José Carlos Almeida Rosa

 NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
ALDEIA COLUMBÓFILA DA BAIXA DA BANHEIRA 07-04-2008
Aldeia Columbófila é já uma realidade !!!
 

A construção da Aldeia Columbófila da Baixa da Banheira, no Vale da Amoreira, avança a bom ritmo, estando em curso a primeira fase da execução do projecto que consiste na construção de muros de suporte e rampas de ligação entre as diversas plataformas onde estão a ser construídos os pombais.

Com esta iniciativa, a Câmara vai resolver definitivamente um antigo problema ambiental e urbanístico: a existência de inúmeros pombais espalhados por toda a zona urbana da vila da Baixa da Banheira. Esta situação originava diversos conflitos e, por vezes, a degradação e a ocupação indevida do espaço público.

A concentração destes pombais num local apropriado vai permitir recuperar e requalificar os espaços anteriormente mal aproveitados.

Os novos pombais, alguns deles já concluídos pelos seus proprietários, são mais adequados à prática da columbófilia e a sua localização não terá impacto negativo para a zona habitacional mais próxima. Junto à entrada da Aldeia, foi também reservado um espaço destinado à construção de instalações para o Grupo Columbófilo Banheirense.

Devido à necessidade de ordenamento da zona envolvente, a Câmara desenvolveu, além do projecto para a Aldeia Columbófila, um projecto para um parque verde – o Parque dos Cooperantes – com cerca de 15 000m2. Este equipamento, a construir numa fase posterior da obra, destina-se a ser utilizado por toda a comunidade e vai ser dotado de espaços de circulação, estadia e lazer.

 

 

 
Aldeia Columbófila e Parque dos Cooperantes valorizam Vale da Amoreira 
 

Com o intuito de concentrar, no mesmo espaço, os diversos pombais que se encontravam espalhados pelas freguesias da Baixa da Banheira e do Vale da Amoreira, a Câmara Municipal da Moita avançou, no âmbito da ORUVBB - Operação de Revitalização Urbana da Vila da Baixa da Banheira, com a construção de uma Aldeia Columbófila, junto ao Cemitério do Vale da Amoreira.

Na zona envolvente, foi também criado o Parque dos Cooperantes, dotado de espaços de circulação, de estadia e lazer, circuitos para velocípedes e zonas verdes de enquadramento e protecção aos pombais, abrangendo uma área de cerca de 15 000m2.

A Aldeia Columbófila é uma mais-valia para a prática da columbófilia, quer pelo tipo de construção - com 20 pombais e mais dois com a função de pombal-escola -, quer pela sua localização que não tem qualquer impacto negativo para a zona habitacional mais próxima.

Boletim Municipal Câmara Municipal da Moita