos para os derbies e manterem a sua paixão pelos pombos correio/pombos de corrida, que beneficiará a sua qualidade de vida.

    Como o será outras soluções atractivas e práticas especialmente dedicadas aos jovens e ser também uma modalidade útil aos mais idosos e outros cidadãos que beneficiam da columboterapia: escolas, centros de terceira idade, APPCDM, CERCIEs, etc.

    Parabéns ao Grupo Columbófilo do Cartaxo de estar na linha da frente.

    É um exemplo de que com vontade e empenhamento, é possível ter um clube de excelência em instalações, organização e com reconhecimento por todos.

    Posso afirmar que esta colectividade é um modelo. E o Derby é mais um evento no mesmo bom exemplo do rumo que a colectividade tem imprimido na sua organização.

    A excelente colaboração e parceria com a Câmara Municipal, Junta de freguesia, outras instituições e a credibilidade dos dirigentes têm dado fruto em prol da modalidade e da comunidade do Cartaxo.

    Este I Derby vai ser um sucesso. Como presidente da FPC sinto alegria e orgulho de no nosso país existirem clubes como o Grupo Columbófilo do Cartaxo.

    Aqui também deixo um apelo aos que não conhecem o Cartaxo, o Grupo Columbófilo e as suas gentes, a sua comida e o seu famoso vinho que venham conhecer esta realidade que muito honra a columbofilia portuguesa.

    Se puder lá estarei, no grande convívio columbófilo do Cartaxo para poder felicitar pessoalmente os obreiros desta grande obra da columbofilia do Cartaxo e nacional.

    José Tereso


    Derby Cartaxo - Capital do Vinho A Saudação da Associação Col. Distrito de Santarém


                                    

                                        Saudação

              Presidente da Associação Columbófila

                             Distrito de Santarém

                  I DERBY NO DISTRITO DE SANTARÉM

     

     

                       CARTAXO – CAPITAL DO VINHO

     

    Cartaxo e as suas gentes columbófilas são um exemplo.

    Com dedicação, coragem, audácia e sobretudo saber, este punhado de HOMENS, tendo como Seu timoneiro o JOÃO NUNES, e com a colaboração da autarquia local, nomeadamente do seu Presidente Dr. Paulo Caldas, mobilizaram-se para dar mais um grande passo, nesta que será uma das especialidades da nova columbofilia desportiva.

    Será no fim-de-semana de 18 Julho de 2009, que o Cartaxo receberá columbófilos de norte a sul de Portugal.

    Será para todos nós, dirigentes associativos e columbófilos deste distrito, um orgulho a realização deste derby, que certamente irá ter num futuro muito próximo, uma maior participação dos columbófilos deste país.

    Interrogar-se-ão certamente gente ligada duma maneira directa ou indirecta à columbofilia, mas o que é isso de DERBY???

    Não é mais do que um pombal colectivo, que recebe e aduz os pombos (borrachos), tratando e treinando todos de igual forma, para culminar com uma competição final.

    É uma forma de todos os columbófilos participarem desportivamente com os seus pombos, quando não há espaço para pombais, tempo disponível, etc., etc. e poderem valorizar os seus atletas.

    Uma última palavra, parabéns, força e coragem para continuar.

    Um Amigo            

    Adriano Alho

     

     

     


    Derby Cartaxo - Capital do Vinho As Saudações Oficiais da Autarquia

     

     
    Dr. Paulo Caldas

    Presidente do Município

    Cartaxo

     

     

     

     

     

     

     

    Manuel L. Salgueiro

    Presidente da Freguesia

    Cartaxo

     
    Saudação

    Presidente do Município do Cartaxo

    O associativismo está no centro do pulsar desportivo, cultural e social da nossa terra. Esta foi e continuará a ser uma das minhas mais fortes convicções.

    O Grupo Columbófilo do Cartaxo (GCC) é uma das nossas mais dinâmicas associações, se os seus 74 anos são sinal das profundas raízes que souberam implantar na nossa terra, a verdade é que os anos não pesam a este Grupo que soube renovar-se, modernizar-se e atrair novos associados.

    O Grupo Columbófilo é um exemplo de persistência e trabalho com vista à excelência. O Derby – Cartaxo Capital do Vinho que o Grupo Columbófilo organiza é exemplo disso mesmo.

    Deixo aqui o meu agradecimento a todos os columbófilos que no Cartaxo souberam honrar o nome do nosso concelho, levando a sua identidade a todos os lugares onde, com trabalho e talento, competiram de modo exemplar trazendo para o Cartaxo tantos e tão merecidos prémios.

