NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
PORTUGAL CAMPEÃO DO MUNDO DE COLUMBOFILIA 27-03-2018

PORTUGAL CAMPEÃO DO MUNDO DE COLUMBOFILIA

Com 20 países em competição a seleção nacional portuguesa dominou por completo a competição, disputada hoje, arrebatando os principais títulos em disputa.

Na prova final em que os pombos foram soltos de Taoyuan City para Pingtung. Portugal obteve as seguintes classificações:

Classificação Individual
 1º Classificado e Campeão do Mundo o pombo nº 7118548/17 pertencente à equipa Sporting Pigeons Team / Portugal, da Associação Columbófila do Distrito de Lisboa.

 4º Classificado: Queijaria Cachopas com o pombo nº 7333753/17, da Associação Columbófila do Distrito de Évora.

 5º Classificado: Asas de S. Julião com o pombo 7327501/17, da Associação Columbófila do Distrito de Évora.

 13º Classificado: Paulo Jorge Moreira Martins com o pombo 7027148/17 da Associação Columbófila do Distrito de Aveiro.

 15º Classificado: Sol Nascente com o pombo 7233060/17 da Associação Columbófila do Distrito de Setúbal.

 23º Classificado: Isabel Maria T. Nascimento com o pombo 7028460/17 da Associação Columbófila do Distrito de Aveiro.

 27º Classificado: Sol Nascente com o pombo 7233055/17 da Associação Columbófila do Distrito de Setúbal.

Classificação Pombo Ás
 Campeão do Mundo, Paulo Jorge Moreira Martins, com o pombo nº 7027148/17, da Associação Columbófila do Distrito de Aveiro.

 Este mesmo pombo foi o vencedor da semi final. Esta prova decorreu no passado dia 17 de Março e contou com a participação de 549 pombos oriundos de 20 países.

Classificação Por Países
 Portugal sagrou-se igualmente campeão do Mundo Por Países.

Esta constituiu uma jornada de glória e de confirmação da qualidade e valor da columbofilia, dos columbófilos e pombos portugueses.

A columbofilia, uma vez mais, prestigiou e dignificou o desporto português além-fronteiras.

A Federação Portuguesa de Columbofilia endossa a todos os participantes na seleção nacional, em especial aqueles que mais se destacaram nesta importante competição, os mais sinceros parabéns e reconhecimento.

Para informações complementares poderá aceder ao site da CTRPA – Chinese Taipe Racing Pigeons Association.

http://www.2018fci.ctrpa.com/index.php

 

1.jpg
1º Classificado e Campeão do Mundo o pombo nº 7118548/17 pertencente à equipa Sporting Pigeons Team / Portugal, da Associação Columbófila do Distrito de Lisboa

SPORTING PIGEONS TEAM

CAMPEÕES MUNDIAIS DE COLUMBÓFILIA / TOP TEN DOS RANKINGS MUNDIAIS

 

A equipa Sporting Pigeons Team que, recentemente se sagrou Campeã Mundial em Taiwan, resulta da união de vontades dos elementos que compõe a Santa Bárbara Pigeons, liderada por João André e complementada pelo seu sogro José António Antunes, um columbófilo da velha guarda, dos melhores do distrito de Lisboa, e o seu jovem filho Afonso André, os quais em parceria com outro nome grande da columbófilia lisboeta, Pedro Porto, tornaram realidade este projecto que, para já levou ao título mundial, e não só, pois contam-se para além deste título mundial muitas vitórias em provas intermédias de Derbys Mundiais, a conquista de títulos de Pombos Ás, bem como títulos de vencedores de equipas.

 

Esta parceria está baseada em dois pontos distintos, separados geograficamente, o polo do Carregado, nas excelentes instalações do Santa Bárbara Pigeons, e no polo da Póvoa de Santa Iria, nas igualmente excpcionais instalações de Pedro Porto.

 

São nestes dois polos que são nascidos e criados os 300 borrachos que participam anualmente nas 25 provas internacionais do Ranking FCI e, outros para além destes que, irão participar em muitos outros derbys pelo mundo, fora do âmbito deste Ranking FCI, mas com igual importância no circuito mundial de Derbys.

 

Nas instalações do Santa Bárbara Pigeons, no Carregado, encontram-se cerca de 300 pombos reprodutores, podendo-se encontrar aí um lote de pombos Gaby Vandenabeele, oriundos da colónia dos Irmãos Peixoto que, foram adquiridos pelo João André, a estes columbófilos nortenhos quando terminaram a sua actividade columbófila. Um lote de pombos de linhagens Van Loon, Leo Heremans, e descendentes do célebre"30.000€", entre outros, completam este fabuloso lote de reprodutores.

