José Carlos Almeida Rosa

 NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
AVES DE GUERRA - DOCUMENTÁRIO DAS HERÓICAS AVES DA II GUERRA MUNDIAL !!! 23-08-2008

Aves de Guerra
War of the Birds





Os heróis esquecidos da Segunda Guerra Mundial

Esta é a história nunca contada da maneira como os pombos-correio foram os heróis esquecidos dos Serviços Secretos, durante a Segunda Guerra Mundial, ao desempenharem um papel vital assegurando a vitória dos Aliados.

Um documentário que inclui entrevistas inéditas aos militares e treinadores de pombos sobreviventes, que narram a incrível história das heróicas aves que lutaram numa épica e secreta guerra pelos céus fora, mudando a História para sempre...

Durante a II Guerra Mundial o pombo irlandês de nome Paddy e o pombo americano G.I. Joe ambos receberam a Medalha Dickin juntamente com outros 32 companheiros, pelo seu brilhantismo e bravura no salvamento de vidas humanas pelas suas acções.

"Winckie" foi o primeiro pombo a receber a Medalha Dickin.

82 pombos correios foram levados para a Holanda com a 1ª Companhia Aero-Transportada como elementos da operação militar Market-Garden. O Pombal Militar ficava em Londres e tinham de voar 240 milhas para entregar as suas mensagens. Faziam parte dos serviços secretos.

O Paddy com a anilha NPS.43.9451 foi agraciado com a medalha Dickin por ter sido o 1º pombo a chegar a Inglaterra com a noticia do sucesso do dia D ( invasão da Normandia), voou 230 milhas por cima do canal da mancha em 4 horas e 5 minutos. Bateu o record da travessia mais rápida e recebeu a medalha no dia 1 de Setembro de 1944. Esta medalha foi vendida em 1999 por 10.500 euros.

G.I. Joe  foi talvez um dos pombos mais famosos da História Mundial. Serviu nas Forças Armadas dos Estados Unidos.

Durante a II Guerra Mundial, G.I. Joe salvou milhares de vidas na vila Italiana de Calvi Vecchia, quer civis quer militares ao entregar a mensagem para as forças aliadas não bombardearem esta vila como estava programado, a sua chegada atempada ao quartel permitiu as forças aliadas saber que a vila tinha sido tomada por um batalhão inglês e assim já não precisava de ser bombardeada como estava no plano de ataque.

G.I. Goe salvou assim milhares de vidas. Foi lhe atribuída a medalha Dickin em Novembro de 1946.

William of Orange pombo lilás,anilha NPS.42.NS.15125, soldado dos Serviços Secretos Ingleses MI 14. Salvou a vida a 2000 soldados durante a batalha de Arnhem em 19 de Setembro de 1944. Devido a um problema de comunicações ( perda de sinal) as tropas estavam cercadas pelo exército alemão e não conseguiam pedir auxílio. William of Orange foi libertado com a mensagem que informava a localização e a situação. Solto às 10:30 no dia 19 Setembro de 1944 chegou a Inglaterra ao seu pombal as 14H55. Voou 250 milhas com muito mau tempo. A informação transportada salvou 2000 vidas.

 William of Orange é avó e bisavó de pombos correios magníficos. Recebeu a sua medalha em Maio de 1945.

 William de Orange - Herói Alado !!!

Tributo aos Pombos-Correio - Heróis da II Guerra Mundial !!!

Este video recorda os esquecidos hérois do Serviço Secreto durante a Segunda Guerra Mundial : membros da divisão de elite MI-14, o grupo de inteligência responsável pelas operacões com os pombos-correio. Vários destes pombos foram lançados em páraquedas por detrás das linhas inimigas e tomaram parte em algumas missões das mais audazes durante a guerra. Com os testemunhos de alguns dos seus treinadores e com o acesso a documentos recentemente desclassificados, este programa revela o papel crucial que estas aves desempenharam, salvando as vidas dos soldados e dos aviadores, asim como suas lutas épicas contra os falcões-assasinos. Utilizando as últimas investigações científicas, neste documentário também se analisa o extraordinário instinto de sobrevivência dos pombos-correio e a sua sofisticada capacidade de orientação !!!