    Saúdo todos os columbófilos que vão participar neste 1º Derby – Cartaxo Capital do Vinho. Sejam bem-vindos à nossa terra.

    Um abraço amigo,

    Paulo Caldas

    Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo

      

    Saudação

    Presidente da Freguesia do Cartaxo

    A Junta de Freguesia, não podia deixar de se associar, apoiar, colaborar e realçar a coragem, o entusiasmo, o trabalho e espírito de sacrifício e de grupo de todos os elementos dos Órgão Sociais do Grupo Columbófilo do Cartaxo, que dão corpo e alma a este evento, assim como salientar o apoio dos associados e amigos, para que este dia de tão grande importância, projecte a Columbofilia, a nossa Cidade e o nosso Concelho.

    Espero que visitem a nossa Cidade e assim assistam a esta iniciativa, para além dos sabores da nossa gastronomia apurada e dos nossos vinhos e certamente levarão para sempre no seu espírito, a melhor imagem e vontade de voltar a este belo cantinho do Ribatejo que é o Cartaxo.

    Com um abraço amigo para todos.

    O Presidente da Freguesia

    Manuel Luís Salgueiro

    Manuel Luís Salgueiro

    Mensagem do Presidente

    É com particular alegria que lhe dou as Boas Vindas ao "Site" do Derby do Cartaxo - Capital do Vinho.

    No já longo historial do Grupo Columbófilo do Cartaxo, 2009 é um ano que ficará marcado por mais um novo evento realizado por esta Colectividade.

    A partir do dia 15 de Fevereiro estaremos aptos a receber os "atletas" que vão participar no derby. Apelo a todos os interessados que não deixem de participar no nosso Derby e que procedam desde já à sua inscrição.

    Não queremos, nem desejamos, que este evento seja apenas mais um derby, queremos, e é nossa convicção, que este seja um derby de referência no futuro, queremos estar entre os melhores neste tipo de eventos, para isso, apelo a todos os associados e amigos do Grupo Columbófilo do Cartaxo para que se associem de alma e coração a esta iniciativa.

    Queremos alcançar os nossos objectivos com tranquilidade, na certeza de que a Colectividade do Cartaxo continuará a perseguir, no panorama columbófilo, um lugar de destaque pela sua dinâmica e pelos êxitos desportivos. Nesse âmbito, esperamos dos associados o espírito de conquista, exigindo-lhe dedicação e ambição, pedindo-lhes que apoiem a Colectividade em qualquer situação, sendo certo que, quanto maior for o apoio, maior será a possibilidade de alcançarmos os tão desejados objectivos.

    Da nossa parte, podem ter a certeza que não os deixaremos ficar mal. Não tenham dúvidas de que estamos prontos para mais um desafio e, todos juntos, poderemos fortalecer o espírito da nossa Colectividade, no caminho que temos vindo a trilhar rumo ao futuro.

    Contem connosco porque nós contamos convosco!

    João António Nunes Silva
    Presidente da Direcção do Grupo Columbófilo Cartaxo

    Agradecimento

    Agradecemos aos participantes no 1º Derby do Cartaxo - Capital do Vinho a sua pronta participação, pois excedemos as nossas expectativas quanto ao n.º de pombos inscritos.

    Saúde

    Relativamente à saúde da colónia, poderemos dizer que, graças ao método utilizado pelo responsável do Pombal e ao Programa de tratamento do Dr. Weerd, a colónia não regista problemas de saúde.

    Todos os borrachos foram vacinados e tratados com produtos da Belgica-De-Weerd, nosso Patrocinador na área Veterinária.

    Adução e Treinos

    Antes de iniciarmos os primeiros treinos em linha, optámos por uma boa preparação e adução com treinos em volta do pombal, de forma a que os últimos residentes estivessem em boas condições, quer de voo quer de saúde e com a preparação e maturidade próxima à dos mais velhos.

    Neste capítulo, julgamos ter atingido o objectivo, tendo-se extraviado apenas um borracho na adução.

    Os treinos em linha, já iniciados, serão efectuados de três em três dias, aproximadamente, aumentando a distância progressivamente.

    Todos os borrachos estão identificados com CHIP UNIKON, nosso patrocinador em colaboração com o representante da marca em Portugal o senhor Manuel Teixeira.

    Os pombos são alimentados com ração do nosso Patrocinador Casa dos Cereais.