 

Nas instalações da Póvoa de Santa Iria, de Pedro Porto, encontram-se também um lote magnífico de 16 casais de reprodutores, onde sobressaem o "Kittel Júnior - 450", um neto dos famosos "Bolt" e "Kittel" de Leo Heremans e o "Batata" um pigarço das velhas linhas dos grandes columbófilos Seabra & Morgado, uma colónia de topo dos distrito de Lisboa, entretanto já extinta. Também o casal base da colónia do falecido Sebastião Martins, um casal de linhagem Van Loon, figura no lote destes magníficos pombos. Para além destes 16 casais, nos pombais do Pedro Porto, encontramos mais 44 casais de reprodutores de grandes linhagens mundiais, onde se destacam os Leo Heremans e a sua velha linha dos "Portos", entre outros.

 

O pombo que se sagrou Campeão Mundial é de origem belga, resultante da compra de 2 lotes de pombos ao columbófilo belga Gustaaf & Jan De Bisschop em 2016, são pombos de origem Gaby, complementados com uma base dos pombos do Bisschop e outra parte de Marcel Albrecht.

 

Para 2018, a equipa Sporting Piegons Team, vai participar no Ranking Mundial da FCI, e também na World League, que consiste em 4 corridas diferentes, a realizar em 4 países diferentes, de um lote de 21 provas elegíveis. São provas cuja distância mais curta se situa na casa dos 100 Kms e que vão até 3 provas acima dos 500 Kms, sendo disputadas na Roménis, Dinamarca, Espanha e Portugal. Na World League, que é uma organização recente, em 2017 a equipa ficou em 2º lugar na Geral, vencendo na categoria de Velocidade e na de Eliminatórias.

 

2.jpg

4º Classificado: Queijaria Cachopas com o pombo nº 7333753/17, da Associação Columbófila do Distrito de Évora

 

5º Classificado: Asas de S. Julião com o pombo 7327501/17 (50% algarvio), da Associação Columbófila do Distrito de Évora

 

3.jpg

13º Classificado: Paulo Jorge Moreira Martins com o pombo 7027148/17 da Associação Columbófila do Distrito de Aveiro.

Classificação Pombo Ás
Campeão do Mundo, Paulo Jorge Moreira Martins, com o pombo nº 7027148/17, da Associação Columbófila do Distrito de Aveiro

Este mesmo pombo foi o vencedor da semi final. Esta prova decorreu no passado dia 17 de Março e contou com a participação de 549 pombos oriundos de 20 países.

 

 

4.jpg

15º Classificado: Sol Nascente com o pombo 7233060/17 da Associação Columbófila do Distrito de Setúbal

 27º Classificado: Sol Nascente com o pombo 7233055/17 da Associação Columbófila do Distrito de Setúbal

 

 

RTP 1 Entrevista Campeões do Mundo de Columbofilia

Não perca a reportagem efectuada pela RTP 1, para o programa "Portugal em Direto", que irá ser transmitida hoje, dia 29 de Março, entre as 17:30 e as 19:00 h.

Na reportagem poderá assistir às entrevistas de José Luís Jacinto, presidente da FPC, João André e Pedro Porto, da equipa Sporting Pigeons Team, que se sagraram campeões do Mundo, em Taiwan, Paulo Martins vencedor da semi final e do pombo às do campeonato do Mundo e ainda Paulo Campos que, em Janeiro, se sagrou vice-campeão Olímpico, na 35ª Olimpíada realizada em Bruxelas no passado mês de Janeiro.

 

 

https://www.rtp.pt/play/p4224/e338736/portugal-em-direto

 

1.jpg
1º Classificado e Campeão do Mundo o pombo nº 7118548/17 pertencente à equipa Sporting Pigeons Team / Portugal, da Associação Columbófila do Distrito de Lisboa

José Luís Jacinto, Presidente da Federação Portuguesa de Columbófilia (FPC)

João André e Pedro Porto - Sporting Pigeons Team (Campeão do Mundo)

Paulo Martins - Campeão do Mundo do Pombo Ás

Paulo Campos - Vice-Campeão Olímpico, na 35ª Olimpíada realizada em Bruxelas, em Janeiro de 2018

 

José Carlos.jpg