EventosVisitas: Contador de Visitas 
CAMPEONATOS DE COLUMBÓFILIA MIRA/2006 29/07/2006

CAMPEONATOS DE COLUMBÓFILIA MIRA/2006

Família Guedes "arrasa" em Mira

A Família Guedes foi a grande vencedora da presente edição dos Campeonatos de Columbofilia realizados em Mira. Esta equipa, liderada pelo columbófilo Joaquim Guedes, dominou por completo a competição, tendo obtido no Grande Prémio Gaspar Vila Nova - principal prova dos campeonatos - seis dos sete primeiros lugares. Depois de ter conseguido os dois primeiros lugares do Grande Prémio realizado no ano passado, Joaquim Guedes obteve agora, e pela segunda vez consecutiva, o primeiro lugar do pódio. Um feito que, segundo o vencedor, se deve "a muitos anos de prática e dedicação". Para além disso, o segredo passa pelo investimento "em filhos e irmãos de grandes campeões para que agora se possa festejar uma vitória com esta". O líder da equipa vencedora revelou que, há um ano atrás, chegou a pensar em desistir pois "andei sempre perto dos primeiros lugares, mas por razões variadas nunca consegui vencer a prova". Uma vitória que lhe valeu uma viagem à Bélgica para participar nas próximas Olimpíadas da modalidade.

A Família Guedes foi também a vencedora do Campeonato Nacional Rota com História. Na sua primeira edição, a presente prova revelou-se um sucesso em termos organizativos, já que as autarquias de Cantanhede, Coimbra, Penela, Pombal, Fátima/Ourém, Santarém e Arraiolos - locais onde se realizaram os treinos oficiais dos campeonatos - aderiram desde a primeira hora tendo oferecido um prémio aos vencedores de cada uma das etapas.
Os Campeonatos de Mira contaram ainda com mais uma edição do Torneio Inter-Escolar. A vencedora foi a Escola C+S Silva Gaio, sendo os restantes lugares do pódio ocupados pela Escola Profissional Gonçalo Sampaio e o Jardim Infantil da Universidade de Coimbra.

Dom Duarte aplaude organização

Os Campeonatos de Mira contaram com a presença de Dom Duarte. O Duque de Bragança presidiu à sessão solene realizada na autarquia de Mira tendo na ocasião referido que a Federação Portuguesa de Columbofilia estava de parabéns por levar a efeito uma prova que, ano após ano, atrai milhares de pessoas a Portomar (Mira). Sobre a columbofilia, D. Duarte considerou-o "uma arte e um desporto muito salutar em variados aspectos". Desde logo, e como fez questão de frisar, por ser "muito democrático" e depois porque "desenvolve uma série de qualidades".

Desta forma, está em estudo a construção de um pombal na sua casa de Sintra. A ideia já ganhou adeptos na família. O filho mais velho, que gosta de tudo o que esteja relacionado com a Biologia, apoiou a vontade do pai, que assim contará com a colaboração da Federação Portuguesa de Columbofilia.

O presidente, José Tereso, informou o presidente da Associação Columbófila do Distrito de Lisboa para a união de esforços entre as duas entidades de forma a que seja possível construir, tão breve quanto possível, um pombal na Casa Real. Para o responsável máximo da columbofilia portuguesa, a presença do Duque de Bragança em terras gandarezas é "uma honra" e, como tal, decidiu oferecer-lhe o emblema dourado da FPC. Outra palavra de apreço foi para a Câmara Municipal de Mira. Parceira deste projecto há nove anos, a autarquia mirense tem permitido que o Columbódromo Internacional se afirme a nível mundial, sendo mesmo considerado "o melhor do Mundo" na categoria de "one-loft race".

O presidente da Câmara Municipal de Mira, João Reigota, referiu que quando esteve no Largo da Feira, em Portomar, "com o saudoso Gaspar Vila Nova, não podia esperar que tivesse este sucesso". "Continua a ser uma modalidade bem viva", referiu, olhando para a forte moldura humana que participou nesta realização.

Mais realizações no Columbódromo

Os Campeonatos de Mira terminaram no Complexo Hoteleiro "Quinta da Lagoa" com o jantar de entrega de prémios. Na altura dos discursos, o presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia anunciou a realização no próximo ano, e em paralelo com o Grande Prémio Gaspar Vila Nova, do Grande Prémio Prof. Joaquim Rodrigues Branco. Uma organização que, segundo José Tereso, trará concerteza mais gente a Mira, possibilitando assim homenagear "aquele que foi uma das grandes figuras da columbofilia portuguesa".


 

 

 

O Columbódromo de manhã cedo, preparado para a prova



 

 

 

São feitos os ajustes finais ao ecran gigante



 

 

 

D. Duarte recebe emblema de Ouro da FPC



 

 

 

Oferta de réplica de barco típico a D. Duarte na Câmara de Mira



 

 

 

D. Duarte e José Tereso dirigem-se para o Columbódromo



 

 

 

José Tereso, D. Duarte e João Reigota já no Columbódromo



 

 

 

Na tenda, as pessoas reunem-se para o almoço e chegada dos pombos



 

 

 

José Tereso com Carlos Franco, Cândido Regal e Gil Correia



 

 

 

Aguarda-se a chegada dos pombos



 

 

 

E eis que chega o primeiro bando de campeões



 

 

 

O vencedor faz a sua entrada no columbódromo



 

 

 

A multidão reunida perto do ecran gigante