    Pombal do Derby Cartaxo Capital do Vinho

    Interior do Pombal


           Pombal de 12 metros (4 divisões) + 1 metro  para arrumos

    João Nunes. Fernando Vicente e João Martins - Promoção Derby Cartaxo/2009

    Fernando Vicente, João Nunes. Carlos Paixim, Ad Schaerlaeckens, Pedro Lopes e João Martins

    REN - Patrocina o Derby Cartaxo/2009

    Joanicas, Lda - Patrocina o Derby Cartaxo/2009

    Regulamento

    1. Organização.

    Este concurso será organizado por: DODGE – Delegação para a Organização do Derby e Gestão de Eventos do Grupo Columbófilo do Cartaxo

    2. Participantes \ Quem pode Participar?

    Neste Derby poderão participar Columbófilos e Particulares, Nacionais e Estrangeiros

    3. Custo Inscrições.

    Apenas participarão neste concurso, borrachos com anilha 2009.

    Cada concorrente só poderá participar com o máximo de 10 borrachos,

    Inscrição de 50 "Bagos" por cada borracho.

    Equipa de 5 borrachos com direito a enviar mais um borracho grátis.

    Equipa de 10 borrachos com direito a enviar mais 3 borrachos grátis.

    4. Recepção dos Borrachos / Alojamento/ Tratamento / Meios para Entrega.

    A recepção dos borrachos efectua-se desde 15 de Fevereiro até 15de Abril de 2009, devendo ser acompanhados do respectivo título de propriedade, "Pedigree" com a morada e contacto telefónico do columbófilo. O meio de transporte ou a forma como será feito a entrega será acordado, pontualmente, com a Organização, através dos nossos contactos: Colectividade 243 704015 a partir das 21 horas ou 919500312 João Nunes a qualquer hora.

    Os borrachos para adução deverão ter a idade entre 26 a 30 dias

    Ficarão alojados no Pombal Internacional do Grupo Columbófilo do Cartaxo, sendo o seu tratamento, adução e preparação, da responsabilidade do DODGE

    5. Adução / Perdas – Substituição.

    Em caso de morte, invalidez ou acidente, o borracho poderá ser substituído até ao fim do mês de Abril, sem custos adicionais.

    6. Transporte nos Treinos e Dia da Prova.

    O transporte para os locais de solta, será efectuado no camião do Grupo Columbófilo do Cartaxo ou outro adequado.

    7. Pombo ÁS.

    Para apuramento do Pombos ÁS contarão todos os treinos efectuados a partir de 100 kms, inclusive, e a prova final.

    8. Concurso Final.

    A prova final será efectuada a 18 de Julho (Sábado) na distância de 350 Kms.

    9. Chegada / Derby – Almoço / Leilão.

    Após a chegada da prova os 50 primeiros borrachos, serão leiloados revertendo o produto da venda (50%) para o Columbófilo e os restantes (50%) revertem a favor da organização.

    A organização oferece o almoço de confraternização no dia da prova final.

    10. Prémios. (Classificação de Chegada)

    1.º 2.500,00 "Bagos"

    2.º 1.500,00 "Bagos"

    3.º 500,00 "Bagos"

    4.º 300,00 "Bagos"

    5.º 200,00 "Bagos"

    6.º 150,00 "Bagos"

    7.º 150,00 "Bagos"

    8.º 150,00 "Bagos"

    9.º 150,00 "Bagos"

    10.º 150,00 "Bagos"

    11.º ao 50.º 50,00 "Bagos"

    Total 7.750,00 "Bagos"

    11. Prémios - Pombo ÁS

    1.º 250,00 "Bagos"

    2.º 150,00 "Bagos"

    3.º 100,00 "Bagos"

     Total                 500,00 "Bagos"

    12. Entrega  dos Prémios.

    PRÉMIOS DERBY Cartaxo Capital do Vinho 2009 (Projecto para 200 Pombos)

    * Considerando a inscrição média, para inscrição superior ou inferior, será efectuada a proporcionalidade dos prémios.

    Os prémios serão entregues num almoço de convívio no mesmo dia da prova.

    * Os Participantes presentes no dia do Derby receberão lembranças da Região.

    13. Casos Omissos.

    Todos os casos omissos serão resolvidos pelo elenco DODGE do Grupo Columbófilo do Cartaxo, de acordo com o previsto no Regulamento Desportivo Nacional.

    14. Site do Derby

    http://www.derbycartaxo.loftgest.com/

    http://www.derby-cartaxo.com